AtitudeFelicidadePositividadeVida

Se a vida te der limões, faça deles uma limonada!

limao materia

Ninguém consegue chupar um limão sem fazer caretas, por ser uma fruta cítrica muito ácida de sabor azedo, amargo. Mas se fizermos dele um refresco, uma limonada, torna-se de agradável paladar. Esse ditado popular passa a mensagem, em suas entrelinhas, do que podemos fazer nas situações indesejadas que enfrentamos na vida, ou seja, transforma-las em algo que contribua para nosso crescimento pessoal.



Em todos os problemas que enfrentamos no nosso cotidiano, existem as oportunidades de aprendizado e de ganhos em experiências. Todos que têm essa percepção e fazem das dificuldades alavancas de estímulo e força para seguirem em frente são vencedores. Ao contrário dos fracassados que, nos primeiros entraves, desistem.

Não adianta ficar reclamando do “limão”, que a vida pode lhe dar, e do seu sabor desagradável. Reaja! Faça dele uma “limonada”. Verá que o fruto “azedo” vai se tornar uma refrescante e deliciosa bebida. Não jogue fora o “limão”, esprema-o, aproveite bem o seu suco, coloque água e açúcar, e converta a cara de rejeição, que provocaria o fruto, em sorriso de satisfação ao desfrutar da limonada.

limao_materia - Cópia


A vida é assim, tudo depende da forma como encaramos as situações, sejam elas boas ou ruins. É preciso apenas saber lidar com elas e não ficar só com o susto das intempéries que nos surpreendem.

Li, em algum lugar, uma afirmação que expressa bem essa necessidade de diferenciarmos o “olhar” nos momentos das dificuldades. “Dois homens olharam através das grades de uma prisão: um via a lama, outra via as estrelas”. Quer dizer: um via a sujeira, a oportunidade de cada vez mais se afundar na lama quando saísse dali, o outro via que o mundo lá fora continuava belo, com as estrelas dando luz e brilho aos novos caminhos que iria enfrentar ao ser solto. Não há necessidade de maiores observações a respeito.

• Integra a coletânea de textos que intitulei “REFLETINDO A SABEDORIA POPULAR (ditados, expressões e provérbios)”.


Bosque – relaxamento

Artigo Anterior

Sou grato(a)! posso e me permito ser próspero(a) e feliz!

Próximo artigo

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.