Comportamento

Sempre pronto a ajudar, entregador vira analista de TI no intervalo de dois anos

2 capa site Sempre pronto a ajudar entregador vira analista de TI num intervalo de dois anos 1
Comente!

Gabriel, de 24 anos, conseguiu alavancar sua carreira ao aperfeiçoar seu trabalho e ser incentivado a melhorar sua capacidade de gestão e comunicação.

Entrar num novo emprego é um dos momentos mais felizes da vida da maioria dos cidadãos, principalmente quando ocupamos um cargo que condiz com nossa experiência e nossa capacidade. Conhecer uma nova equipe, assumir novas responsabilidades e até mesmo imaginar caminhos de desenvolvimento e evolução com aqueles colegas.

No segundo trimestre deste ano, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o desemprego no Brasil atingiu 14,1%, e embora seja a menor taxa do ano, mostra que, em comparação à mesma época de 2020, aumentou 12,9%. São 14,4 milhões de brasileiros que não têm emprego atualmente, com taxa de subutilização do trabalho de 28,6% (a taxa inclui a desocupação, a subocupação por insuficiência de horas e a força de trabalho potencial).

A queda do desemprego pode ser interpretada como um bom sinal, e significa que as pessoas seguem recuperando postos de trabalho, com empresários interessados em oferecer vagas. Mas, junto a isso, é preciso analisar a renda média dos cidadãos que, de acordo com dados do IBGE, caiu 10,2% no último ano, chegando a R$ 2.489, considerando todas as categorias do país, inclusive do setor público.

Outros dados nos quais precisamos ficar de olho têm a ver com o número de trabalhadores informais, de trabalhadores autônomos e da inflação no país, são estes números que juntos mostram se nossa economia pode ser considerada ou não forte o suficiente para o momento. O número de trabalhadores informais subiu 19,3%, sendo que os trabalhadores por conta própria chegaram a 18,1% no último ano, com a alta na inflação de 9% nos últimos 12 meses, de acordo com o Banco Central.

Estes fatores juntos nos mostram o tamanho das dificuldades encontradas pela população brasileira, que vê seu poder aquisitivo reduzir com o passar dos meses, grande parte pelo reflexo da alta dos preços. O desemprego também assusta, já que, desde que começou a série histórica do IBGE, nunca existiram números tão altos de pessoas desocupadas no país.

Para Gabriel Gildo, de 24 anos, o trabalho começou da forma como dava. Sem prospecção de vagas em qualquer área, ele acabou aceitando o emprego como entregador da empresa Rappi. Foram quase dois anos nas ruas, fazendo entregas, até que, recentemente, a oportunidade de sua vida surgiu, isso sem que precisasse trocar de empresa.

Vendo que existiam oportunidades na área interna do local onde trabalhava, resolveu aumentar a aposta e atuar num projeto. Infelizmente, depois de um tempo, esse projeto foi encerrado, e Gabriel pensou que seria demitido, mas o que não esperava é que os gestores estavam aptos a utilizar sua mão de obra e seus conhecimentos, além de aperfeiçoar o máximo que pudessem.

2 2 Sempre pronto a ajudar entregador vira analista de TI num intervalo de dois anos

Direitos autorais: Reprodução Instagram/ @gaabrielgab.

Com isso, o jovem recebeu uma promoção, assumindo o cargo de Analista PMO, no RappiBank Brasil, em dezembro do ano passado. Project Management Office (PMO) é o departamento responsável por analisar, definir e manter os padrões de gerenciamento de uma empresa, acelerando e melhorando os processos de controle e de execução de propostas do local de modo geral.

Há quase um ano nesse cargo, Gabriel também conseguiu fazer vários cursos, como espanhol, além de dar início à sua faculdade de Administração de empresas, pela Unip, algo que ele ainda não sabia quando poderia acontecer. Escolhido pela startup, o jovem foi reconhecido e recebeu investimentos em sua formação, algo que, por si só, ajuda na hora de realizar funções e até mesmo na disputa de vagas no mercado de trabalho.

Em uma de suas publicações do Instagram, vestindo uma camiseta da empresa onde trabalha, Gabriel abriu o jogo sobre suas experiências, e explicou que, desde que escolheram apostar em seu conhecimento e na forma como desempenha as funções, sente que amadureceu como nunca antes, sentindo-se vitorioso, independentemente da quantidade de derrotas ao longo do processo.

Comente!

Noiva levanta da cadeira de rodas para surpreender seu noivo no dia do casamento; assista

Artigo Anterior

Pit bull agarra um bebê pela fralda e o salva da casa que estava pegando fogo

Próximo artigo

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.