Espiritualidade

Segurar este ponto pode dissolver stress e ansiedade

“Estou convencido de que a acupuntura vai ser uma das maiores contribuições que qualquer grupo de pessoas fará para o futuro de toda a medicina, se for tratada corretamente pelas pessoas do mundo ocidental.” – Dr. W. Kenneth Riland, médico pessoal do ex-presidente Richard Nixon



Contrariamente à crença popular, a acupuntura não só envolve agulhas, mas a aplicação de calor ou – neste caso, a pressão – para tratar uma variedade de doenças e dores. Componente essencial da medicina tradicional chinesa, a aplicação de pressão em diferentes partes do corpo também é útil para ajudar a aliviar vários tipos de desconfortos psicológicos.

A medicina tradicional chinesa (MTC) só agora está começando a ganhar reconhecimento como uma forma eficaz de terapia, não só para os estudiosos e praticantes da MTC, mas também na medicina moderna. Surpreendentemente, as técnicas de MTC foram desenvolvidas há mais de 2.500 anos atrás. Basicamente 430 anos antes do nascimento de Jesus. Incrível!

A antiga medicina chinesa também introduziu as práticas da medicina herbal, massagem, qigong, e várias formas de terapia dietética. A prática é tão eficaz que continua a ser uma das técnicas de cuidados primários utilizados em toda a China. Outra prova da eficácia do MTC é a sua ampla adoção por vários países da Europa e outras áreas do mundo, incluindo os Estados Unidos.


Esta breve história envolvendo a prática de MTC segue perfeitamente em nossa próxima discussão: como utilizar um ponto de pressão específico do corpo para aliviar eficazmente o stress e ansiedade. Há realmente um termo usado para descrever esta prática, acupressura – um primo próximo da acupuntura.

De todos os tipos de impedimentos psicológicos, estresse e ansiedade podem ser os mais prevalentes. Esta prática se destina a contornar a nossa resposta programada para o stress e ansiedade – respiração superficial e aumento da frequência cardíaca.

Pressão nesse ponto pode dissolver o stress e ansiedade

O ponto de pressão que vamos utilizar para esta prática é uma área do corpo conhecida como CV 17. Esta área está localizada quase que diretamente no centro do peito.


Aqui está como localizar o CV 17, também conhecido como Mar da Tranquilidade na medicina chinesa:

segurar este ponto2

– Use os dedos para esfregar lentamente para cima e para baixo no centro do esterno. Você sente um pequeno recuo nesta área.

– Uma vez que você encontrou este recuo, podemos começar a prática de cura.


Pronto?

– Em primeiro lugar, sente-se em uma posição que permite que a coluna vertebral permaneça direita e na posição vertical.

– Em segundo lugar, coloque as palmas das mãos com os dedos apontando para cima (semelhante a uma posição de oração). Pode ser útil usar uma cadeira de costas retas para ajudar permanecer em linha reta para a prática.

– Em terceiro lugar, quando já estiver sentado com as mãos na posição correta, use os dedos de trás do polegar para pressionar suavemente o centro do ponto CV 17.


– Em quarto lugar, quando já estiver nesta posição e pronto para começar, feche os olhos.

– Durante esta prática, é essencial:

(1)Concentre-se na respiração profunda e relaxada. Quando forçado e/ou ansioso, é tentador voltar a respirações superficiais;

(2)Mantenha as costas retas e na posição vertical. Isto permite-lhe respirar plena e profundamente, enchendo os pulmões no processo;


(3)Mantenha a cabeça erguida, mas relaxada. Semelhante à forma como a sua cabeça ficaria quando olhando um pouco para baixo. Ao expirar, é perfeitamente normal que a cabeça se mova em um ângulo para baixo (quando pulmões estão expelindo o ar, isso é natural).

Continue esta meditação de respirar por no mínimo 2 a 3 minutos. Isto irá permitir que a frequência cardíaca e da mente fiquem em um estado relaxado. Para perceber os inúmeros benefícios da prática, realize esta meditação de respiração de duas a três vezes por dia, permanecendo sempre ciente da importância da respiração profunda.

Diz-se que, além de ajudar a aliviar o stress e ansiedade, esta prática também é eficaz em ajudar as pessoas com depressão, fadiga crônica, PTSD, desequilíbrios hormonais, ou durante o período de recuperação após uma lesão ou cirurgia.

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Traduzido pela equipe de O SegredoFonte: Power of Positivity

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