ColunistasReflexão

“se os sonhos estão nas nuvens, eles estão no lugar certo. Agora, construa os alicerces…”

“Se os sonhos estão nas nuvens eles estão no lugar certo. Agora construa os

“Se os sonhos estão nas nuvens… Eles estão no lugar certo, agora construa os alicerces!” – Esta frase de Shakespeare nos faz lembrar que em toda nossa vida, o que está nas nuvens são as realizações que almejamos alcançar: O diploma da graduação, uma casa, um carro, viagens, casamento, filhos, uma família entre tantas outras .



Portanto, cabe a nós olhar para o alto e, sem a exata noção do que nos aguarda, tomar fôlego e iniciar a escalada. É como o alpinista que, começando sua subida, respira fundo olhando o topo da montanha, sabendo das suas dificuldades, mas com a fé de que alcançará o cume. Um passo é então dado de cada vez.

Nos primeiros alicerces tudo é novidade, é um misto de emoções. Sabemos onde queremos chegar, ou talvez não saibamos o rumo certo, mas sabemos que não queremos ficar parados, então, iniciamos nossa caminhada rumo aos nossos sonhos.

E, a cada passo, a caminhada fica mais curta, um degrau a mais é vencido, as dificuldades parecem aumentar e, por vezes, o sonho que se aproxima parece, na verdade, estar cada vez mais longe mas, por outro lado, a perspectiva em alcançar o cume é maior.


Durante esta caminhada rumo às nuvens, encontraremos muitas pessoas. Algumas nos acompanham desde o início de nossa jornada; são nossos pais, nossos irmãos, nossa família e outras pessoas que vão se juntando a nós durante a escalada; nossos amigos, colegas de trabalho, companheiros.

E nessa longa jornada chamada vida, parte dos que nos acompanham segue em busca de outros caminhos; outros resolvem se unir a nós, quando a caminhada já havia transpassado alguns degraus.

E então, vamos aprendendo a importância de aprender e ensinar, de discutir ideias e conviver com divergência de opiniões e interesses, de amar, de falar e calar e o que é o mais rico que levaremos para o resto de nossas vidas: o conhecimento.

Aprendemos, às vezes de uma forma não tão suave, que na vida tudo é um ciclo: Alguns chegam outros vão; entenderemos que alguns permanecerão em nossos corações, mas não em nossas vidas, não até o final dela.


Muitas vezes durante a nossa jornada, esquecemos de fazer uma das coisas que mais nos enriquece: agradecer! Sim, agradecer à vida e a cada um daqueles que passam por nós e nos ajudam a ser pessoas melhores.

Na verdade, acredito que em nossa correria diária não nos damos conta de que estamos aqui só de passagem e não sabemos por quanto tempo teremos ao nosso lado aqueles que nos são caros.

Talvez seja difícil encontrar palavras para agradecer nossos pais, irmãos, amigos, mestres,colegas, companheiros, filhos.

Afinal de contas, é o apoio deles que nos ajuda a continuar caminhando cada vez que subimos um degrau de nossa escalada rumo às nuvens e o tempo parece se fechar cada vez mais. Ou melhor, por vezes eles são a realização de um dos nossos sonhos, eles são um dos degraus dos quais almejamos alcançar um dia.


A verdade é que a cada dia, a cada hora construímos nosso destino, e tenho certeza de que, um dia, cada um de nós, cedo ou tarde, feliz ou não, chegará às nuvens.

Então, que tal plantar seus sonhos por lá e construir bons alicerces, para que quando a sua caminhada termine você possa olhar para cada um dos degraus que venceu e com um sorriso no rosto dizer: Valeu a Pena!

___________

Direitos autorais da imagem de capa: paha_l / 123RF Imagens


Deixe-se amar por quem você é!

Artigo Anterior

7 sinais de que seu vício em redes sociais está tomando controle de sua vida:

Próximo artigo

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.