5min. de leitura

Sabedoria do Rei Salomão: 5 diferenças entre pessoas sábias e tolas

O Rei Salomão é um personagem bíblico, que governou Israel, e é considerado o homem mais sábio da sua época. 

Salomão era um homem temente a Deus, assim como seu pai Davi. Sabendo de sua fidelidade, um dia Deus apareceu a Salomão num sonho e lhe disse que podia pedir o que quisesse. Salomão pediu sabedoria para governar bem. Isso agradou a Deus, que lhe deu muita sabedoria e também riquezas, fama e vida longa.


Salomão compartilhou suas sabedorias nos livros bíblicos “Provérbios” e “Eclesiastes”.

Trazemos nesse artigo o que o Rei Salomão diz sobre pessoas sábias e tolas. Aprecie seus ensinamentos.

Atitudes em relação aos pais

“O filho sábio alegra a seu pai, mas o filho insensato é a tristeza de sua mãe.” – Provérbios 10:1


As pessoas inteligentes são boas para seus pais, despertando neles sentimentos de admiração e orgulho. Já as tolas desonram seus pais, cultivando decepção e tristeza em seus corações.


Inteligência e diligência

“O que ajunta no verão é filho ajuizado, mas o que dorme na sega é filho que envergonha.” – Provérbios 10:5

As pessoas sábias aproveitam todas as oportunidades de se prepararem para o futuro. Não poupam tempo nem energia, porque enxergam os benefícios de seu esforço temporário.


As pessoas tolas são desmotivadas e preguiçosas, e acabam perdendo as oportunidades de evolução por conta de sua falta de iniciativa.


Habilidade de ouvir

“O sábio de coração aceita os mandamentos, mas o insensato de lábios ficará transtornado.” – Provérbios 10:8

“O caminho para a vida é daquele que guarda a instrução, mas o que deixa a repreensão comete erro.” – Provérbios 10:17

Os sábios estão sempre dispostos a ouvir o que outras pessoas têm a dizer, porque sabem que têm muito a aprender, principalmente com críticas e conselhos sinceros. Os tolos, pelo contrário, estão sempre dispostos a falar e se julgam sempre certos. Por não terem a humildade de aprender com outras pessoas, conquistam poucas coisas em suas vidas.


Palavras e conversas

“A boca do justo é fonte de vida, mas a violência cobre a boca dos perversos.” – Provérbios 10:11 

“Os sábios entesouram a sabedoria; mas a boca do tolo o aproxima da ruína.” – Provérbios 10:14 

Prata escolhida é a língua do justo; o coração dos perversos é de nenhum valor. Os lábios do justo apascentam a muitos, mas os tolos morrem por falta de entendimento.” – Provérbios 10: 20-21

Nossas palavras são o reflexo daquilo que vive em nossos corações. As pessoas sábias são inspiradoras, e inspiram os melhores sentimentos naqueles ao seu redor, trazendo paz e tranquilidade através de suas palavras.

Já as pessoas tolas propagam conflitos e ignorância em suas palavras. Por isso, é muito difícil estar perto delas.


Atitude para a lei

“Para o tolo, cometer desordem é divertimento; mas para o homem entendido é ter sabedoria.” – Provérbios 10:23

Os tolos se divertem fazendo coisas que prejudicam outras pessoas e até mesmo a si mesmas. É como se sentissem realizadas com vingança, raiva e traição. As pessoas sábias, entretanto, sabem o valor de fazer o bem para o mundo.


No final de tudo

“Aquilo que o perverso teme sobrevirá a ele, mas o desejo dos justos será concedido. Como passa a tempestade, assim desaparece o perverso, mas o justo tem fundamento perpétuo.” – Provérbios 10:24-25

As pessoas tolas, em sua maioria, são más e cruéis, e acabam manifestando aquilo que mais temem, porque seus pensamentos estão focados nisso.

Pessoas sábias são motivadas por justiça, diante das pessoas e também de Deus. Como são focadas no bem, costumam ser bem-sucedidas em seus propósitos. Nos momentos de dificuldades, essas pessoas se tornam ainda mais fortes, porque sabem que não estão sozinhas.

Essas sabedorias podem nos ajudar a evoluir e nos tornar as melhores versões de nós mesmos! O que você achou? Deixe seu comentário abaixo!






Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.