Comportamento

“Se vai convidar amigos da escola para festa do seu filho, precisa levar convites para todos os alunos”

2 capa Se vai convidar amigos da escola para festa do seu filho precisa levar convite para todos os alunos

Jess Martini acredita que todas as crianças que levam convites para a escola precisam levar para todos os colegas, caso contrário podem traumatizar os demais.



Durante o período escolar, uma das coisas que as crianças mais adoram é comemorar aniversários, tanto os delas quanto de colegas. Comer salgadinhos, docinhos e bolo de aniversário, brincar até o corpo cansar e ficar suado, sem precisar se preocupar com horários ou qualquer outra coisa.

Esse é também o primeiro contato com a rejeição ainda na infância. A sensação de não ser convidado para um evento do qual todos os colegas participaram, o sentimento de isolação, sem falar num possível complexo de inferioridade. A infância é o momento da vida em que o lúdico toma conta das relações, mas isso não significa que as frustrações e tristezas não existam.

Pensando justamente nisso, Jess Martini usou sua conta no TikTok para abordar o assunto de maneira mais didática, só que desta vez pensando em uma conversa com os pais, não com as crianças. Refletindo sobre exclusão na escola, ela disse que as crianças que levam convites de aniversário para a escola têm a obrigação de convidar todos os alunos da sala, assim nenhuma criança se sentiria rejeitada ou traumatizada.


A reflexão começou com uma trend na rede social, onde inúmeras pessoas contavam suas histórias sobre momentos de solidão na escola. Em um dos vídeos, uma pessoa afirma que sempre ficava de fora quando as crianças distribuíam convites de aniversário, não sendo convidada para nenhum evento.

Jess explica que é justamente por isso que quando um aluno tem a intenção de levar alguns convites de aniversário para a escola, precisa ter o bom senso de levar convites para todos os alunos da sala de aula. Caso seja impossível chamar todos os alunos ou exista certa preferência (quais chamar), o ideal é entregar os convites fora do ambiente escolar, para que outros colegas não precisem se sentir rejeitados.

2 2 Se vai convidar amigos da escola para festa do seu filho precisa levar convite para todos os alunos

Direitos autorais: reprodução TikTok/@jesmartini.

2 3 Se vai convidar amigos da escola para festa do seu filho precisa levar convite para todos os alunos

Direitos autorais: reprodução TikTok/@jesmartini.


Essa é uma estratégia que serve para proteger, segundo a mãe, aquelas crianças que nunca são convidadas para nenhuma festa ou comemoração. Para Jess, na maioria das vezes, os pequenos que ficam de fora da maioria dos convites são aqueles que vivem uma realidade difícil, uma vida doméstica atribulada ou até mesmo atraso no desenvolvimento e deficiência, preconceitos que criam asas desde os primeiros anos de socialização.

A mãe explica que já ouviu muitas pessoas defendendo a ideia de que “as crianças precisam aprender que a vida não é justa”, mas não acredita que essa seja a melhor maneira de explicar o conceito porque, para algumas pessoas, a vida é injusta desde o nascimento, e não as convidar intencionalmente para as festas infantis é “esfregar sal na ferida”, fazendo apenas que sintam que estão perdendo diversas experiências da sua faixa etária.

Ela também alerta para o caso da criança que é geralmente excluída das festas, explicando que os adultos e responsáveis têm que garantir que ela se sinta incluída naquele momento. Para Jess, já passou do momento de dar “lições” de desapontamento, precisamos nos aprofundar mais na hora de ensinar sobre bondade e inclusão.

Muitos usuários que se sentiram excluídos em algum momento de suas vidas, principalmente durante a escola, agradeceram a Jess e concordaram com suas palavras, explicando que essas experiências negativas nunca serão esquecidas, até mesmo na fase adulta, provavelmente, desencadeando traumas variados.


Os seguidores ainda perguntaram qual a necessidade de um adulto se tornar aquele indivíduo que faz a vida de uma criança injusta apenas para lhe mostrar que a “vida é assim”? Todas as crianças estão sob responsabilidade dos adultos, e não apenas os próprios filhos.

Influencer Jessica Alves vai passar por cirurgia de transplante de útero

Artigo Anterior

Carmo Dalla Vecchia fala sobre paternidade: ‘Ele repete: dois pais’

Próximo artigo

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.