4min. de leitura

Se eu posso aconselhar, escolha ser, simplesmente, feliz!

O que é ser feliz?

Olhei no rosto do garotinho descendo do carro no supermercado, cara de maroto, bolsos cheios de brinquedos entretido no pedido que fazia para a mãe. Enquanto eles se distanciaram, pensei: eles parecem ser felizes.


Lembrei-me de um amigo com um sorriso estampado no rosto sem conseguir disfarçar o orgulho de ver a foto recém tirada do filho vestido de Papai Noel e pensei: isso o faz feliz.

Segui para casa no final do dia tentando escutar uma música no carro por trás do barulho ensurdecedor da minha filha cantando enquanto o irmão protestava o canto dela e pensei: o que é ser feliz?

Desconectei-me do barulho externo e das angústias internas enquanto meus olhos miravam o tom alaranjado do céu no entardecer. Parei para fotografar esse momento como geralmente faço e atravessei o Atlântico pensando em dividir a beleza desses minutos até o sol se pôr. Pensei: isso é que é ser feliz.


Tantas vezes procuramos felicidade duradoura, ou que nos façam feliz, que não percebemos nas nuances da vida o que é mesmo ser feliz. É estar feliz, por alguns minutos, horas, dias, sem nos questionar quanto tempo aquilo vai durar, mas vivendo intensamente sua duração.

Não vemos nos pés sujos das crianças a felicidade de um dia de brincadeira; na conversa densa sobre lembranças tristes compartilhadas com um amigo a felicidade de ter um amigo para conversar; na barulheira que os filhos fazem perturbando nosso silêncio a felicidade de ter crianças que sabem ser felizes; no sorriso bobo de um pai babão o orgulho disfarçado; na beleza ímpar do pôr do sol a grandiosidade do Universo em que vivemos.

O que é, então, ser feliz? Por quais caminhos devemos ir em busca da felicidade?

Já estamos no caminho. É que felicidade não é um estado permanente. Pelo contrário, é não raro breve e se não formos atentos, passa por nós sem que sequer a notemos.


Felicidade é sermos agraciados com um novo dia, mesmo que difícil. É termos um sentimento correspondido, mesmo que distante. Conhecimento adquirido em cada nova vivência, mesmo que contrariada. Felicidade é nos darmos conta de que ser feliz é olhar para dentro, onde só nós podemos tocar.

É agora. Hoje. Nas pequenas coisas vividas. Nas grandes coisas sentidas. É a força do pensamento capaz de transportar paz, luz, amor transpondo quaisquer limites e barreiras. É viver porque sente, sem precisar do físico para existir.

É simples. É complexo. É você quem define como vai ser e se vai ser. Se eu posso aconselhar, escolha ser simplesmente feliz.

____________

Direitos autorais da imagem de capa: ammentorp / 123RF Imagens





Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.