Sem comunicação, sem relacionamento!

Ao pensarmos em nos relacionar, caímos no campo da fantasia e esperamos que o príncipe no cavalo branco apareça. Na era onde as relações se iniciam em redes sociais ou em site de relacionamentos, vemos mais e mais pessoas se decepcionando no momento do face to face.

De fato para cada um existe um critério, alto, baixo, moreno, loiro, olhos claros, olhos escuros, magro, forte, gordinho, etc… contudo, para todos, o único critério que não pode faltar é a comunicação.

Um relacionamento, ou a possibilidade de um, não existe se não houver a comunicação entre ambas as partes.

É natural que no começo ambos falem um pouco mais a respeito de si mesmos, mas é com o passar do tempo que precisamos compreender e construir uma comunicação para aquele casal.

Centenas de relações hoje se desfazem por conta dessa falta. É comum ouvirmos que ao falarem um com o outro a sensação é de que não conseguem se compreender e as desavenças tomam conta.

É fundamental que manifestemos os nossos desejos, sonhos, pensamentos, valores, princípios através da fala. Dessa forma, faremos com que o nosso parceiro ou parceira compreenda aquilo que faz sentido para nós, bem como aquilo que não faz.

Quando nos colocamos para o mundo através da comunicação, é possível que a sua expectativa em relação a determinado assunto seja melhor compreendida, assim como as suas insatisfações.

Não é fácil fazer um relacionamento dar certo, mas sem comunicação as coisas só pioram! Precisamos ter uma fala clara e fluida com aquela pessoa que pretendemos dividir uma boa parte do tempo. Ah,  e que fique claro que comunicação não são apenas as famosas DR’s, mas também o elogio, a gratidão, a expectativa, as inseguranças, os sonhos, os desejos e até mesmo as bobagens.

Um casal sem comunicação passa a ser desconhecido um para o outro. Também devemos lembrar o que o silêncio de seu parceiro ou parceira pode ser uma forma de comunicação. A ideia é que saibamos compreender quem está ao nosso lado. Nada que é demais ou de menos é satisfatório, é preciso sempre haver um equilíbrio nas situações.

Quantas vezes você foi a um restaurante e viu aquele casal ao seu lado vidrado no celular? Este silêncio é o silêncio negativo, onde ambos buscam nas redes sociais a interação com outras pessoas, quando naquele encontro poderiam estreitar a sua relação, conversando a respeito do que podem pedir ou dos sabores que não gostam, das experiências que já tiveram.

Ao trabalhar com casais, sempre me deparo com essa falha. Muitos ficam presos no “eu acho” eu relação ao outro e esse é mais um dos principais problemas.

Quando você achar algo sobre alguém, lembre-se sempre de que essa é a sua medição através da sua régua e experiências. Para ter certeza é preciso perguntar, dialogar, comunicar-se.

Se hoje você percebe que a comunicação no seu relacionamento é falha, então conte ao seu parceiro ou parceira sobre o seu pensamento e dessa forma vocês conseguirão ter acesso um ao outro, criando margem para a resolução dos problemas.


Direitos autorais da imagem de capa licenciada para o site O Segredo: 123rf. com / andreypopov



Deixe seu comentário