Notícias

Rocco Pitanga afirma que Brasil passou por retrocesso nos últimos 4 anos: “Momento manchado”

Foto: Divulgação
roccocapa

O ator falou abertamente sobre suas expectativas para as eleições de outubro, e quais as inclinações que a população tem demonstrado ultimamente.

O CCXP Awards é uma premiação brasileira que se destina a enaltecer a cultura pop, como cinema, séries de televisão, quadrinhos, jogos, literatura e e-Sports. A primeira cerimônia foi realizada este ano, no dia 15, e distribuiu um total de 32 prêmios entre os indicados da edição, organizada pela CCXP, com uma lista de júri técnico de primeira.

Assim como a maioria dos eventos culturais que se destinam à premiação do trabalho de artistas, entrevistar famosos no tapete vermelho é um dos momentos mais aguardados por grande parte da mídia (e dos fãs). Muitas celebridades brilharam, e entre elas Rocco Pitanga, de 42 anos, considerado um dos destaques da noite e convidado para ser um dos apresentadores.

Em entrevista para a IstoÉ, o artista falou abertamente sobre o atual momento político do país, sobre suas impressões e sobre suas expectativas para as próximas eleições. Com o primeiro turno marcado para o dia 2 de outubro no Brasil inteiro, o ator acredita que o próximo cenário será diferente, principalmente depois do que a população enfrentou nos últimos anos.

Rocco explicou que o Brasil está saindo de “um momento bem trash (lixo, em inglês) e pesado da história”, com ênfase no retrocesso que passou nos últimos quatro anos. Mesmo diante da insatisfação, o ator acredita que as crises econômica, política e sanitária acabaram fazendo com que a sociedade abrisse os olhos para a realidade que enfrenta, tomando consciência de que é preciso, cada vez mais, fiscalizar os políticos.

O ator defende que apenas um presidente sozinho não é capaz de resolver todos os problemas causados nos últimos anos, e que a própria população precisa se engajar mais no próximo mandato, o que pode auxiliar os governantes. Rocco ainda disse que tem boas expectativas para as eleições deste ano, e acredita que os últimos acontecimentos serviram para fazer com que as pessoas prestassem mais atenção em quem votam.

2 Rocco Pitanga afirma que Brasil passou por retrocesso nos ultimos 4 anos Momento manchado

Direitos autorais: reprodução Instagram/ @pitangarocco

Carreira profissional

Rocco Pitanga é filho do ator Antônio Pitanga e da bailarina Vera Manhães, e nasceu em 1980, sendo irmão mais novo da também atriz Camila Pitanga. Ele começou sua carreira nos palcos amadores quando tinha apenas 14 anos, e participou de grandes produções como “Da Cor do Pecado”, “Os Mutantes” e nos longas-metragens “As Filhas do Vento”, “Era Uma Vez”, “O Auto da Boa Mentira” e “O Novelo”.

O famoso também já foi indicado a mais de cinco prêmios como melhor ator e melhor ator coadjuvante, vencendo dois em 2004 por “As Filhas do Vento” e “Da Cor do Pecado”, no Festival de Cinema de Gramado e Troféu Raça Negra, respectivamente. Rocco também se destacou este ano ao ser convidado para dublar a voz de Bruce Wayne, o famoso Batman, no podcast “Batman Despertar”.

CCXP

Desde 2014, o evento cultural brasileiro CCXP, conhecido originalmente como Comic Con Experience, apresenta ao público anualmente a experiência em suas principais áreas como vídeo games, quadrinhos, filmes e séries. Em 2021, a CCXP Awards foi anunciada durante o evento, e o primeiro formato da premiação foi divulgado em março deste ano, sendo muito aguardado pela classe artística.

O formato da cerimônia foi baseado em eventos como o Oscar, The Game Awards e o Festival de Cannes, com festa de gala e contando com a ilustre presença de celebridades. Todas as categorias da premiação são destinadas exclusivamente para obras e artistas brasileiros, com exceção da categoria “Global”, que busca cobrir obras de outros países.