4min. de leitura

Se eu apagasse os erros do meu passado, perderia toda a sabedoria do meu presente

Muitas são as vezes em que nós nos lamentamos sobre coisas que dissemos ou fizemos. Remoemos cada palavra dita – ou não – e refazemos os passos de cada uma das nossas escolhas, imaginando como as coisas teriam sido se tivéssemos seguido um caminho diferente.


Refletir sobre os nossos erros é algo normal, faz parte de nossa experiência humana e nos permite crescer e deixar certos comportamentos para trás. No entanto, não podemos tratar as nossas faltas como inimigas ou motivos de vergonha, porque apesar de não terem sido boas no momento, foram essenciais para nos ensinar lições que nos acompanham até hoje.

Os momentos bons são especiais, trazem uma paz para o coração e um sorriso para o rosto. No entanto, na grande maioria das vezes não nos ensinam nenhuma lição realmente valiosa sobre a vida.

Em nossos erros residem as mais preciosas sabedorias que conquistaremos em nosso caminho.

Encarar nossos erros passados como inimigos é uma atitude muito injusta, porque se não tivéssemos passado por tudo o que passamos, se não tivéssemos derramado lágrimas de decepção e recomeçado nossas vidas milhares de vezes, não teríamos chegado onde chegamos.


As dores são uma parte pesada do caminho, mas são essenciais para formar o nosso caráter e definir a forma como encaramos a vida. Os erros nos ajudam a evoluir e a nos tornar pessoas melhores. Graças a eles, hoje acumulamos mais sabedoria e não nos sentimos tão perdidos em nossos caminhos.

Não podemos rejeitar os nossos erros, pois sem eles seríamos pessoas imaturas, sem qualquer experiência de vida e, provavelmente, muito mais infelizes.

Devemos mudar a mentalidade de que errar é ser fraco. Errar é aprender e acumular conhecimento, errar é ter a oportunidade de evoluir, porque nenhuma situação chega em nossas vidas sem uma lição para ensinar.

Cada momento de sua vida o trouxe onde você está hoje. Cada dificuldade que você enfrentou testou os seus limites e o fortaleceu. Entenda que foi o seu passado que lhe permitiu estar aqui hoje e que se ele simplesmente desaparecesse, tudo aquilo que você conquistou também desapareceria.


Os seus erros são uma parte de quem você é, e quanto mais cedo aceitar isso, mas tempo terá para curtir a sua própria evolução e agradecer por viver experiências que despertam o melhor que existe em você.

Não lamente por ter feito as coisas de uma determinada maneira, porque uma escolha diferente certamente o levaria a uma outra vida, que poderia não fazê-lo feliz como você é hoje.

Dê o seu melhor a cada dia e sinta orgulho de todos os seus passos, porque eles o trouxeram onde está e podem levá-lo ainda mais longe.


Texto escrito com exclusividade para o site O Segredo. É proibida a divulgação deste material em páginas comerciais, seja em forma de texto, vídeo ou imagem, mesmo com os devidos créditos.


Direitos autorais da imagem de capa: Hannah Nelson/Pexels.





Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.