Reflexão

Se você precisa implorar, então não é amor, é apego!

Capa Se voce precisa implorar entao nao e amor e apego

Viver um amor saudável é algo leve e tranquilo! Se amar lhe causa angústia, desconfie!

É seguro dizer que, se existe algo que nos une na experiência humana, é a vontade de ser amados. Podemos não saber como amar alguém da melhor maneira, dar-lhe o apoio e a compreensão de que precisa, mesmo assim isso não diminui a nossa vontade de ser a pessoa amada.

Entender isso é importante, pois precisamos aceitar esse sentimento primitivo, principalmente aqueles que consideram os sentimentos uma fraqueza.

Mas existe um lado negativo nessa nossa busca por afeto. Cegos por essa vontade de ser amados, podemos cair na armadilha de pensar que vale tudo pelo amor. E não, não vale. Mesmo que a vida toda nos tenham ensinado o contrário.

É preciso que fique claro para todos, dos mais jovens aos mais velhos, que a ideia de amor que nos foi alimentada pela mídia e a literatura pode ter momentos lindos, mas amar de verdade não é nada como aquilo. Um amor de verdade, saudável não precisa passar por tantos momentos de sacrifício. Existem sim concessões em uma relação, mas quando alguém cede demais ou quando algo sempre é um peso, é sinal de que as coisas não vão tão bem assim entre os pombinhos.

O amor vem de forma espontânea, independentemente se você se acha digno ou não desse sentimento, se é ou não a hora certa. Uma força da natureza, o maior impacto que podemos experienciar; o amor é inexplicável e age de maneira própria.

E por mais que doa, é preciso perceber quando aquilo que estamos vivendo não é amor. Saiba que se você precisa forçar situações para se sentir amado, o que você sente não é amor, mas sim um forte apego por aquela pessoa ou situação, afinal quem nunca ouviu falar daquela pessoa que parecia gostar mais de estar num relacionamento do que da pessoa com quem de fato se relacionava?

Amor não se pede, não se implora, apenas se retribui, e somente se você sentir o mesmo!

Nessa falsa necessidade de sempre estar em um relacionamento amoroso, acabamos confundindo amor com apego e comodismo, e assim ficamos mais vulneráveis a nos relacionar com pessoas que não necessariamente querem o nosso bem, mas muito provavelmente só sentem que precisam preencher a caixinha de “relação” na sua vida o quanto antes, por isso concordou em estar num relacionamento mesmo sem a faísca da paixão.

Se duas pessoas estão unidas apenas pela convenção, é muito difícil que um amor genuíno nasça entre elas, e assim uma sempre estará fadada a pedir migalhas de afeto para a outra, que não será capaz de lhe corresponder. É triste pensar em um casal que está junto, mas não se ama, mas infelizmente isso é mais comum do que se pensa.

Quando o amor deixa de ser um sentimento em nossa sociedade e se transforma em mais atividade a cumprir na eterna lista de tarefas, temos mais pessoas interessadas em completar uma tarefa com superficialidade, ao invés de se abrir para conhecer outro alguém.

Se você se pega implorando por amor no seu relacionamento, isso já é um sinal avançado de que algo precisa mudar. Talvez até mesmo essa fase do casal precisará chegar ao fim.

Pois embora o amor não se pareça nada com os filmes, ele é sobre se sentir bem e acolhido pela pessoa ao seu lado. Se amar só lhe causa angústia e sensação de perda, talvez nem seja amor, para começar.

0 %