publicidade

Seis mentiras sobre dieta

Seis mentiras que você precisa saber sobre dieta para levar uma vida mais consciente e saudável.



1. Você precisa fazer dieta para emagrecer

Na verdade, você precisa é de um forte propósito em que a educação alimentar faça parte dele. Quantas pessoas fazem dieta e emagrecem? Apenas uma minoria, pois a intenção de emagrecer da maioria das pessoas não está relacionada a um forte propósito e sim a um fraco objetivo que é logo esquecido já no primeiro encontro com um delicioso brigadeiro, por exemplo. Esse grande propósito não precisa estar relacionado à recuperação da saúde no caso de uma grave doença, embora muitas vezes isso ocorra. O propósito pode estar relacionado ao seu grande sonho e objetivo de vida, a se tornar uma nova versão de si mesmo, etc.


2. É preciso ser magro para ter saúde

Nem sempre. Tem muitas pessoas magras com elevados índices de colesterol, triglicerídeos e glicose. Se sua predisposição genética é ter sobrepeso, e se isso não afeta os índices normais das taxas sanguíneas, você pode ser uma pessoa um pouco acima do peso e saudável. A gordurinha a mais só não é saudável quando começa a afetar sua saúde, tanto física quanto psicológica. Mas não pense que é preciso apenas emagrecer para ter saúde, é preciso levar uma vida mais saudável e equilibrada.


3. Fazer dieta é fácil, só depende de força de vontade

Se fosse assim todas as pessoas seriam magras. Modificar hábitos é trabalhoso, requer bastante instrução e conhecimento. Tem algumas doenças que afetam o metabolismo, podendo dificultar ainda mais. Sem contar que o corpo humano normalmente considera a gordura também uma reserva de energia para o caso de precisarmos utilizar para sobrevivência, como no caso de graves doenças, jejuns prolongados, etc. Por isso não é tão fácil “vencer” o nosso organismo para acabar com parte dessa reserva. Mas também não é impossível e nem tão difícil quando estamos dispostos a modificar alguns hábitos e a trocar alguns alimentos viciantes por outros que realmente saciam para “enganar” o organismo.



4. Fazer dieta ajuda a controlar sua fome

A modificação de hábitos e a educação alimentar podem ajudar a equilibrar os hormônios controladores da fome. Se alguns hormônios como da tireoide, por exemplo, estão em desequilíbrio, é preciso fazer um tratamento adequado com medicamentos, em conjunto com a dieta.


5. Dietas fazem bem para o corpo

Depende da dieta! Se for essas dietas de 800kcal/dia que você encontra facilmente na internet, tenha certeza que é muito mais prejudicial do que benéfico. Já ouviu falar em taxa de metabolismo basal? É a quantidade de energia/kcal mínima que nosso corpo necessita diariamente para manter a atividade vital, ou seja, para manter o funcionamento dos nossos órgãos, em repouso. Essa taxa varia de pessoa para pessoa, e pode ser de 1500kcal até mais de 2000 kcal! Nesse caso, obviamente que uma dieta de 800kcal não vai fazer bem à saúde. Por isso as dietas precisam ser prescritas e acompanhadas por um profissional competente para isso.


6. Um corpo magro vai fazer com que se sinta feliz

É isso que observamos por aí? Será que todas as pessoas magras são felizes? A questão não é ser magro, e sim sentir-se bem consigo mesmo. E se para isso é preciso atingir um peso exato e saudável, batalhe para alcançar esse propósito, assim você se sentirá feliz tanto no caminho da conquista quanto ao alcançá-lo. Só não se esqueça de procurar um acompanhamento profissional personalizado e lembre-se de que a vida está acontecendo hoje, portanto não deixe para ser feliz somente depois, seja feliz agora!



Direitos autorais da imagem de capa licenciada para o site O Segredo: yacobchuk / 123RF Imagens

Baixe o aplicativo do site O Segredo e acompanhe tudo de pertinho. Android ou IOS.

Texto escrito com exclusividade para o site O Segredo. É proibida a divulgação deste material em páginas comerciais, seja em forma de texto, vídeo ou imagem, mesmo com os devidos créditos.




Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.