Saiba tudo sobre o seu signo ascendente!

24min. de leitura

Acesso rápido:



– O que é o signo ascendente?
– Quais as diferenças entre signo ascendente, signo solar signo lunar?
– Como descobrir o meu signo ascendente?
– Quais as características dos signos como ascendentes?
– Por que devo fazer meu mapa astral?


Você sabe o motivo de pessoas do mesmo signo terem personalidades diferentes? A resposta está relacionada ao signo ascendente. Esse elemento astral exerce grande influência na identidade, marcando características e orientando o relacionamento com o mundo exterior.

Por isso, é importante entender sobre o assunto e o conceito de signo ascendente, além das diferenças entre ele, o signo solar e o signo lunar. Assim, você entenderá como esses elementos influenciam na personalidade das pessoas — além da sua própria individualidade.


Quer conhecer, em detalhes, as características dos 12 ascendentes e, também, a importância do mapa astral para o autoconhecimento? Continue a leitura!

O que é o signo ascendente?

O ascendente corresponde ao signo que se erguia na linha do horizonte no exato momento de seu nascimento. Para entender melhor, imagine que os 12 signos do zodíaco são dispostos em círculo, como um cinto que gira ao redor da Terra. Então, o ascendente é classificado como aquele que despontava, considerando, precisamente, o local e o instante específico em que você chegava ao mundo.


Embora fale-se muito e, de modo geral, tenha-se mais conhecimento sobre os signos solares — acompanhados, inclusive, por meio das previsões astrológicas —, os ascendentes exercem um papel muito forte na identidade de cada indivíduo. Ele é o nosso segundo signo e, assim como o primeiro, revela vários aspectos relacionados à personalidade.

A forma como vivenciamos todas as nossas experiências, interpretamos aquilo que nos cerca, expressamos sentimentos, encaramos dificuldades, nos vemos e somos vistos pelos outros recebe muita influência do signo ascendente. Em outras palavras, essa marca do Universo que todos temos determina a sensibilidade de cada indivíduo no seu relacionamento com o mundo exterior.

Enquanto o signo solar apresenta quem somos, o ascendente é o nosso cartão de visita, já que revela a forma como nos mostramos e nos expressamos. Um não precisa, necessariamente, ser diferente do outro. Como a posição astral é a que determina, a probabilidade de ocuparmos qualquer uma das 12 casas é a mesma.

Algumas pessoas se identificam mais com o ascendente do que com o próprio signo solar. Essa relação é mais comum na vida adulta, uma vez que ele começa a se manifestar com mais intensidade a partir dos 25 anos. Além disso, o amadurecimento traz mais consciência sobre o que experimentamos durante a trajetória.

Quais as diferenças entre signo ascendente, signo solar signo lunar?

Quais as diferenças entre signo

signo solar1. Signo solar

Popularmente, o signo solar é conhecido como o nosso signo. Ele é o mais simples de identificar, uma vez que é determinado pelo dia e pelo mês de nosso nascimento.

Veja a seguir a divisão dos 12 signos, considerando a data de aniversário:

  • Áries: nascidos entre 21 março e 19 abril;
  • Touro: nascidos entre 20 abril e 20 maio;
  • Gêmeos: nascidos entre 21 maio e 21 junho;
  • Câncer: nascidos entre 22 junho e 22 julho;
  • Leão: nascidos entre 23 julho e 22 agosto;
  • Virgem: nascidos entre 23 agosto e 22 setembro;
  • Libra: nascidos entre 23 setembro e 22 outubro;
  • Escorpião: nascidos entre 23 outubro e 21 novembro;
  • Sagitário: nascidos entre 22 novembro e 21 dezembro;
  • Capricórnio: nascidos entre 22 dezembro e 19 janeiro;
  • Aquário: nascidos entre 20 janeiro e 18 fevereiro;
  • Peixes: nascidos entre 19 fevereiro e 20 março.

O nome “signo solar” se deve à representação do Sol no mapa astral. Em linhas gerais, essa categorização é importante porque determina a energia que mais temos facilidade de emanar para os outros, ou seja, abrange o nosso centro de consciência e a forma como nos mostramos.

Além disso, traços de personalidade, brilho pessoal e potenciais energéticos, principalmente criativos, que uma pessoa pode desenvolver recebem interferência dele.

