Se você pretende viver um relacionamento saudável e duradouro, pare um pouco e leia isso:

8min. de leitura

Além de ser uma fonte de felicidade, as relações são grandes oportunidades de crescimento pessoal. Por isso, saber como manter um relacionamento é imprescindível para ter harmonia e bons momentos com a pessoa amada.



Esse é um grande desafio, não é mesmo? Afinal, não basta apenas ter alguém do lado. É fundamental que essa convivência seja harmoniosa, pautada no respeito e sobretudo no amor — por si e pelo outro.

E para ajudar a transformar o seu relacionamento em uma experiência saudável, confira as dicas que separamos para você. Não deixe de ler!

1. Preze pela honestidade

Nenhuma relação pode sobreviver sem honestidade. É por meio dela que a confiança se estabelece entre o casal. É importante que ambas as partes estejam comprometidas não apenas um com o outro, mas também com a verdade. A honestidade é imprescindível não apenas em relação à fidelidade. As partes do casal devem ser honestas com si mesmas e com a individualidade de cada um. É a partir desse comportamento que surge o respeito mútuo.

Por isso, o casal deve cultivar uma relação transparente. Essa pode ser uma tarefa difícil, mas uma vez que a honestidade se torna referência, fica mais fácil superar as dificuldades e elevar o relacionamento a um patamar maior.



2. Valorize os pequenos momentos

Muita gente pensa que felicidade é estar alegre o tempo todo. Na vida de casal, seja no namoro ou no casamento, altos e baixos são perfeitamente normais.

Ninguém é feliz o tempo todo e por isso, valorizar e apreciar os pequenos — e bons — momentos é tão importante. Quando estiverem juntos, esqueçam os problemas e aproveitem ao máximo a companhia um do outro, principalmente em um cotidiano movimentado devido ao trabalho, estudo e outros compromisso. E acredite, esses pequenos momentos podem se transformar em valores maiores, como a cumplicidade, a confiança, o respeito e, claro, a amizade.

Sendo assim, não desperdice as pequenas coisas. Desfrute-as com seu parceiro!



3. Dose o ciúme

Uma pitada de ciúme não faz mal. Porém, quando fora de controle, pode destruir o relacionamento e causar muita dor.

Segundo a psiquiatra italiana Donatella Marazziti, quando se ama, ninguém está imune ao ciúme. É preciso então estar atento ao exagero, que é patológico e não deve ser incentivado. Nesse sentido, a confiança e a honestidade são primordiais. Converse com seu parceiro, estabeleça diálogos construtivos sempre que identificar ciúme e, se o ciúme for recorrente, recolha-se e reflita sobre a importância de manter a harmonia entre vocês.


4. Não abra mão da individualidade

Um erro muito comum em relacionamentos é abrir mão da vida social e viver um em função do outro. Você pode até achar que agir assim vai ter seu parceiro sempre à disposição. Mas não se engane! Ninguém consegue viver por muito tempo em uma ilha. E é isso que as relações se tornam quando o casal não se relaciona com o mundo lá fora. Para evitar que isso aconteça, não abra mãe de sua individualidade.

Sair com os amigos — com ou sem o parceiro — é um hábito que não deve ser abandonado. Se uma das partes é ciumenta, explique logo no início da relação que você valoriza seu espaço e que não pretende abrir mão dele. Da mesma forma, aprenda a respeitar o espaço do outro. Um relacionamento envolve duas pessoas e isso não pode cair no esquecimento. São duas pessoas que se amam e escolheram compartilhar a vida juntas. Não faz sentido querer acorrentar o outro, pois o amor é livre.


5. Faça as pazes rapidamente

Brigou? Não demore para fazer as pazes. Brigas fazem parte da vida a dois, mas não precisam criar uma situação desagradável. Nesse contexto, saber ceder é uma atitude que deve ser adotada por ambos.

Longas discussões são eficazes para minar um relacionamento. Por isso, se perceber que elas são frequentes, converse com seu parceiro. Deixe o orgulho de lado e reconcilie-se, mesmo que você tenha a razão. Acredite: muitas veze é melhor zelar pela paz do que ter razão.


6. Tenha paciência

A paciência é tão importante quanto o amor. Conviver com outra pessoa requer doses diárias dessa virtude, por isso, exercite-a. São manias diferentes, além de valores, defeitos e experiências de vida. É normal que de vez em quando essas diferenças se manifestem. Por isso, sempre que perceber que algo está saindo do rumo, respire fundo e conte até dez. Tente analisar a situação e jamais tome decisões de cabeça quente.

A psicóloga Márcia Ballaminuti diz que o cultivo da paciência é um aprendizado sobre si mesmo, as pessoas e os relacionamentos. E quem souber usá-la bem tem mais chances de ter sucesso em suas empreitadas. E isso vale não só nas relações amorosas, mas em todos os setores da vida.


7. Seja sempre você mesmo

Essa dica tem tudo a ver com amor-próprio. Quando você se ama entende que ninguém vale a pena quando exige que você mude. Claro que mudanças são necessárias e normais, porém, a perda de identidade é um grave sintoma da falta de amor-próprio.

Para manter um relacionamento saudável é preciso abandonar as máscaras. Seja você o tempo todo. Não é necessário que você mude seus gostos, manias e opiniões para agradar alguém. Quem exige isso não sabe nada sobre o amor e, em vez de construir algo sólido e feliz, só vai trazer problemas. E você não precisa disso, não é mesmo?


8. Dê apoio ao seu parceiro

O apoio pode — e deve — ser integral. Em uma relação saudável, espera-se que os dois sejam suportes um do outro nas horas difíceis. Incentive seu parceiro com palavras de apoio. Elogie suas qualidades e faça com que ele perceba em você uma companhia para a vida, que estará ao seu lado em todas as circunstâncias. Afinal, é isso que vocês são: duas pessoas que escolheram ficar juntas e enfrentar os desafios do dia a dia.

Agora que você já conhece nossas dicas, é hora de colocá-las em práticas. E, acredite, não é difícil quando a vontade de fazer as coisas darem certo vem em primeiro lugar.

Gostou das nossas dicas de como manter um relacionamento saudável? Então compartilhe esse texto nas suas redes sociais e mostre para outras pessoas!

Baixe o aplicativo do site O Segredo e acompanhe tudo de pertinho. Android ou IOS.





Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.