Senhora proibida de estudar realiza o sonho de cursar engenharia aos 70 anos

Allice Serafim foi proibida de estudar pelo pai e pelo marido, mas nunca desistiu de seu grande sonho e, aos 70 anos, começou a cursar o ensino superior. Uma grande prova de que nunca é tarde!



Allice Serafim, futura engenheira, é um grande exemplo para todos nós, quando se trata de persistência. Ela passou por muitos desafios sérios na vida, que podem não ser compreendidos pela nova geração.

Hoje em dia, o acesso ao estudo é um direito de todos mas, em seu tempo, as coisas não funcionavam dessa maneira. Desde a infância, o estudo foi um luxo, que a ela não era permitido ter. Aos 8 anos, seu pai a tirou da escola e, aos 18 anos, recém-casada, também foi proibida pelo marido de estudar.

Naquele tempo, as mulheres eram vistas como cuidadoras da família, não como pessoas independentes, que poderiam buscar estudo, por isso infelizmente o sonho de adquirir conhecimento teve de ser adiado.


Allice aprendeu a ler e a escrever sozinha, dentro de casa, com a ajuda de um caderno e de uma Bíblia. Quanto mais entendia, maior se tornava o seu desejo de cursar uma faculdade.

Natural de Catanduva, interior de São Paulo, Allice morou na capital do estado por muitos anos e, depois da morte do marido, retornou à cidade natal e deu início a uma nova fase de sua vida, dedicando-se ao grande sonho.

Depois de dedicar-se um tempo a cuidar das filhas, foi atrás de dar continuidade aos estudos. Entrou em um supletivo, no período noturno, e tornou as aulas sua prioridade, da qual não abria mão.

Em entrevista ao G1, ela conta que as aulas eram noturnas e nada mais a impediria de estudar. Depois de concluir o supletivo, Allice fez alguns outros cursos, como violão, informática básica, como falar em público, além de contabilidade.


A engenharia sempre foi uma área que despertou muito interesse em Allice, e depois de ficar sabendo que uma faculdade particular de Catanduva estava oferecendo bolsa para o curso, em 2018, ela decidiu prestar o vestibular, e passou.

Apesar de sua idade ser muito diferente da de seus colegas de classe, Allice, agora com 71 anos, é aceita por todos eles. Também é reconhecida pelos professores e pelo coordenador do curso, que admiram sua persistência, apesar das barreiras que encontra. O coordenador do curso, Nilton Romero, conta que a estudante é dedicada e, apesar das dificuldades, nunca pensou em desistir.

Allice é muito aplicada, e mesmo sabendo das dificuldades do mercado de trabalho, acredita que é capaz de atuar na área.

No entanto, ainda que não o consiga, para ela, está tudo bem, porque o seu sonho mesmo é estudar e ajudar as pessoas, é fazer o bem.

Que história mais incrível! Allice conseguiu superar os traumas do passado e realizar seu sonho; sua determinação é uma grande inspiração para todos nós!

Muito sucesso para ela, que seja muito feliz na profissão que escolheu!

 

Direitos autorais das imagens utilizadas no texto: arquivo pessoal.

Baixe o aplicativo do site O Segredo e acompanhe tudo de pertinho. Android ou IOS.

Texto escrito com exclusividade para o site O Segredo. É proibida a divulgação deste material em páginas comerciais, seja em forma de texto, vídeo ou imagem, mesmo com os devidos créditos.




Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.