Se quiser que sua mãe viva mais, visite-a muito!

Compartilhar a vida com nossas mães é uma verdadeira bênção! Elas são nossas amigas, protetoras, companheiras e estão conosco em todos os momentos da vida, enchendo-nos de amor, confiança e segurança, e nos motivando a ir sempre além.

O seu amor e dedicação por nós são alguns dos tesouros mais preciosos que temos na vida, porque contribuem para que cresçamos acreditando em nós mesmos e colocando em nossas vidas apenas aquilo que nos fará realmente felizes e nos ajudarão nas conquistas de nossos sonhos e objetivos.

As mães tornam nossas vidas muito mais especiais e cheias de motivos para agradecer e sorrir, e por isso sempre desejamos ter elas por perto, retribuindo todo o amor e cuidado que sempre tiveram por nós.

Se você quer manter a sua grande companheira ao seu lado por muito mais tempo, a ciência tem uma dica preciosa: visite-a com mais frequência!

Uma revisão de artigos científicos realizada pelo Departamento de Psicologia da Universidade de Brigham Young, em Utah (EUA), mostrou que a solidão e o isolamento social podem afetar diretamente a expectativa de vida de uma pessoa.

“Vários estudos epidemiológicos detectam que viver sozinho é um fator que desencadeia demências. E também correlacionam com maior probabilidade de mortalidade em pessoas com Alzheimer”, disse Alberto Villarejo, neurólogo e membro da Associação Madrilenha de Neurologia.

Durante a revisão, os pesquisadores observaram que a sensação de isolamento social aumentou o risco de mortalidade em 29%, a solidão em 26% e a vida sem companhia aumentou esse percentual para 32%.

Sentir-se só é uma percepção emocional, que depende da qualidade de vida que levamos, não necessariamente de quantas pessoas temos ao nosso redor, e é por isso que não é apenas suficiente estar por perto das pessoas que amamos, mas sim nos esforçarmos para vivermos momentos bons e significativos ao seu lado.

Rafael Bisquerra Alzina, diretor da pós-graduação em Educação Emocional e Bem-estar da Universidade de Barcelona, revela que a solidão pode afetar o nosso corpo através de sintomas físicos:

“As emoções são uma resposta complexa do organismo diante dos fatos da vida e podem se manifestar fisiologicamente em forma de taquicardia, hipertensão ou suor frio nas pernas. Toda a saúde mental tem algum reflexo na saúde física.”

Um relatório da Universidade de Chicago também afirmou que a solidão causa efeitos de curto prazo no organismo, como o aumento da sintomatologia da depressão, ansiedade, agressividade e respostas impulsivas.

Como você pode perceber, a solidão é realmente prejudicial para nossa qualidade de vida, e é por isso que precisamos manter as pessoas que amamos sempre perto e criar momentos felizes ao seu lado para que nunca se sintam sozinhas.

Bisquerra nos chama atenção para um dado importante, depois de satisfazermos algumas necessidades econômicas, bons relacionamentos com as pessoas ao nosso redor é prioridade para que possamos viver felizes e satisfeitos. Portanto, mesmo que uma pessoa tenha condições financeiras e viva bem, se não tiver uma boa companhia, sofrerá as consequências da solidão da mesma maneira.

Por isso, é muito importante que estejamos presentes em todos os níveis para as pessoas que amamos. A nossa companhia pode ser fundamental para que sua qualidade de vida melhore e até mesmo sua expectativa de vida aumente.

No entanto, tenha cuidado para não exagerar e negligenciar o seu próprio tempo de descanso, nem os momentos de conexão interna do outro.

“O desafio é que todas as pessoas possam ter contatos sociais satisfatórios frequentes e abundantes e, ao mesmo tempo, poder ter momentos de interioridade necessária, um espaço para desconectar, ficar em silêncio e relaxar. Isso é útil para o desenvolvimento pessoal e para alcançar o verdadeiro bem-estar emocional”, explica Bisquerra.

Com todas essas informações em mente, agora você já sabe o quanto é importante estar sempre por perto da sua mãe, criando momentos especiais de conexão e demonstrando todo seu amor e carinho por ela.

O Dia das Mães está logo aí, aproveite para ligar para ela e combinar um almoço com toda a família, com certeza ela se sentirá muito feliz e amada, e o dia será muito especial para todos!

Não se esqueça que as mesmas regras se aplicam a outras pessoas em sua vida, como amigos e demais familiares. Cuide das pessoas que você ama!

Compartilhe o texto com seus amigos nas redes sociais!


Direitos autorais da imagem de capa: Cena do filme “Mamma Mia”.



Deixe seu comentário