ColunistasLei da Atração

Seja positivo. O melhor sempre acontece!

SEJA POSITIVO 1

Sempre é comum em determinados momentos de nossa história, que estejamos extremamente desencorajados e desestimulados a continuar em frente. Talvez você possa pensar que isso é comum, todos temos nossos dias ruins, mas não é exatamente dessa situação que eu estou me referindo. Existem períodos de extrema dor que todos temos de passar, seja por uma experiência traumática, longos períodos de recessão; na maioria das vezes eventos além do nosso “controle”.



Parecem como cavernas onde estamos presos, no escuro, sem uma saída aparente; é natural nesses casos sentir uma falta de esperança. Nesses momentos escuros em que passamos, é comum as coisas ficarem somente pior. Pessoas que cometem suicídio, outros ficam sem trabalho ou sem comida, a violência que se espalha com roubos e abusos de poder.

Tudo isso vem a contribuir que nossa autoestima se esfarele. Por mais preparado que possamos estar para esses momentos, não há como evita-los por completo.

seja-positivo


Uso a palavra “controle”, pois realmente essa é uma ideia ilusória sobre nossa realidade. Parece que sempre podemos ser melhores e a nossa sociedade nos impele a isso, uma competição são fim, onde tudo depende somente de nós e de nosso empenho. A realidade é bem diferente, não se trata de uma simples competição de força, essas mudanças são muito maiores do que nós, muito mais fortes do que um grupo de pessoas ou mesmo países inteiros.

Não quero com isso tirar do ombro das pessoas a responsabilidade dos seus atos. Apenas quero mostrar um foco diferente, um ponto de vista. Tanto internamente como externamente, podemos perceber que existem ciclos acontecendo. Não somos desconectados de outras pessoas e do mundo em si, somos mais do que simples frutos de nossas escolhas, mas além disso, construções de nossa sociedade que reproduzem sua cultura e sua história em nossas vidas.

Então, não há motivos para entendermos esses conceitos e quando estamos passando por um mal momento a culpa ser somente nossa. Existe o tempo de plantar e o tempo de colher, assim como existe o tempo de chorar e o tempo de sorrir. Por isso, não se trata de ser otimista como costumamos a ouvir; não que haja algo errado nisso, é apenas uma questão de ponto de vista.

Durante esses ciclos, hora podemos estar por cima e isso nos dá uma posição de extrema vantagem; não há benefício em pensar que as coisas só vão melhorar, entretanto é um bom momento para juntar recursos e energias para momentos vindouros, aproveitar ao máximo e cultivar nossas habilidades.


É o momento ideal de poupar algum dinheiro, fazer bons amigos, trabalhar nossas fraquezas; tempos ruins podem chegar e mesmo que não aconteça, você já estará preparado e poderá se preparar ainda melhor. Da mesma forma, quando os tempos ruins chegarem esse é o momento de manter o foco no que realmente importa e cuidar para que a chama do espírito não se apague.

Vários problemas vão se mostrar ao longo do caminho, dos mais diversos e desafiadores possíveis. Então você talvez pense por que essas coisas estão acontecendo; várias vezes eu também me perguntei, contudo, a resposta que muitas vezes não queremos perceber é que: as coisas são o que são e o que está feito está feito. Se erramos, isso era passível de que acontecesse, somos humanos e erramos. Nessas situações temos que ter uma atitude construtiva frente as dificuldades, entender que tudo acontece para um aprendizado nosso, nada irá mudar se ficarmos apenas lamentando.

A tristeza e a alegria são partes da vida, são energias e podemos manipular elas ao nosso bel prazer. Isso exige certa maturidade de nós, aceitar e aprender com nossos erros nos levam a lidar com todas as nossas dificuldades. Muitas pessoas em seus momentos mais tristes produziram seus melhores trabalhos. Entre outras coisas, a única certeza que podemos ter nesses momentos é que as coisas só podem melhorar.

seja-positivo


Então finalmente quando o sol raiar após toda essa tempestade, você pode sair bem mais forte do que quando entrou, mais maduro e mais bem preparado para as dificuldades futuras. Acredito que essa é uma visão realista dos fatos de como a vida funciona e como eu aprendi a lidar com tudo isso.

Um novo eu! – a vida é uma só e não estamos aprisionados a uma identidade imutável!

Artigo Anterior

Sabe aquela pessoa que sem esforço nenhum cativa?

Próximo artigo

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.