Família

Romário falou sobre a relação com a filha com síndrome de Down: “Tem que ser tratada normal”

Em entrevista, o ex-jogador contou como conduz a relação com a filha. Confira!



Romário, craque do futebol e ex-atacante da seleção brasileira, tem seis filhos: Moniquinha, Romarinho, Danielle, Rafael, Isabela e Ivy, a caçula.

A menina, atualmente com 16 anos, tem síndrome de Down e desde cedo ganhou a atenção e o carinho do pai, que é um grande ativista da causa e está sempre compartilhando nas redes sociais seu apoio à aceitação e respeito às pessoas com a mesma condição.

Há alguns anos, o ex-jogador disputou uma partida amistosa da seleção e mostrou uma camisa com a frase: “Tenho uma filhinha down que é uma princesinha”. No mesmo dia, ele anunciou que deixaria a carreira para se dedicar à filha, compromisso que tem cumprido desde então.


Ao Esporte Espetacular, à época, Romário disse que usar aquela camisa no jogo foi mostrar a sua realidade, e explicou que sente ter a obrigação de dar mais amor à menina do que deu aos outros filhos.

Direitos autorais: reprodução Instagram/@romariofaria.

No entanto, engana-se quem pensa que o amor e o cuidado de Romário com Ivy se resumem a mimos e falta de responsabilidade. Apesar de a filha ser única à sua maneira, ela recebe a mesma cobrança de todos os irmãos.

Romário explicou que todos na família, avós, tios, tias, primas, bem como os amigos sabem que a adolescente tem síndrome de Down, mas deixou claro que ela tem que “ser tratada normal, como se não tivesse deficiência”. O craque contou que Ivy recebe “não” quando necessário e ouve o motivo.


Segundo ele, essa medida é uma das responsáveis por sua filha estar crescendo sabendo “o que pode e o que não pode”. Com tantos filhos, a responsabilidade de oferecer uma boa educação é muito grande. No entanto, Romário tem um grande exemplo, que o guia todos os dias. Ele contou que se espelha muito em seu pai Edevair para educar os filhos no caminho certo, explicando que a relação que tem com o pai é de amizade, assim como a que tem com seus filhos.

Direitos autorais: reprodução Instagram/@romariofaria.

Romário compartilha direto em seu perfil no Instagram cliques com a filha Ivy; no ano passado, quando a menina completou 15 anos, ele lhe prestou uma homenagem incrível, segundo contado pela Revista Quem, dizendo que “os anos passam e o amor só cresce”.


Esses são os 3 signos mais desonestos. Eles trapaceiam e enganam todos ao seu redor!

Artigo Anterior

Impedida de subir em ônibus por usar top, jovem desabafa: “Me senti discriminada”

Próximo artigo

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.