Quem tem o Sol em Libra, por exemplo, provavelmente se mostrará como uma pessoa justa e inspirará esse valor entre aqueles que os cerca.


Signo ascendente2. Signo ascendente

Representado no mapa astral pela extremidade — cúspide — da primeira casa, o signo ascendente diz respeito ao traço psicológico ou energia que temos o propósito de desenvolver ao longo de nossa vida. Cabe ressaltar que sem o horário preciso de nascimento é impossível identificar esse elemento.

Naturalmente, não dominamos as características indicadas por ele, mas, ao longo da caminhada, devemos aprender a administrá-la. Por estar ligada à maturidade, é comum que essa influência na personalidade se apresente com mais força entre os 25 e 28 anos de idade.

Pessoas que têm o ascendente em Capricórnio, por exemplo, deverão aprender a lidar com questões relacionadas à responsabilidade. Os desafios sobre essa qualidade ficarão mais fortes e evidentes na fase adulta.

Alguns astrólogos definem o ascendente como uma máscara social, a qual fazemos uso para nos relacionar com o entorno e nos adaptar ao meio em que vivemos.


Signo lunar3. Signo lunar

Como próprio nome indica, o signo lunar é representado no mapa astral pelo posicionamento da Lua em relação aos signos zodíacos no instante em que você nasceu.

Esse elemento tem ligação com a intuição, com a sensibilidade e com a construção de seu caráter emocional, indispensável na formação da personalidade. Portanto, ele representa a forma como verdadeiramente nos sentimos, tal qual uma projeção do nosso íntimo.

Antigamente, só era possível descobrir o signo lunar por meio de complexos cálculos matemáticos — tudo feito de forma manual. Hoje, basta um calendário astrológico, o qual é extremamente preciso e facilmente gerado por um computador.

A Lua percorre toda a extensão da Terra em um intervalo de 28 dias — o que equivale a dois dias e meio, aproximadamente, em cada signo. Entender essa influência traz compreensão sobre reações emocionais diversas, incluindo simpatias e antipatias, fatores que despertam sensibilidade e que nos atingem de maneira mais profunda. Cabe ressaltar que as diferentes fases lunares mobilizam as nossas emoções.

Ao contrário do signo solar, que revela o modo como nos mostramos para os outros, o signo lunar apresenta a manifestação individual, comum em ambientes mais privados. Ter a Lua em capricórnio, por exemplo, significa que a energia de iniciativa e impulso flui no interior da pessoa, mesmo que ela não demonstre isso abertamente em grandes grupos.

Como descobrir o meu signo ascendente?

Como descobrir o meu

A descoberta do seu ascendente é alcançada por meio da construção de um mapa astral.

Para saber qual é, precisamente, o seu signo ascendente, o primeiro passo é descobrir a hora de seu nascimento. A cidade também é muito importante, já que a posição astrológica ao redor da Terra varia conforme a localidade.

A lógica do cálculo é a seguinte: o signo ascendente coincide com o signo solar, definido pelo dia e mês do ano, à hora do nascer do Sol. Arianos, nascidos em 22 de março, junto aos primeiros raios solares, por exemplo, também terão o ascendente nesse signo. A partir daí, a linha do horizonte que o determina permanece por duas horas em cada casa astrológica, percorrendo todo o zodíaco em um dia.

A descoberta é alcançada por meio da construção de um mapa astral que pode ser feita de duas maneiras. A primeira, e mais utilizada atualmente, é com o auxílio de um programa de astrologia. Também é possível identificar essa posição astral à moda antiga, com complexos cálculos e com a consulta a um livro de efemérides, que reúne informações coletadas por astrônomos, organizadas em tabelas.

Como ele influencia minha personalidade?

O signo ascendente pode ser um importante aliado na busca pelo autoconhecimento. Ele nos revela a forma como nos expressamos e ajuda a entender como a energia do signo solar é mostrada e canalizada.

No mapa astral, esse elemento sempre corresponde à Casa 1, referente à personalidade, englobando a maneira como nos apresentamos ao mundo exterior e também determinando a nossa relação com o próprio corpo. As posições dos planetas nas demais casas astrológicas são ditadas por ele, ocupante da primeira posição.

Quais as características dos signos como ascendentes?

