“senhor, dai-me força para mudar o que pode ser mudado…”

3min. de leitura

“Senhor, dai-me força para mudar o que pode ser mudado… Resignação para aceitar o que não pode ser mudado… E sabedoria para distinguir uma coisa da outra”.  São Francisco de Assis



Em diversos momentos da vida vamos nos deparar com situações diferentes daquilo que sonhamos, planejamos e desejamos. São momentos difíceis, porém, de grande aprendizado.

São Francisco de Assis, que viveu há mais de 830 anos já nos ensinava a orar pedindo sabedoria para distinguir aquilo que podemos mudar daquilo que precisamos aceitar.

Mesmo depois de tanto tempo, ainda nos ressentimos nos momentos em que as coisas não acontecem como desejamos. Ficamos bravos, desmotivados, descontentes e inclusive perdemos um pouco da nossa fé….


Ora, se acreditamos que a vida segue um curso justo, por que não aceitar determinadas situações, acreditando que naquele momento aquilo é o melhor que pode acontecer?

Não devemos confundir aceitação com conformismo. Aceitação é olhar para a realidade sem tentar negar, fechar os olhos ou fugir. É aceitar que um problema, por pior que seja, é real e precisa ser encarado como tal. Somente enxergando a realidade como é somos capazes de mudá-la, mesmo que seja com muita paciência e persistência.

A aceitação vai fazer com que a sua ansiedade diminua e que você se liberte da resistência e da negação que te prendem àquela situação. Enquanto resistir, fugir ou negar, nada pode mudar.


Para mudar algo que não está bom você precisa acolher a situação, conhecê-la, entendê-la e escolher o seu próximo passo. E você não consegue fazer isso se não aceitar as coisas como são.

Em qualquer situação aceitar diminui o peso do problema, afinal, “aquilo a que você resiste, persiste. ” – Carl Gustav Jung

Baixe o aplicativo do site O Segredo e acompanhe tudo de pertinho. Android ou IOS.





Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.