6min. de leitura

Senhor de 82 anos já salvou a vida de mais de 2 milhões de crianças com suas doações de sangue

James Harrison, o senhor conhecido como “o homem do braço de ouro” que salvou a vida de mais de 2 milhões de crianças!


O que você faz pelo mundo em que vive? Todos nós temos uma missão na vida e todos somos especiais de alguma maneira, mas para que possamos aproveitar ao máximo o nosso tempo por aqui, precisamos estar conectados ao nosso verdadeiro propósito e trabalhar dentro de nossas possibilidades para deixar o mundo um pouco melhor do que encontramos.

Algumas pessoas ainda não estão totalmente sintonizadas consigo mesmas e ainda precisam encontrar o seu caminho, mas outras já conseguiram compreender sua missão e causam uma grande mudança positiva em todos os lugares por onde passam.

Hoje, compartilhamos a história de uma dessas pessoas: um senhor australiano de 82 anos chamado James Harrison, que já salvou a vida de mais de 2 milhões de crianças!

A jornada de James começou quando, aos quatorze anos, precisou fazer uma cirurgia para retirar um de seus pulmões. A operação foi muito delicada e ele conseguiu permanecer vivo por conta das transfusões de sangue que recebeu durante o período. Desde aquela idade, ele havia decidido que se tornaria um doador para, assim, devolver o bem que foi feito a ele.


James teve que esperar até os 18 anos para ser um doador de sangue oficial, e assim que esse dia chegou tornou-se um doador da Cruz Vermelha e manteve o compromisso por 67 anos. Durante esse período, ele fez mais de 1.100 doações, o que colaborou para salvar a vida de mais de 2,4 milhões de crianças, um número impressionante!

Um fator especial contribuiu para que James pudesse ajudar todas essas crianças. Ele possui um tipo sanguíneo muito raro, conhecido como D negativo.

james harrison2

Este sangue é compatível com todos os grupos sanguíneos e também livre de anticorpos anti-A e anti-B, por isso, é usado na injeção contra a Doença do Rhesus – uma condição em que o sangue de mulheres grávidas ataca seus bebês não nascidos.


Os médicos acreditam que ele tenha adquirido esse sangue por conta das transfusões que recebeu quando criança.

“Na Austrália, até aproximadamente 1967, havia literalmente milhares de bebês morrendo a cada ano, os médicos não sabiam o porquê e era horrível. A Austrália foi um dos primeiros países a descobrir um doador de sangue com este anticorpo, por isso foi bastante revolucionário na época. Cada embalagem de sangue é preciosa, mas o sangue de James é particularmente extraordinário! Cada lote do Anti-D que já foi feito na Austrália veio do sangue de James. E mais de 17% das mulheres na Austrália estão em risco, então James ajudou a salvar muitas vidas”, disse Jemma Falkenmire, do Serviço de Sangue da Cruz Vermelha Australiana, à CNN em 2015.

james harrison3

James, também conhecido como “o homem do braço de ouro”, agora já atingiu a idade limite para doar sangue e deverá se aposentar dessa atividade na Cruz Vermelha, mas a sua contribuição foi tão grande que a instituição fez uma contagem de quantas vidas ele salvou e compartilhou com ele.

Sobre o seu feito, ele diz: “É muito emocionante quando eles dizem: ‘Você fez isso ou aquilo, ou é um herói!’ É algo que posso fazer. É um dos meus talentos, provavelmente meu único talento, ser doador de sangue.”

Em uma entrevista ao 9News da Austrália, James completou: “Eu salvei muitas vidas e trouxe muitas crianças novas para o mundo. Então, isso me faz sentir bem! Eu aumentei a população em alguns milhões, eu acho.”

Abaixo está um vídeo de sua última doação. Algumas crianças salvas por seu sangue e suas famílias foram prestigiar, ao lado de James, esse momento tão especial. Confira!

Muito especial! Uma pessoa que realmente cumpriu a sua missão com todo o amor e dedicação!

Que todos nós possamos guiar nossas vidas pelo caminho do bem e transformar as vidas daqueles ao nosso redor, assim como James Harrison!

Compartilhe essa história linda em suas redes sociais e conte-nos abaixo suas próprias experiências!


Texto escrito com exclusividade para o site O Segredo. É proibida a divulgação deste material em páginas comerciais, seja em forma de texto, vídeo ou imagem, mesmo com os devidos créditos.


Direitos autorais da imagem de capa: 9News Australia – Imagens no texto: Australian Red Cross Blood Service.





Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.