4min. de leitura

“Se soubéssemos o que dizem de nós na nossa ausência, não sorriríamos para todo mundo”

Reserve os seus sorrisos, o seu amor e a sua confiança apenas para aqueles que merecem, que estão realmente do seu lado, seja na sua presença ou ausência.


Uma verdade da vida que nem sempre é muito fácil de aceitar é que muitos daqueles que estão ao nosso redor não são as melhores companhias que podemos ter. Queremos acreditar que temos os melhores e mais leais amigos e que todas as pessoas que escolhemos para fazer parte de nossas vidas realmente amam e acreditam na gente, mas frequentemente nos enganamos em relação a isso.

Inúmeras vezes, depositamos nossa confiança em uma pessoa, por acreditar que ela compreende nossa situação e torce pelo nosso sucesso, mas nos enganamos grandemente, porque ela trama em silêncio muitas coisas e aproveita a nossa ausência para colocar todos aqueles que amamos contra nós.

Se você é uma pessoa mais experiente, provavelmente sabe muito bem disso, porque certamente já passou por muitas situações em que teve sua confiança traída por pessoas nas quais mais acreditava.


Nem todas as pessoas que sorriem para nós em nossa presença desejam o nosso bem em nossa ausência.

Nem todos aqueles que nos elogiam quando estão perto de nós nos defendem quando estamos ausentes. Na verdade, poucas pessoas retribuem a amizade e lealdade que as oferecemos.

Pode ser surpreendente a quantidade de pessoas que já traíram a nossa confiança ou já nos humilharam enquanto não estávamos por perto. Você provavelmente já passou por um momento como esse, de descobrir que alguém que considerava muito sempre o enxergou com interesse ou desprezo.

Nem sempre podemos escapar desse tipo de decepção, porque os comportamentos dos outros não estão sob nosso controle e não podemos saber exatamente, com antecedência, todas as pessoas que um dia nos magoarão. Também não é saudável nos  isolar do mundo porque uma pessoa magoou o nosso coração uma vez.


Nesse sentido, a melhor coisa que podemos fazer é controlar a nós mesmos enquanto conhecemos alguém. Ainda que faça parte da nossa personalidade nos entregarmos por completo a qualquer relacionamento, devemos nos controlar e nos assegurar de que a outra pessoa merece a nossa confiança e companhia.

Devemos fazer a nossa parte para cuidar do nosso coração, porque nem sempre as outras pessoas nos tratarão com carinho e cuidado.

Existe um ditado que diz: “se soubéssemos o que é dito de nós em nossa ausência não sorriríamos para todo mundo”, e isso é a mais pura verdade.

Se conhecêssemos todas as intenções negativas das pessoas ao nosso redor, controlaríamos muito melhor os nossos impulsos, porque saberíamos que nem todos os que estão por perto realmente são nossos amigos.

Reserve os seus sorrisos, o seu amor e a sua confiança apenas para aqueles que merecem, que estão do seu lado, seja na sua presença ou na sua ausência.

Essas são as pessoas que merecem o melhor de você.


Texto escrito com exclusividade para o site O Segredo. É proibida a divulgação deste material em páginas comerciais, seja em forma de texto, vídeo ou imagem, mesmo com os devidos créditos.


Direitos autorais da imagem de capa: nusaseom/Unsplash.





Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.