Quais as características

Ascendente em ÁriesAscendente em Áries

Aqueles que têm o ascendente em Áries costumam se expressar com espontaneidade, sinceridade e franqueza. Uma das consequências dessa capacidade de expressão é o incômodo causado pelas constantes mudanças de humor — o que o coloca entre os sete signos difíceis de lidar junto com Escorpião, Gêmeos, Virgem, Touro, Capricórnio e Aquário.

Não é raro que as pessoas estejam felizes em determinado momento e, logo em seguida, fiquem agitadas pelo sentimento de ira. O caminho entre o riso e as lágrimas é curto.

No âmbito profissional, a disposição para o trabalho destaca-se como ponto positivo. Por outro lado, o excesso de transparência ao sempre dizer o que pensam pode causar situações embaraçosas. Com o passar do tempo, as pessoas que têm o ascendente neste signo precisam aprender a discernir os momentos em que certos comentários não devem ser ditos.

Há o impulso pelo constante movimento. Portanto, a monotonia e a rotina causam maior desconforto nessas pessoas. Nesse sentido, tarefas ligadas à criatividade fascinam, enquanto as procedimentais causam tédio.


Ascendente em TouroAscendente em Touro

Os que têm o ascendente em touro conseguem vivenciar o que o mundo tem a oferecer de uma forma carinhosa e sensível. Eles se revelam ótimos companheiros e mantêm a preocupação de proporcionar prazer aos amados.

Como ponto a ser desenvolvido está o excesso de ciúmes causado pelo apego exagerado às pessoas que consideram queridas. Tal possessividade costuma ser a principal causa de brigas e discussões com parceiros amorosos e familiares.

Há o desejo constante de acumular conquistas. Valorizam itens que proporcionem conforto e um excelente padrão de vida. Essa ambição, no entanto, não costuma se manifestar de forma egoísta e nem causar prejuízos aos que os cercam.

O trabalho duro não intimida os que têm ascendente em Touro, mas constituem uma importante fonte de persistência para o alcance de objetivos. A sorte financeira é muito apreciada por eles.


Ascendente em GêmeosAscendente em Gêmeos

Os que apresentam o ascendente em Gêmeos são muito racionais e dificilmente tomam decisões que contrariem os seus objetivos e desejos.

Há a busca constante por manter a mente estimulada, influenciado, inclusive, na escolha de parceiros que sejam capazes de desafiar o seu intelecto e compartilhar ideais. Por vezes, eles cedem a um impulso emocional que muito apreciam: testar os limites dos companheiros, provocando e observando suas reações.

A comunicação é muito apreciada e dominada por esse grupo. Eles gostam de dar e receber explicações, dizem as palavras amigas certas em momentos difíceis e fazem um ótimo trabalho em áreas que envolvem a expressão — como marketing e vendas. A curiosidade e o desejo de saber tudo o que acontece ao redor move os que têm o ascendente em Gêmeos.

Há completa aversão por rotinas impostas. Portanto, o trabalho ideal deve envolver comunicação, inovação, criatividade e tarefas diferentes ao longo dos dias. Caso contrário, não haverá envolvimento e nem entrega.


Ascendente em CâncerAscendente em Câncer

O comportamento emocional dos que têm o ascendente em Câncer é muito profundo, com frequentes manifestações de compaixão e sensibilidade. Apesar da capacidade criativa e do intelecto desenvolvido, é raro que tomem decisões baseadas, unicamente, pela razão. Mesmo que a mente alerte sobre os perigos do caminho tomado, esse grupo é movido pelos sentimentos.

O sucesso em todos os campos está relacionado com o efeito provocado por se sentir querido e amado por aqueles que os rodeiam. Mesmo no trabalho, a capacidade produtiva dessas pessoas é ampliada quando há harmonia e bem-estar com o grupo. Em uma situação de abalo emocional, o mundo parecerá sem brilho e sem graça.

Atividades profissionais ligadas ao lado idealista e sonhador cativam o interesse dos que têm o ascendente em Câncer. Algumas vezes, inclusive, montar negócios com a família faz parte de seus sonhos.

Situações de pressão e competitividade são sempre evitadas. Portanto, a preferência fica por conta de tarefas essenciais, mas que não ocupam o centro das atenções.


Ascendente em LeãoAscendente em Leão

Embora o ego dos que têm ascendente em Leão seja gigantesco, a sua generosidade é igualmente grandiosa. A postura costuma ser gentil e protetora, não ignorando os que precisam de apoio.

