3min. de leitura

Sentir o cheiro da natureza pode evitar estresse e várias doenças, estudo comprova

A natureza é o nosso primeiro e verdadeiro lar, e a conexão com ela sempre traz bons resultados para as nossas vidas.

Todos sabemos dos benefícios que o contato com a natureza nos proporciona. Bem-estar, tranquilidade, sentimento de conexão com a Terra, paz de espírito, inspiração, motivação, entre muitos outros.


É sempre bom fugir da rotina exaustiva das cidades grandes e curtir um tempo ao ar livre, descansando, refletindo, fazendo planos e até mesmo se reunindo com amigos e familiares para um programa divertido.

A natureza é o nosso primeiro e verdadeiro lar, e a conexão com ela sempre traz bons resultados para as nossas vidas. Mas o que muitos podem não saber, é que estar em meio à fauna e à flora, sentindo o cheiro da natureza, pode prevenir o surgimento de várias doenças, além de afastar o estresse de nossas vidas. Quem afirma isso são cientistas da escola de medicina Nippon, em Tóquio, neste estudo.

Os cientistas japoneses acreditam que o contato com a natureza desperta sensações positivas em nós, graças aos odores do verde que afetam nosso corpo.

A natureza tem um cheiro particular, e sentir esse cheiro ajuda a reduzir drasticamente a pressão do corpo humano e também estimula estruturas moleculares que combatem várias doenças, como o estresse e o câncer.


De acordo com o estudo, quando nosso organismo entra em contato com esse odor particular, logo de imediato sentimos uma queda nos níveis de estresse e irritação, e quando passamos uma quantidade de tempo maior expostos a esse cheiro, temos a pressão arterial reduzida, assim como fortalecemos a imunidade do corpo.

O ato de olhar a natureza também nos faz bem, mas os efeitos são mais intensos quando os odores estão presentes. Trata-se de uma descoberta curiosa, mas que serve para reforçar a importância inegável da natureza em nossas vidas, uma conexão que deve ser incentivada e praticada.

Tornamo-nos uma sociedade evoluída e tecnológica, mas muitas vezes tudo o que precisamos para viver melhor é olhar para trás, para a sabedoria de nossos antepassados e valorizar seu legado de incentivo ao contato direto com a natureza, para a saúde, felicidade e longevidade das pessoas.


Como é a sua relação com a natureza? Você reserva um tempo em sua vida para ficar ao ar livre? Deixe um comentário abaixo e marque seus amigos!


Direitos autorais da imagem de capa licenciada para o site O Segredo: deklofenak / 123RF Imagens





Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.