Reflexão

Se quiser criar filhos bem resolvidos, ensine-os desde pequenos a lidar com as decepções!

É inevitável, vivemos nos decepcionando e nos frustrando, e o truque para viver bem e com saúde está na forma como lidamos com os momentos ruins.



A educação das crianças é um processo que costuma dividir opiniões, mostrando que cada cultura e cada ambiente familiar possuem uma forma de auxiliar no processo de desenvolvimento infantil. Isso é ótimo, principalmente porque permite que no futuro nossos filhos saibam lidar com indivíduos diferentes, enaltecendo a diversidade.

Nem sempre o que uma família defende vai se encaixar na forma como a outra vive, e isso faz com que as crianças recebam estímulos diferentes ao longo da infância.

Mas, independentemente da classe social, da religião ou da região, tudo o que os pais querem é que as crianças cresçam e se tornem adultos responsáveis e bem resolvidos. Não importa o lugar, mães e pais desejam apenas o melhor para os filhos!


Fazer com que seu filho compreenda como lidar com o mundo que o cerca, como correr atrás dos seus sonhos, ser gentil e se importar com o próximo são coisas que ficam martelando na cabeça dos pais.

Um dos maiores segredos para conseguir que seu filho se torne um adulto independente é justamente lhe oferecer todo o amor que puder, acolher seus choros e ouvir suas frustrações.

Sabemos como o mundo pode ser cruel, e queremos proteger nossas crianças de todo esse mal, principalmente porque já vão precisar passar por isso no futuro. Mas tente não se cobrar demais, afinal as decepções vão existir, elas acontecem na escola, em casa, quando um brinquedo quebra, quando descobrem que não podem comer apenas doces e quando chamamos a sua atenção, e está tudo bem!

Claro que não queremos que nossos filhos sejam rejeitados nem que rejeitem outras crianças, mas devemos sempre os acolher e ouvir suas maiores dores atentos às reclamações.


Nem sempre vamos ser idolatrados e, em muitas ocasiões, nossos filhos podem nos odiar secretamente, mas se mostrarmos que sempre estaremos do seu lado, talvez compreendam que a vida é muito mais do que decepções. Toda vez que seu filho cair, chorar, enfrentar algo difícil, ele vai saber que tem a quem recorrer.

Nem sempre precisamos protegê-lo de tudo, o mais importante está nas nossas ações e na forma como o tratamos do que passar dias e noites abraçando a culpa materna e paterna. Saiba que a culpa apenas vai atrasar sua vida, então esqueça-a de uma vez.

A melhor forma de criar adultos bem resolvidos é mostrar aos filhos, desde a mais tenra idade, que o segredo da vida está mais em apreciar a jornada do que em se martirizar pela distância.

Ouça as reclamações dos seus filhos, ofereça-lhes colo, seja o ombro que eles precisarem, mostre para eles que não existe nada de errado em sentir tristeza, porque o mais importante é o que fazemos para melhorar aquela situação.


Mostre-lhes alternativas, vias possíveis, como você lida com suas decepções. Seja luz para aquela criança, e ela definitivamente compreenderá como deve agir. O maior segredo da infância está mais em respeitar a criança do que em impor normas e condutas, como se fossem pequenos adultos. Eles estão em desenvolvimento, por isso ajude-os a se desenvolver, e curta o passeio. A infância passa rápido!

Nesta cena, dois policiais vigiam os ladrões. Você consegue descobrir onde eles estão?

Artigo Anterior

Aos 59 anos, Paula Toller afirma que gosta de se sentir jovem: “Tomo banho no formol todo dia”

Próximo artigo

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.