Há grande empatia e uma capacidade enorme em se doar pelo próximo. No entanto, as pessoas com esse ascendente desejam ser reconhecidas e admiradas pelos seus feitos.

A escolha pela profissão costuma priorizar aquelas que oferecem prestígio e destaque. Não existe a possibilidade de passar por um lugar sem deixar a sua marca.

Esse leonino, com sua personalidade calorosa, também encanta e deseja viver relacionamentos intensos.


Ascendente em VirgemAscendente em Virgem

Meticulosos e desconfiados, os ascendentes em Virgem passam pelas experiências externas de forma cautelosa. É difícil revelar informações pessoais sem conhecer bem e desenvolver uma relação de confiança com o interlocutor.

A racionalidade e a lógica são muito fortes e não costumam dar lugar aos desejos e aos instintos. As ações são condicionadas para manter tudo em perfeita ordem, de modo que imprevistos e surpresas que abalam a sua tranquilidade não são bem recebidos.

Mesmo em relação aos parceiros, a aproximação é sutil. É muito raro que essas pessoas se entreguem de forma descuidada. Contudo, ao seu modo, são capazes de expressar grande afeto e generosidade.

Os detalhes são valorizados e as preferências profissionais ocupam as artes e demais atividades que exijam especialização. Tarefas que envolvam organização, análise e disciplina são as ideais para os ascendentes em Virgem.


Ascendente em LibraAscendente em Libra

No âmbito profissional e também no pessoal os que têm ascendente em Libra prezam por relacionamentos tranquilos e harmoniosos. Eles estão sempre cercados por amigos, já que são naturalmente sinceros e gostam de oferecer bons conselhos.

Para eles, dizer “não” é sempre algo difícil, já que são capazes de abrir mão das próprias necessidades para ajudar quem precisa. Com temperamento firme e o desejo de justiça, as pessoas com esse ascendente dificilmente se abalam. Sabem ponderar os dois lados da moeda, de modo que é quase impossível se sentir injustiçado diante das suas colocações.

Apesar das escolhas lógicas, eles se derretem facilmente com gestos de afeto e carinho. O romantismo e a sensibilidade jamais são esquecidos no relacionamento a dois.

Profissionalmente, há a preferência por cargos que envolvam compreensão e julgamento, de modo a praticar o senso de justiça.

Como ponto de melhoria, é preciso ouvir melhor as críticas que recebe, aceitando a necessidade de desenvolvimento em determinados aspectos, sem rebatê-las logo de cara.


Ascendente em EscorpiãoAscendente em Escorpião

A aura mística e misteriosa marca os que têm o ascendente em Escorpião. Eles despertam curiosidade sobre o que há em seu interior. Quando conhecem novas pessoas, devido à desconfiança e à cautela, mantêm certa distância.

Porém, com o passar do tempo, sentem-se mais seguros e distribuem o carinho e o afeto que antes estavam guardados, revelando-se apaixonantes.

Por ser um dos mais intensos entre os ascendentes, é preciso tomar cuidado para que as paixões não se tornem possessivas e marcadas pela dominação. Tentar enganá-los também é uma péssima decisão, já que os escorpianos compõe o grupo dos signos vingativos.

Quando sua confiança é conquistada, eles se mostram extremamente fiéis e são capazes de tudo para defender aqueles que amam — como os filhos, que são vistos como o que há de mais preciosos no mundo.

Posições de liderança são apreciadas no trabalho, não só para ter liberdade de ação, mas também para mostrar tudo o que sabem e a dedicação que encaram suas atividades.


Ascendente em SagitárioAscendente em Sagitário

Apaixonados e entregue às emoções, os ascendentes em Sagitário se entusiasmam com projetos, relacionamentos, atividades profissionais etc. O importante é vivenciar experiências e conhecer novas pessoas. Há uma curiosidade em explorar o mundo e aproveitar cada momento que uma viagem pode proporcionar.

São conquistadores e sabem usar as palavras para alcançar os seus objetivos. Devido a sua curiosidade por diversos temas, eles constituem companhias agradáveis e têm sempre um papo interessante.

Essas pessoas são capazes de usar todo o poder de sedução para atrair o parceiro, mas se não se sentirem mais estimulados, podem não ser fiéis. O desejo por desafios margeia suas relações.

No aspecto profissional, eles valorizam a liberdade. Portanto, cargos burocráticos e marcados por tarefas rotineiras não os cativam, mesmo que ofereçam bons salários e segurança. Por outro lado, praticar a caridade os realizam.


