Notícias

Russos tomam a região de Chernobyl, onde há um depósito de resíduos nucleares

Sem Titulo 2 2

As autoridades ucranianas informaram que tropas russas tomaram a região onde fica o depósito de resíduos nucleares de Chernobyl. As forças russas chegaram lá depois de cruzar a fronteira da Belarus com a Ucrânia.

A informação é de um assessor da presidência da Ucrânia, Mykhailo Podolyak.

“É impossível dizer que a planta de Chernobyl está segura depois desse ataque completamente sem sentido pelos russos“, ele afirmou.

Segundo o assessor, essa é uma das ameaças mais sérias na Europa hoje.

Mais cedo, um assessor do ministério do Interior ucraniano, Anton Guerashtshenko, as “tropas dos ocupantes entraram na zona da usina de Chernobyl por Belarus”. Houve combate entre ucranianos e russos pela região.

“Os membros da Guarda Nacional que protegem o depósito oferecem uma resistência obstinada”, disse Guerashtshenko no Telegram, antes da vitória dos russos.

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, confirmou que forças do país tentaram evitar que as tropas russas capturassem a antiga usina nuclear.

Um dos reatores explodiu em abril de 1986. As emissões nucleares do acidente foram equivalentes às emissões de 400 bombas como a que foi lançada em Hiroshima, no Japão, no final da Segunda Guerra Mundial. Na ocasião, 30 pessoas morreram.

A região ao redor da antiga usina não é habitável e é conhecida como Zona de Exclusão.

Tropas partiram da Belarus

Vadym Prystaiko, o embaixador da Ucrânia no Reino Unido, disse em um pronunciamento que considera que a Belarus, de onde partiram as tropas em direção à Zona de Exclusão de Chernobyl, traiu a Ucrânia.

O presidente da Belarus, Alexander Lukashenko, disse que pediu ao presidente da Rússia, Vladimir Putin, para fortalecer a região ocidental da Belarus. Ele disse que as forças armadas de seu país não estão envolvidas nos confrontos.

O espaço aéreo belorusso foi fechado para aviação civil.

Militares russos dominam aeroporto perto de Kiev

Um assessor da presidência da Ucrânia afirmou que o aeroporto de Hostomel foi capturado por forças russas.

O aeroporto militar de Hostomel fica a cerca de 23 quilômetros da capital de Kiev.

Mais cedo, autoridades militares ucranianas haviam dito que paraquedistas russos desceram de 20 helicópteros e 8 aeronaves Mi-8 e começaram a combater os ucranianos para controlar o aeroporto.

Vídeos obtidos pelo jornal “New York Times” (assista abaixo) mostram que houve uma luta intensa na região do aeroporto —nas imagens, é possível ver helicópteros voando acima do rio Dnieper em direção à cidade de Hostomel.

Em um vídeo divulgado pelas forças armadas da Ucrânia, se vê, aparentemente, um desses helicópteros sendo derrubados.

Imagem de capa licenciada para o site O Segredo: Depositphotos.

0 %