Salmo 17: peça a ajuda de Deus para alcançar uma graça urgente!

Esse salmo para alcançar uma graça, atribuído ao salmista Davi, é uma súplica a Deus por ajuda contra os inimigos que nos cercam.



Se você está passando por um momento complicado e necessita desesperadamente de que algo aconteça para ajudá-lo a sair da situação atual, leia um poderoso salmo para alcançar uma graça.

O mais indicado salmo para conseguir uma graça urgente é o salmo 17. O autor roga a Deus ajuda para obter proteção e uma decisão justa.

Salmo 17

1 Ouve, Senhor, a justa causa; atende ao meu clamor; dá ouvidos à minha oração, que não procede de lábios enganosos.
2 Venha de ti a minha sentença; atendam os teus olhos à equidade.
3 Provas-me o coração, visitas-me de noite; examinas-me e não achas iniquidade; a minha boca não transgride.
4 Quanto às obras dos homens, pela palavra dos teus lábios eu me tenho guardado dos caminhos do homem violento.
5 Os meus passos apegaram-se às tuas veredas, não resvalaram os meus pés.
6 A ti, ó Deus, eu clamo, pois tu me ouvirás; inclina para mim os teus ouvidos e ouve as minhas palavras.
7 Faz maravilhosas as tuas beneficências, ó Salvador dos que à tua destra se refugiam daqueles que se levantam contra eles.
8 Guarda-me como à menina do olho; esconde-me, à sombra das tuas asas,
9 dos ímpios que me despojam, dos meus inimigos mortais que me cercam.
10 Eles fecham o seu coração; com a boca falam soberbamente.
11 Andam agora rodeando os meus passos; fixam em mim os seus olhos para me derrubarem por terra.
12 Parecem-se com o leão que deseja arrebatar a sua presa, e com o leãozinho que espreita em esconderijos.
13 Levanta-te, Senhor, detém-nos, derruba-os; livra-me dos ímpios, pela tua espada,
14 dos homens, pela tua mão, Senhor, dos homens do mundo, cujo quinhão está nesta vida. Enche-lhes o ventre da tua ira entesourada. Fartem-se dela os seus filhos e deem ainda os sobejos por herança aos seus pequeninos.
15 Quanto a mim, em retidão contemplarei a tua face; eu me satisfarei com a tua semelhança quando acordar.


O que significa o Salmo 17?

Esse salmo para alcançar uma graça, atribuído ao salmista Davi, é uma súplica a Deus por ajuda contra os inimigos que nos cercam.

Provavelmente, o autor está vendo sua integridade ser atacada por pessoas que o caluniam e difamam. A língua maldosa é um grande obstáculo enfrentado pela humanidade. É preciso entender que a luta cotidiana deve ser contra o Diabo, não contra os seres humanos. Os humanos são apenas instrumentos usados pelo Diabo para fazer suas maldades.

Para que não percamos o controle de nossos atos e emoções para o Diabo, precisamos estar constantemente em oração. É muito importante tirar um tempo para passar junto a Deus.


Entenda o que diz o Salmo 17

Nos versículos 1 e 2, o autor pede Justiça a Deus. Ele tenta convencer o Todo-Poderoso de sua inocência com o intuito de se livrar do problema que o aflige. Pede a Deus que visite seu coração antes de decidir seu destino.

Do versículo de 3 ao 5, o salmista percebe que Deus já realizou seu pedido antes mesmo que ele Lhe tivesse pedido. Ele compreende, então, que o Pai conhece suas necessidades melhor que ele mesmo.

A passagem de 6 a 9 começa a descrever a misericórdia divina, fala sobre o quanto Deus é benevolente para aqueles que o amam fielmente. Nessa parte, a proteção de Deus é comparada à de uma galinha a seus pintinhos.

Nos versículos de 10 a 12, vemos uma referência à insensibilidade dos perversos em relação às necessidades humanas. Afirma-se que estes agem como leões, só esperando o momento certo para abater sua presa.

As passagens 13 e 14 falam sobre a forma como o ímpio vive: somente querendo desfrutar dos prazeres da carne, esquecendo-se de buscar o caminho do Senhor. Essa parte também alerta o justo para não seguir nessa direção.

Por fim, no versículo 15, o autor rejeita os prazeres mundanos e espera o dia em que despertará na glória de Deus.

Salmo de agradecimento pela graça alcançada

Se você rezou o salmo para alcançar uma graça, e Deus atendeu ao seu pedido, não se esqueça de agradecer a bênção concedida rezando o Salmo 96.

Salmo 96

1 Cantai ao Senhor um cântico novo, cantai ao Senhor, todos os moradores da terra.
2 Cantai ao Senhor, bendizei o seu nome; anunciai de dia em dia a sua salvação.
3 Anunciai entre as nações a sua glória, entre todos os povos as suas maravilhas.
4 Porque grande é o Senhor, e digno de ser louvado; ele é mais temível do que todos os deuses.
5 Porque todos os deuses dos povos são ídolos; mas o Senhor fez os céus.
6 Glória e majestade estão diante dele, força e formosura no seu santuário.
7 Tributai ao Senhor, ó famílias dos povos, tributai ao Senhor glória e força.
8 Tributai ao Senhor a glória devida ao seu nome; trazei oferendas, e entrai nos seus átrios.
9 Adorai ao Senhor vestidos de trajes santos; tremei diante dele, todos os habitantes da terra.
10 Dizei entre as nações: O Senhor reina; ele firmou o mundo, de modo que não pode ser abalado. Ele julgará os povos com retidão.
11 Alegrem-se os céus, e regozije-se a terra; brame o mar e a sua plenitude.
12 Exulte o campo, e tudo o que nele há; então cantarão de júbilo todas as árvores do bosque
13 diante do Senhor, porque ele vem, porque vem julgar a terra: julgará o mundo com justiça e os povos com a sua fidelidade.

Confiante em Deus, que tudo pode, reze com esses salmos de súplica e gratidão, e tenha certeza de que Ele lhe dará o que sua alma Lhe pede.

Baixe o aplicativo do site O Segredo e acompanhe tudo de pertinho. Android ou IOS.

Texto escrito com exclusividade para o site O Segredo. É proibida a divulgação deste material em páginas comerciais, seja em forma de texto, vídeo ou imagem, mesmo com os devidos créditos.




Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.