publicidade

Salmo 23: “Habitarei na casa do Senhor por longos dias”

Quando o rei Davi escreveu o salmo 23, ele estava em um oásis, à noite, cercado por tropas do rei inimigo, por isso esse salmo é tão poderoso!



Rezado nas horas de aflição, para afastar de nosso coração todos os temores. É uma das orações mais poderosas, ela nos restaura a alma, pois somos tomados pela fé.

David era o irmão mais novo dos numerosos filhos de Jessé e foi escolhido pelo pai para ser pastor. Segundo o profeta Samuel, inspirado por forças divinas, Davi matava as feras para defender as ovelhas do seu rebanho.

O salmo 23 talvez seja o mais simples e reconfortante; nenhum outro expressa tão fielmente a confiança que temos em Deus: “O Senhor é meu pastor e nada me faltará.”

Se tenho fé e acredito em Deus, nada me faltará, pois Deus proverá. Posso descansar em verdes pastos e Ele me guiará por águas tranquilas, porque Deus é paz.


Tudo pode desmoronar à minha volta, mas a confiança em Deus me faz forte, com a certeza de que a tempestade vai passar.

É a extensão da vida, do nosso nascimento até o eterno descanso, é a certeza de que, se formos acometidos por injustiças por amor ao nome de Deus, seremos justiçados, porque Ele nos guiará pelas veredas da justiça, e nos momentos de desesperação, não temeremos mal algum, porque temos fé.

E o salmo segue com “a tua vara e o teu cajado me consolam”. Aí está a maior expressão de que Deus é pai, porque tanto a “vara” como o “cajado” eram instrumentos usados pelo pastor, a vara para afugentar os predadores naturais e o cajado para puxar as pernas das ovelhas, quando caíam ou estavam presas. Então Deus não somente nos salva, mas também nos corrige em nossos erros e enganos.


O pastor é o único protetor que elas têm contra seus inimigos, por isso ele deve ser hábil em usar tais instrumentos, para que as suas ovelhas estejam salvas. Deus quer nos dizer: “Fica tranquilo, pois Eu sou por ti, estarei vigiando e cuidando de ti em todos os momentos, mas se tiveres errado, estarei aqui para te ensinar.”

“Preparas uma mesa na presença dos meus inimigos.”

Deus, dá-me força, faz-me forte diariamente para que eu possa prosseguir diante das adversidades, das calúnias, das difamações diante aos meus inimigos, protege-me daqueles que estão disfarçados em pele de cordeiro e faz com que eu saiba discernir entre o bom do mau.

“Unge a minha cabeça com óleo.” Trata-se do azeite usado no ferimento das ovelhas. Deus não pode permitir que não haja sofrimento, mas com certeza irá nos curar em todos os momentos em que precisarmos.

E a frase mais reconfortante para que tenhamos a certeza de que nossos entes queridos estarão ao lado do Senhor, quando partirem, porque esse salmo tão esclarecedor e reconfortante nos diz: “Habitarei na casa do Senhor por longos dias.”

Essa é a aliança de Deus conosco. Quando não estivermos mais neste mundo, nesta casa em que habitamos, seremos recebidos por Deus em Sua casa, seremos guiados com bondade e misericórdia e habitaremos na casa do Senhor por longos dias.

Voltaremos à casa de nosso Pai, onde seremos recebidos com alegria, porque Deus é infinitamente bom e misericordioso.

 

Direitos autorais da imagem de capa licenciada para o site O Segredo: artistrobd/123RF Imagens.

Baixe o aplicativo do site O Segredo e acompanhe tudo de pertinho. Android ou IOS.

Texto escrito com exclusividade para o site O Segredo. É proibida a divulgação deste material em páginas comerciais, seja em forma de texto, vídeo ou imagem, mesmo com os devidos créditos.




Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.