ColunistasReflexãoVida

Se tudo surgiu do nada, o nada é tudo!

SE TUDO SURGIU DO NADA O NADA É TUDO FOTO DE CAPA E FOTO DE DENTRO

Essa é uma questão que me atormenta e me fascina ao mesmo tempo, acredito que eu seja um ser completamente ambivalente. A maioria das teorias, inclusive a mais famosa delas, a da Relatividade sugere que uma explosão que surgiu do nada criou o universo e tudo mais.



Então, se fazemos parte dessa confusão paradoxal, acredito que possuo tudo que preciso e nada que não precise.

1-1=0 -> Nada

1 = tudo que preciso


-1 = nada que não precise

A soma traz um resultado assustador, a meu ver, pois mostra que o NADA tem prioridade em TUDO. O TUDO surgiu do NADA, quer dizer que se nada existisse, o tudo seria nada.

SE TUDO SURGIU DO NADA O NADA É TUDO - FOTO DE CAPA E FOTO DE DENTRO

Agora eu pergunto: O que seria NADA? E o que seria TUDO?


Poderia responder a grosso modo dizendo que, NADA é a ausência de tudo, e TUDO é a ausência do NADA. Mas minha pergunta vai além dessas respostas.

Certa vez Laplace pediu a Napoleão que aceitasse uma cópia de seu novo trabalho. Napoleão que adorava fazer perguntas desconcertantes o recebeu com o seguinte comentário: “Me informaram que você escreveu este grande livro sobre o sistema do universo e sequer mencionou seu Criador.” Laplace era inflexível em suas argumentações sendo assim levantou-se e disse: “Esta hipótese, Majestade, realmente explica tudo, mas não permite predizer nada. Como um estudioso, eu devo fornecer a você trabalhos que permitam predições.” Esse pequeno diálogo me fez refletir que só poderemos supor ou predizer sobre ideias que nos permitem comprovar a existência de algo.

Como provar então que o NADA precisou existir para que surgisse TUDO?

Nossa capacidade intelectiva ainda não está apta para compreender o que não tem compreensão. Por outro lado acredito que se a ideia existe é porque de algum modo o que foi pensando já existe em um universo que não precise de lógica onde TUDO e NADA seja a mesma coisa.


De uma coisa tenho certeza só teremos momentos de alegrias se tivermos passado por momentos de tristezas; só refutaremos a lógica quando milagres acontecerem em nossas vidas; e só teremos TUDO quando não tivermos mais NADA que compreender.

Reencontros…

Artigo Anterior

Sempre existirá quem queira o que o outro despreza!

Próximo artigo

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.