3min. de leitura

Se você duvidar de uma bênção, ela vai parar em outras mãos

Há dois ditados populares que, possivelmente, você conheça: “Isso é muito bom para ser verdade” e “Quando a esmola é grande, o santo desconfia”.


São frases ditas por pessoas que não se consideram merecedoras da felicidade. Diante de uma bênção, ao invés de sentirem gratidão, elas expressam um sentimento de inadequação.

Em síntese, essas pessoas simplesmente recusam a felicidade.

Percebo isso nos mais variados contextos: quando alguém paga uma dívida, quando consegue um emprego, quando encontra um relacionamento, quando ganha dinheiro… Ao invés de agradecer, elas dizem: “Alegria de pobre dura pouco.”


São frases que traduzem crenças limitantes, são porta-vozes de um temor da felicidade, possivelmente, associando-a a algo imerecido. Inclusive, é muito comum percebermos na fala de algumas pessoas a crença de que só quem sofre recebe a misericórdia de Deus.

Eu aprendi que a gratidão atrai prosperidade, e a prosperidade a que me refiro aqui não é somente aquela relacionada a condições financeiras e materiais.

Refiro-me, sobretudo, a sentir-se digno de tudo que há de bom neste Universo. É entender que merecemos um amor que encha o nosso estômago de borboletas, ao invés de encher nossa cabeça de grilo.


Os acontecimentos bons são atraídos por pessoas que se sentem merecedoras deles; a felicidade precisa se sentir à vontade ao nosso lado. Existem pessoas que se sentem culpadas por estar bem, como se isso fosse errado, elas não sabem lidar com o próprio bem-estar, sentem profundo desconforto quando os problemas dão uma trégua.

Muitas pessoas se sentem mais felizes quando estão mergulhadas em problemas, pois elas acabam atraindo a piedade alheia. Para muitos, ser visto como “o coitado” é algo acolhedor, quase uma ostentação. São pessoas que adoram falar sobre doenças reais ou imaginárias nas filas dos bancos, das padarias…

Para recebermos uma bênção, é fundamental nos sentirmos merecedores dela, pois a felicidade não se sente confortável perto de pessoas que não sabem lidar com ela.

 

Direitos autorais da imagem de capa licenciada para o site O Segredo: 123RF Imagens.





Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.