publicidade

São João Paulo II, rogai por nós e guiai-nos no caminho da fé!

João Paulo II foi um papa muito querido e abençoado em sua missão na Terra, e agora é um dos santos que olham por nós e abençoam nossas vidas lá do Céu.



Entre todos os papas da Igreja Católica está o João Paulo II, que é visto como um grande representante da espiritualidade e de uma vida comprometida com Deus.

São João Paulo II nasceu no dia 18 de maio de 1920, em Wadowice, na Polônia, e foi batizado com o nome de Karol Wojtyła. O seu pontificado de 26 anos foi o terceiro maior da história, tendo se iniciado em 16 de outubro de 1978 e durado até a sua morte, em 2 de abril de 2005.

A partir de 1942, sentiu vocação para o sacerdócio e entrou no seminário de Cracóvia clandestinamente. Quando a 2ª Guerra Mundial terminou, Wojtyła continuou a estudar na Faculdade de Teologia da Universidade de Jaguelônica.


Em 1º de novembro de 1946, foi ordenado padre e, em 4 de Julho de 1958, o papa Pio XII nomeou-o bispo auxiliar de Cracóvia, em 1964, tornou-se arcebispo de Cracóvia e, em 1967, chegou a cardeal.

Wojtyła foi eleito papa em 16 de outubro de 1978, sucedendo a João Paulo I, e foi então que passou a usar o nome João Paulo II.

João Paulo II foi um papa muito dedicado e que exerceu sua missão com muita fé. Foram mais de 104 viagens apostólicas fora da Itália e 146 ao interior do país. Visitou 317 das 333 paróquias romanas.

O pontífice ajudou a restaurar a democracia e a liberdade religiosa em muitos países, incluindo o seu país natal, Polônia. Deu início a Jornada Mundial da Juventude, em 1985, e aos encontros mundiais das famílias, em 1994. Também reforçou o diálogo entre representantes de outras religiões, inclusive judeus, além de convocar diversos encontros de oração pela paz.


Enquanto papa, escreveu 15 exortações apostólicas, 14 encíclicas e ainda 11 constituições apostólicas e 45 cartas apostólicas, além de cinco livros. João Paulo II também promulgou o Catecismo da Igreja Católica, promoveu a reforma do Código de Direito Canônico, a reforma no Código das Igrejas Orientais e a grande reorganização da Cúria Romana.

Faleceu no dia 2 de abril de 2005, aos 85 anos de idade, por conta do mal de Parkinson. A notícia de sua morte o fez receber homenagens de mais de mais três milhões de peregrinos.

Beatificação

Menos de um mês após a morte de João Paulo II, o seu sucessor, papa Bento XVI, abriu o seu processo de beatificação. João Paulo II foi reconhecido como beato pela cura de uma freira francesa, que sofria de mal de Parkinson.

Após sua superiora lhe dizer para pedir a intercessão do papa João Paulo II, que enfrentou a mesma doença, a freira foi curada milagrosamente. A beatificação aconteceu no dia 1º de maio de 2011.

Até hoje, João Paulo II é bastante lembrado pelos fiéis por seu grande trabalho enquanto pontífice.

Abaixo, deixamos uma oração a São João Paulo II, para rezar quando precisar de sua ajuda:

Ó São João Paulo,
da janela do céu,
dá-nos a tua bênção!

Abençoa a Igreja,
que tu amaste, serviste e guiaste,
incentivando-a a caminhar corajosamente
pelos caminhos do mundo,
para levar Jesus a todos
e todos a Jesus!

Abençoa os jovens,
que também foram tua grande paixão.
Ajuda-os a voltar a sonhar,
voltar a dirigir o olhar ao alto
para encontrar a luz que
ilumina os caminhos da vida na terra.

Abençoa as famílias,
abençoa cada família!
Tu percebeste a ação de Satanás
contra esta preciosa e indispensável
faísca do céu que Deus
acendeu sobre a terra.

São João Paulo,
com a tua intercessão,
protege as famílias
e cada vida que nasce
dentro da família.

Roga pelo mundo inteiro,
ainda marcado por tensões,
guerras e injustiças.

Tu te opuseste à guerra,
invocando o diálogo e semeando o amor;
roga por nós,
para que sejamos incansáveis
semeadores de paz.

Ó São João Paulo,
da janela do céu,
onde te vemos junto a Maria,
faz descer sobre todos nós
a bênção de Deus!

Amém.

Cardeal Angelo Comastri

Comente abaixo suas experiências de fé com São João Paulo II e compartilhe o texto em suas redes sociais!

Baixe o aplicativo do site O Segredo e acompanhe tudo de pertinho. Android ou IOS.

Texto escrito com exclusividade para o site O Segredo. É proibida a divulgação deste material em páginas comerciais, seja em forma de texto, vídeo ou imagem, mesmo com os devidos créditos.




Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.