4min. de leitura

Se você quer um bom relacionamento, nunca cometa este erro!

Manter o relacionamento de forma saudável nem sempre é fácil.


Quando passamos da fase do encantamento, logo percebemos que o outro nos provoca muitos questionamentos e alguns hábitos, gostos ou objetivos são diferentes dos nossos, facilitando que a relação caia numa eterna crise de discussões e desencontros.

Nesse momento, entramos no movimento de confrontação e, muitas vezes, não entendemos que, para manter um bom relacionamento, devemos sempre observar que rumos de verdade a relação tem tomado.

É simples observar isso. Todo relacionamento necessita de um equilíbrio, é preciso avaliar se o seu tem seguido um equilíbrio positivo ou negativo.

Quando falamos de equilíbrio positivo, exemplificamos com as boas ações que o casal troca, como carinhos e cortejos. Toda ação gera uma reação: se você age de maneira positiva com o seu parceiro, ele sentirá necessidade de lhe retribuir, seja com agradecimento, gesto ou comportamento que agrade o outro.


Podemos exemplificar o equilíbrio negativo com os momentos em que um age de modo negativo com o parceiro e recebe em retribuição comportamentos igualmente negativos. Quando o parceiro critica, é agressivo, insensível, sem capricho ou indiferente, e o outro sente a necessidade de agir da mesma maneira, então entram num ciclo de equilibrar a negação, comportando-se em modo de disputa.

No comportamento de disputa, o casal sempre sai perdendo, porque a finalidade do relacionamento passa a ser obter um vencedor para a briga.

Sendo assim, ambos deixam de se importar se estão ferindo, machucando o parceiro, pois este passa a ser visto com adversário. A grande verdade é que o casal entra num movimento destrutivo, que alimenta ou tenta apaziguar apenas o seu ego ferido, sendo que para manter esse ego, ganhar a briga representa até um divórcio ou separação.


Caso você observe que a sua relação se encontra nesse comportamento de disputa, a saída saudável é equilibrar a sua relação novamente para o movimento positivo.

Seguem algumas dicas de comportamento positivo:

– Por mais que seja difícil, reconheça – e diga para o seu parceiro – as suas falhas e sentimentos negativos na relação, isso funciona como uma bandeira branca para apaziguar as constantes brigas.

– Ofereça-se para ouvir sugestões de como evitar as suas falhas e, se o parceiro concordar, façam o exercício de buscar soluções juntos para as falhas de ambos.

– Procure se lembrar dos motivos que fizeram você se apaixonar pelo seu parceiro e resgate essas características ou as características novas que admira nele.

– Pergunte ao seu parceiro o que você pode fazer com frequência para que ele se sinta amado e apreciado, e se proponha a fazê-lo, se for algo plausível.

– Por último – e não menos importante –, façam o exercício de resgatar o propósito da relação de vocês para se orientar com uma razão a fim de permanecerem juntos.

 

Direitos autorais da imagem de capa licenciada para o site O Segredo: 123RF Imagens.





Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.