Ascendente em CapricórnioAscendente em Capricórnio

Ter o ascendente em Capricórnio representa discrição, uma vez que essas pessoas preferem levar uma vida mais séria e não deixar transparecer emoções. Mesmo que internamente estejam borbulhando de raiva, dificilmente as pessoas ao redor verão os signos nascidos sob esse ascendente cederem aos impulsos sentimentais.

O reconhecimento marca a vida desse capricorniano. Eles desejam tirar o máximo proveito das oportunidades que vivenciam e se cercar de pessoas influentes.

No relacionamento a dois são carinhosos e fiéis, embora sejam muito exigentes e possam demorar certo tempo para decidirem se realmente querem manter alguém ao seu lado.

Esse mesmo grau de exigência de manifesta no trabalho — tanto consigo mesmo quanto com os seus colegas. Além disso, o empenho nato os induz a tomar iniciativa em diversas situações.


Ascendente em AquárioAscendente em Aquário

O conhecimento fascina os que têm o ascendente em Aquário. Eles adoram conhecer pessoas novas e ficam satisfeitos em tomar nota dos detalhes de suas vidas. Junto com Libra, esse é um dos signos sábios do zodíaco.

Movidos por descobertas, uma dose extra de coragem os permitem experimentar aventuras e atividades excêntricas, as quais despertariam medo em outras pessoas.

A amizade sempre está presente nos relacionamentos, bem como a espera que o companheiro possa embarcar em suas explorações pelo mundo. Também é importante que o parceiro não seja possessivo e tente tirar a estimada liberdade desse ascendente.

A profissão ideal é aquela que permite desbravar horizontes distantes com autonomia. O trabalho em grupo é valorizado, desde que os colegas não o impeçam de exercer a criatividade. Quer deixá-lo feliz? Então, mantenha-o informado sobre todas as novidades.


Ascendente em PeixesAscendente em Peixes

Integrando o grupo dos signos românticos mais fortes, esses piscianos são dóceis, delicados, tímidos e sensíveis. Estão sempre abertos a oferecer um ombro amigo aos que precisam. Contudo, por conta da natureza comedida, é difícil as pessoas ao seu redor perceberem quando eles não estão bem e oferecerem o mesmo apoio.

Nos relacionamentos é preciso ter cuidado para não deixar sentimentos importantes ocultos, os quais podem comprometer o que o casal construiu. Também é necessária uma atenção especial para que as ações desse ascendente não sejam influenciadas pela vontade alheia, já que isso é uma tendência natural.

Pessoas de personalidade forte e que saibam respeitá-los os encantam. Profissões que possibilitam exercer o perfeccionismo e manter contato com outros indivíduos são as mais indicadas para o ascendente em Peixes.

Por que devo fazer meu mapa astral?

Por que devo fazer meu

Fazer seu mapa astral também pode auxiliar o auto conhecimento.

O mapa astral é um documento que indica a posição dos astros no instante em que você nasceu. Isso é essencial para entender a relação de nossa história, personalidade e destino com a influência do Universo. Também é possível descobrir:

  • traços de personalidade;
  • tendências;
  • vocação;
  • ciclos de vida;
  • melhores épocas para decisões;
  • compatibilidade com outras pessoas;
  • acontecimentos que o ano reserva para todas as áreas da vida:sorte no amor, finanças

Fazer o mapa astral é a oportunidade perfeita para se conhecer melhor e entender o que acontece ao seu redor. Para os que gostam de previsões, essa é a fonte mais confiável para encontrá-las. Assim, você estará mais preparado para enfrentar desafios e aproveitar oportunidades.


Entendeu a importância que o signo ascendente tem na nossa identidade? Ao compreendê-lo, ele fornecerá informações importantes para que você tome as melhores decisões em variados campos de sua vida.


Para conhecer muitas outras informações, assine o nosso canal no YouTube! Vamos lá!


Direitos autorais das imagens licenciadas para o site O Segredo: deagreez / 123RF Imagens – vectortatu / 123RF Imagens – ivolodina / 123RF Imagens – saiyood / 123RF Imagens – Rock Content

Baixe o aplicativo do site O Segredo e acompanhe tudo de pertinho. Android ou IOS.

* Matéria atualizada em 30/05/2018 às 9:49






Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.