publicidade

Se você tiver este comportamento, será mais bem sucedido do que 90% das pessoas:

Um importante CEO decidiu se aposentar do seu império de chocolate, império esse que passou os últimos 40 anos construindo. Reunindo seus dois filhos no escritório, ele anunciou que o filho mais novo assumiria com efeito imediato.



O filho mais velho ficou muito chateado, e não entendia po que seu irmão mais novo agora seria o CEO do negócio da família. Ele questionou seu pai por horas perguntando porque tomou tal decisão.

O pai disse: “Saia e encontre-me uma ideia para um novo sabor de chocolate. Visite nossos fornecedores e descubra em quais novos sabores podemos investir.”

O filho mais velho saiu e voltou orgulhosamente dizendo: “Eles podem potencialmente nos fornecer novos sabores, incluindo framboesa, coco e pistache!”


se-voce-tiver-este

Steve, o pai, pediu a mesma coisa ao irmão mais novo, que voltou depois de um tempo dizendo: “Eles podem definitivamente nos fornecer novos sabores, incluindo framboesa, coco e pistache. Eles disseram que estariam dispostos mais barato conosco, se investirmos mais nos sabores framboesa e coco. Também disseram que estão buscando novos sabores e vão nos avisar, e negociar um desconto se decidirmos comprar em massa quaisquer novos sabores que fabricarem.

O pai então se voltou para o filho mais velho e exclamou: “É por isso que seu irmão mais novo está assumindo o negócio.”



A chave para o sucesso é a iniciativa

O que a história acima mostra é que a maioria das pessoas não pensa fora da caixa. Quantas vezes nos sentamos no trabalho e fazemos exatamente o que nos dizem, nunca nos desviando das instruções? Nós caímos muito frequentemente nesta armadilha de fazer o mínimo, mas isto permite-nos alcançar o sucesso?

A resposta é não. Sentir a necessidade de ser gerenciado em todas as áreas e só fazer o que nos pedem, nos restringe de ter influência em qualquer coisa. Pessoas bem-sucedidas são as que sabem que as coisas não são preto e branco – que a + b não é automaticamente igual a c. Elas são as que pensam em maneiras mais eficientes de fazer as coisas e mostrar o seu pensamento “fora da caixa” para as pessoas ao seu redor.

É tudo sobre ser proativo, ao invés de reativo. Ser reativo pode mantê-lo preso e impedi-lo de avançar – enquanto isso pode ser bom para alguns, se você quiser chegar à frente e ser mais bem sucedido, ser proativo é muito mais eficiente. Trata-se de ser ativo ao invés de passivo, e não deixar que as coisas aconteçam com você, mas sim criar o seu próprio caminho para as oportunidades.


Como se tornar um iniciador proativo

Se você acha que está preso em uma rotina ou quer ser melhor sucedido no trabalho, mas não tem certeza de como impulsionar-se para a frente, existem alguns hábitos que pode adotar não só para ajudar a si mesmo, mas para garantir que seja notado pelas pessoas com influência em sua carreira.

  1. Assuma a propriedade de seus problemas: Perceba que ninguém além de você é responsável por levá-lo aonde você quer estar. Adote a mentalidade de que cabe a você encontrar as soluções para os problemas. É muito fácil transferir a culpa ou a responsabilidade para outra pessoa, mas o processo de pensamento não leva ao sucesso.
  2. Concentre-se no que você pode controlar, não no que você não pode: A razão pela qual muitos de nós ficam presos é porque acabamos focando em coisas que não podemos controlar, o que leva à frustração e à tendência a desistir. Concentrando-se no que você pode controlar e desenvolvendo ideias de solução, você terá muito mais chances de encontrar uma definição bem sucedida e conduzir pelo exemplo no processo.
  3. Use metas SMART (inteligentes): É uma boa opção quando se trata de alcançar seus objetivos e sonhos. SMART (S: específicas, M: mensuráveis, A: atingíveis, R: realistas, T: oportunas). Essa metas vão colocá-lo em bom lugar quando se trata de alcançar o que você quer.
  4. Seja consistente: não se trata de ser proativo uma ou duas vezes – certificar-se de ser consistente em sua proatividade é a chave para ser notado, e impede que você volte a ser reativo. Sempre pense em melhores maneiras de resolver as coisas.

se-voce-tiver-este2

Quando se trata de ser bem sucedido, seja na sua carreira ou em qualquer área de sua vida, é tudo sobre ter a capacidade de ter iniciativa. Esperar algo acontecer significa que nunca estamos verdadeiramente no controle de nossos resultados. Portanto, lembre-se de ser proativo e usar a sua iniciativa, porque isso permite que você faça mais do que o necessário e abra-se a melhores hábitos e mais oportunidades.

___

Traduzido pela equipe de O SegredoFonte: Life Hack

Baixe o aplicativo do site O Segredo e acompanhe tudo de pertinho. Android ou IOS.

Texto escrito com exclusividade para o site O Segredo. É proibida a divulgação deste material em páginas comerciais, seja em forma de texto, vídeo ou imagem, mesmo com os devidos créditos.




Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.