4min. de leitura

Salmo 23: “Habitarei na casa do Senhor por longos dias.”

Quando o rei Davi escreveu o salmo 23, ele estava em um oásis, à noite, cercado por tropas do rei inimigo, por isso esse salmo é tão poderoso!



Rezado nas horas de aflição, para afastar de nosso coração todos os temores. É uma das orações mais poderosas, ela nos restaura a alma, pois somos tomados pela fé.

David era o irmão mais novo dos numerosos filhos de Jessé e foi escolhido pelo pai para ser pastor. Segundo o profeta Samuel, inspirado por forças divinas, Davi matava as feras para defender as ovelhas do seu rebanho.

O salmo 23 talvez seja o mais simples e reconfortante; nenhum outro expressa tão fielmente a confiança que temos em Deus: “O Senhor é meu pastor e nada me faltará.”

Se tenho fé e acredito em Deus, nada me faltará, pois Deus proverá. Posso descansar em verdes pastos e Ele me guiará por águas tranquilas, porque Deus é paz.


Tudo pode desmoronar à minha volta, mas a confiança em Deus me faz forte, com a certeza de que a tempestade vai passar.

É a extensão da vida, do nosso nascimento até o eterno descanso, é a certeza de que, se formos acometidos por injustiças por amor ao nome de Deus, seremos justiçados, porque Ele nos guiará pelas veredas da justiça, e nos momentos de desesperação, não temeremos mal algum, porque temos fé.

E o salmo segue com “a tua vara e o teu cajado me consolam”. Aí está a maior expressão de que Deus é pai, porque tanto a “vara” como o “cajado” eram instrumentos usados pelo pastor, a vara para afugentar os predadores naturais e o cajado para puxar as pernas das ovelhas, quando caíam ou estavam presas. Então Deus não somente nos salva, mas também nos corrige em nossos erros e enganos.


O pastor é o único protetor que elas têm contra seus inimigos, por isso ele deve ser hábil em usar tais instrumentos, para que as suas ovelhas estejam salvas. Deus quer nos dizer: “Fica tranquilo, pois Eu sou por ti, estarei vigiando e cuidando de ti em todos os momentos, mas se tiveres errado, estarei aqui para te ensinar.”

“Preparas uma mesa na presença dos meus inimigos.”

Deus, dá-me força, faz-me forte diariamente para que eu possa prosseguir diante das adversidades, das calúnias, das difamações diante aos meus inimigos, protege-me daqueles que estão disfarçados em pele de cordeiro e faz com que eu saiba discernir entre o bom do mau.

“Unge a minha cabeça com óleo.” Trata-se do azeite usado no ferimento das ovelhas. Deus não pode permitir que não haja sofrimento, mas com certeza irá nos curar em todos os momentos em que precisarmos.

E a frase mais reconfortante para que tenhamos a certeza de que nossos entes queridos estarão ao lado do Senhor, quando partirem, porque esse salmo tão esclarecedor e reconfortante nos diz: “Habitarei na casa do Senhor por longos dias.”

Essa é a aliança de Deus conosco. Quando não estivermos mais neste mundo, nesta casa em que habitamos, seremos recebidos por Deus em Sua casa, seremos guiados com bondade e misericórdia e habitaremos na casa do Senhor por longos dias.

Voltaremos à casa de nosso Pai, onde seremos recebidos com alegria, porque Deus é infinitamente bom e misericordioso.

 

Direitos autorais da imagem de capa licenciada para o site O Segredo: artistrobd/123RF Imagens.

Você sabia que O Segredo está no Instagram, Facebook e no Twitter? Siga-nos por lá.




Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.