4min. de leitura

Se a sua sinceridade ofende o outro, guarde-a para você

Quando for usar a sua sinceridade, seja mais consciente! Transforme-a em uma ferramenta de bondade e crescimento.

A sinceridade é aclamada como uma das qualidades mais importantes que uma pessoa pode possuir, e certamente não é à toa. Conversar com alguém que você sabe que sempre fala a verdade, ainda que você esteja errado, tornou-se algo raro nos dias de hoje.


Muitas pessoas que encontramos estão dispostas a se desviarem completamente de seus valores, se isso significar que podem ganhar algo em troca. Isso nos deixa com uma insegurança muito grande, pois nunca sabemos se realmente recebemos sinceridade ou oportunismo das pessoas à nossa volta. Por isso mesmo, é muito válido ter um amigo sincero.

No entanto, existem muitas pessoas que não sabem usar a sinceridade. Elas apenas falam e falam tudo aquilo que pensam, mas não param um segundo para pensar nos efeitos que suas palavras causam nas pessoas.

Ninguém pede opinião para receber uma chuva de críticas e ofensas, apesar de muitos pensarem que é bonito sair machucando todo mundo com a desculpa de que apenas são sinceros.


A verdade é que há pouca diferença entre uma pessoa maldosa e uma pessoa que não mede o peso das palavras que usa com outras.

Podemos falar absolutamente tudo para outra pessoa, desde que seja da forma certa. As palavras são poderosas, carregam consigo um peso emocional muito grande e, ao mesmo tempo em que podem ajudar, podem afundar. Por isso, precisamos de sabedoria, saber exatamente qual efeito cada forma de fazer causa no outro e escolher a mais gentil.

Não somos superiores a ninguém, todos erramos e temos defeitos. Se alguém chega a você pedindo orientação, é porque confia em você e acredita em suas palavras. O mínimo que você pode fazer é retribuir a confiança com educação, empatia e cuidado.

Seja mais consciente, quando for usar a sua sinceridade. Não permita que ela seja apenas uma forma de justificar a sua natureza grosseira. Transforme-a em uma ferramenta de bondade e crescimento.


A gentileza é uma qualidade especial que está em falta, seja você a pessoa que a trará de volta. Transforme o dia de alguém com uma palavra bonita, com um gesto de confiança e respeito. Com certeza, você também colherá todos os frutos positivos de todo o bem que fizer àqueles ao seu redor.

O mundo já está cheio de sinceros desrespeitosos, seja você a exceção! Se a sua sinceridade ofende o outro, guarde-a para você ou expresse-a de uma outra maneira.

Não permita que uma de suas principais qualidades se torne um grande defeito!


Texto escrito com exclusividade para o site O Segredo. É proibida a divulgação desse material em páginas comerciais, seja em forma de texto, vídeo ou imagem, mesmo com os devidos créditos.


Direitos autorais da imagem de capa licenciada para o site O Segredo: dolgachov/123RF Imagens.





Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.