Comportamento

Sem dinheiro suficiente, família humilde improvisa bolo de aniversário para filha de 3 anos com bananas

Como os pais da menina estavam desempregados, não conseguiram comprar um bolo ou presente para comemorar seu aniversário, mas isso não a impediu de cantar com alegria.



Não temos noção da extensão e do impacto da desigualdade social até nos depararmos com cenas e histórias como a que vamos contar aqui. Pode parecer algo muito distante da realidade da maioria dos cidadãos, mas a verdade é que a fome e a vulnerabilidade social aumentaram ainda mais durante a pandemia, mostrando que a crise sanitária é ainda mais grave para quem não tem dinheiro.

Segundo relatório da Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar (Rede Penssan), cerca de 117 milhões de brasileiros estão em insegurança alimentar, e 19,1 milhões passam fome no país.

Ainda que os dados sejam alarmantes, eles revelam apenas parte da realidade, já que a pesquisa foi conduzida entre os dias 5 e 24 de dezembro de 2020, quando o auxílio emergencial de R$ 300 ainda era pago a boa parte da população carente.


A pobreza não permite que os cidadãos se desenvolvam em sua plenitude, não os deixa viver como os demais, já que precisam trabalhar muito mais na tentativa de buscar suprir o mínimo. Os pais dessa pequena menina estavam desempregados no dia em que a filha completaria 3 anos, e não tiveram a chance de oferecer sequer um bolo simples à menina.

Para não deixar a ocasião passar em branco, eles colocaram algumas bananas em cima de uma panela com a boca para baixo, e posicionaram uma vela branca simples no meio do utensílio.

A menina parece não ver diferença entre aquela comemoração humilde ou outra que poderia ter, caso sua família recebesse alguma renda básica ou auxílio, mas sabemos que ela é pequena demais para compreender a situação.


Warung Jurnalis, em sua página do Instagram, compartilhou o caso que aconteceu na Indonésia, e explicou que foi o próprio pai da menina quem enviou o vídeo. O pai pedia orações à sua filha e explicava que era seu aniversário de 3 anos, mas como não estava trabalhando, aquilo era a única coisa que lhe podia oferecer.

O vídeo foi visto mais de 107 mil vezes, e muitos seguidores comentaram na publicação, pedindo o endereço da família, dizendo que lhe enviariam presentes.

Mesmo que seja impossível a uma pequena de apenas 3 anos discernir, as dificuldades que a família passam exaltam a complexidade em permitirmos que alguns enriqueçam mais que outros.

A pequena está radiante ao perceber que está recebendo atenção das pessoas que mais ama mas, definitivamente, todos os cidadãos deveriam ter suas necessidades básicas supridas.


Não conseguir ter um bolo simples em uma festa de aniversário do próprio filho nos mostra a vulnerabilidade social em que essa família se encontra, que não possui em sua despensa trigo, óleo, açúcar e fermento, ingredientes básicos na mesa da população. Esperamos que os pais possam encontrar emprego o quanto antes e que a menina tenha uma vida muito próspera!

Estes 3 signos são os mais ácidos. Podem ser muito irônicos e até grosseiros!

Artigo Anterior

Jovem vê publicação nas redes sociais sobre menina com deficiência e decide levá-la ao baile da escola

Próximo artigo

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.