Bem-Estar e Saúde

Saiba como cultivar laranjas em um vaso: saboreie a fruta e decore a casa de maneira simples!

Foto: Reprodução
capa fb Saiba como cultivar laranjas em um vaso saboreie a fruta e decore a casa de maneira simples

Para os que querem aproveitar melhor o espaço de casa com plantas que ofereçam mais do que decoração, essa pode ser uma ótima ideia.

A laranja é uma fruta rica em vitaminas C e A, extremamente importantes para a saúde da pele e para combater o envelhecimento natural do organismo. Também contém antioxidantes e minerais que auxiliam no bom funcionamento do corpo. Em um dia de calor, quem não gosta de um delicioso suco de laranja, não é mesmo?

Se você está se perguntando quando surgiu a fruta, saiba que é difícil saber, a maioria modificou-se com o passar dos anos e para se adaptar ao clima e à sazonalidade das regiões. Mas os historiadores defendem que as primeiras plantações da fruta aconteceram na Ásia, há cerca de 2 mil anos, espalhando pelo mundo na Idade Média.

Plantar uma laranjeira em casa parece um sonho distante, principalmente para quem acredita ser necessário amplo espaço. Mas saiba que não, a planta é capaz de se desenvolver num vaso, precisando apenas de alguns cuidados fundamentais para oferecer lindas laranjas.

Quer aprender a cultivar laranjas em vaso? Confira abaixo!

Materiais necessários:

  • terra vermelha;
  • areia;
  • terra preta;
  • pedras de argila expandida;
  • calcário em pó;
  • manta acrílica;
  • vaso de no mínimo 80 litros;
  • muda de laranjeira;
  • equipamentos de jardinagem.

Como fazer

2 Saiba como cultivar laranjas em um vaso saboreie a fruta e decore a casa de maneira simples

Direitos autorais: Dieter_G/ Pixabay

Esse é um passo a passo muito simples, basta um pouco de atenção e em pouco tempo você já terá sua mudinha de laranjeira bem plantada. Cubra o fundo do vaso com as pedras de argila expandida. Em seguida, cubra as pedras e as laterais internas do vaso com a manta acrílica. Depois, vá adicionando em proporções iguais a terra vermelha, a terra preta e a areia, intercalando-as. Isso vai dar cerca de 10 pazinhas de jardinagem de cada uma delas.

Adicione uma pazinha rasa de calcário em pó à terra no vaso e misture bem. Lembre-se de deixar alguns dedos para cima livres, sem encher completamente o recipiente. Alguns gostam de usar a borda do vaso como limite para a terra.

Retire o plástico que geralmente envolve a muda e coloque-a cuidadosamente no buraco feito na terra, no centro do vaso. Preste atenção para cobrir completamente as raízes da muda e pressione-a com firmeza para ficar bem encaixada no vaso. O próximo passo é pôr uma vareta de madeira — pode ser até aqueles palitos de churrasco — para que a planta se guie conforme cresce, sem cair para os lados.

Por fim, basta cobrir o vaso com o restante das pedras de argila para decorar e não deixar a terra exposta a ponto de esquentar demais. Lembre-se de regar a planta com 10 a 20 litros de água por semana, distribuindo essa quantidade ao longo dos dias, dependendo do clima de sua cidade.

Em relação ao adubo, que deve ser aplicado três vezes a cada 12 meses, prefira o orgânico, optando por húmus de minhoca, esterco ou compostos orgânicos. Adubos químicos podem interferir no sabor da fruta, além de torná-la menos saudável.

Pode a árvore com frequência e não deixe sua copa ficar muito fechada, isso impede a entrada dos raios solares e reduz a quantidade de frutas.

0 %