Mensagem de ReflexãoO Segredo

Ser bom faz bem: 10 benefícios da bondade para a sua vida

destaque3

A bondade faz bem não só para os outros, mas principalmente para você mesmo. Segundo a ciência, cultivar a bondade regularmente aumenta sua felicidade e seu bem-estar, alivia os sintomas da depressão e ajuda a prolongar a vida.



Descubra como mostrar o melhor de você no dia-a-dia e comece hoje mesmo a colher os frutos!

1. SER BOM NOS TORNA MAIS FELIZES

Quando fazemos algo de bom para alguém, sentimo-nos bem. Em um nível espiritual, a bondade faz vibrar nosso espírito e entra em ressonância com o nível mais profundo de nosso ser. No aspecto bioquímico, a boa sensação que experimentamos é devida ao aumento da dopamina no cérebro, a qual produz naturalmente uma elevação de humor. .



2. A BONDADE PROTEGE O CORAÇÃO

Atos de bondade são frequentemente acompanhados de calor emocional, que libera por todo o corpo o hormônio ocitocina, de papel significativo no sistema cardiovascular. A ocitocina provoca a produção de óxido nítrico, substância química que dilata os vasos sanguíneos e reduz a pressão arterial, protegendo o coração. Assim, pode-se dizer que os atos de bondade são benéficos para a saúde cardíaca, prevenindo derrames e infartos.



3. A BONDADE RETARDA O ENVELHECIMENTO

3a

O envelhecimento a nível bioquímico é uma combinação de diversos fatores. No entanto, os dois principais culpados são os radicais livres e as inflamações, associados a um estilo de vida pouco saudável. As pesquisas mostram que a ocitocina (cuja produção aumenta através da bondade) reduz os níveis de radicais livres e de inflamação no sistema cardiovascular e, portanto, retarda o envelhecimento em sua fonte.



4. PESSOAS BONDOSAS MANTÊM RELACIONAMENTOS SAUDÁVEIS

Todo mundo gosta de pessoas bondosas e prefere se relacionar com elas. Além disso, elas têm uma tendência maior à compaixão e à compreensão, respeitando e entendendo melhor as necessidades do outro, apoiando suas escolhas e oferecendo apoio quando necessário.

A bondade reduz a distância emocional entre duas pessoas, fortalecendo a conexão entre elas, seja nos relacionamentos afetivos, familiares, de trabalho ou entre amigos.



5. A BONDADE É CAPAZ DE ALIVIAR A DOR

Acredita-se que o poder analgésico da bondade venha em parte dos opiáceos endógenos produzidos pelo corpo humano, também conhecidos como endorfinas, que são liberados quando ajudamos outra pessoa. O ato de ajudar por si só interrompe a transmissão dos impulsos de dor até o cérebro.


6. A BONDADE AMPLIA NOSSA PERSPECTIVA


6a

Para sermos gentis, precisamos observar o que acontece ao nosso redor. Quando ajudamos alguém, prestamos mais atenção no mundo exterior e percebemos que há várias maneiras de ver a mesma situação, ampliando nossa perspectiva de vida.

Ser gentil é extremamente benéfico quando se entende que a gentileza abre portas, muda o rumo dos conflitos, facilita negociações, transforma humores e melhora as relações.



7. GENTILEZA GERA GENTILEZA E ILUMINA O MUNDO

Quando somos bons, inspiramos outros a seguir a mesma trilha de gentileza. Assim como uma pedra cria ondas quando atirada em um lago, atos de bondade realmente criam um efeito cascata que se espalha de pessoa para pessoa, repercutindo em toda a comunidade.

Quanto mais pessoas experimentam a nossa bondade, mais pessoas felizes nos rodearão. Quando aqueles que nos rodeiam são mais felizes, nosso mundo se torna um lugar mais belo, leve e cheio de amor.



8. A BONDADE FAVORECE A TOLERÂNCIA, A EMPATIA E A COMPAIXÃO

Quando abraçamos uma oportunidade para dar aos outros o melhor de nós, acabamos descobrindo que somos mais tolerantes, empáticos e compassivos do que imaginávamos.

Essas três virtudes (tolerância, empatia e compaixão) são pilares da felicidade e da paz de espírito, pois permitem que nos coloquemos no lugar do outro em vez de ficar sempre em uma postura agressiva ou defensiva.



9. A BONDADE AUMENTA A AUTOESTIMA

9a

Fazer atos de bondade melhora a auto-estima
Pessoas boas passam a se sentir úteis e importantes para os outros, redescobrem seu papel na vida de quem as rodeia e na sociedade como um todo. Quem faz o bem, ganha autoestima e confiança.


10. NÃO HÁ DEPRESSÃO QUE RESISTA À BONDADE

A bondade traz tantos benefícios para a saúde física, mental e emocional que a ciência já comprovou sua capacidade de aliviar a depressão tanto a curto como a longo prazo.

Em outras palavras, muitas vezes ajudar os outros funciona melhor do que tomar antidepressivos, com a vantagem extra de não produzir efeitos colaterais!

 

_____

Fonte: Escrito por Steven Anthony, Life Coach, Psicólogo e Terapeuta da Life Terapias (Guarujá, SP) via Life Terapias

Simplicidade pode rimar com felicidade: os 10 passos mais importantes para viver uma vida mais leve.

Artigo Anterior

Gentileza é a gente deixar o outro ser de carne e osso!

Próximo artigo

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.