Ser mentalmente forte é sobre como você se recarrega, não sobre como você resiste!

Fomos levados a acreditar que ser duro significa que você pode suportar mais. Quanto mais trabalhamos, mais resistentes nos tornamos. Quando pensamos que não temos mais força, mas ainda nos levantamos e continuamos – essa é a nossa concepção de resiliência. Quão errados estamos sobre o que realmente significa ser resiliente. Se nos privarmos de profundo relaxamento e recuperação, nos tornaremos cada vez menos resistentes e menos produtivos. Para mantermos o equilíbrio e nosso cérebro saudável, precisamos realmente relaxar.



De acordo com um estudo, o tempo de recuperação é a condição prévia para uma vida saudável e para evitar o estresse ocupacional. Se esgotarmos nossos corpos até os limites, acabaremos destruídos, enquanto que manter um equilíbrio saudável entre trabalhar e descansar nos ajudará a cumprir todas as nossas tarefas e não nos sentiremos oprimidos.


Sem descanso, você se torna menos bem sucedido

Para sermos sempre produtivos e fazermos o nosso melhor para realizar cada tarefa, a chave é deixar que nossos corpos e mentes se recuperem das obrigações cotidianas impostas por nossos empregos. Tendemos a privar-nos do sono a fim de fazer mais coisas, mas não percebemos até que ponto prejudicamos nossos corpos e que o efeito será oposto. Privação de sono prejudica a nossa atenção, memória de trabalho, memória de longo prazo e capacidade de tomada de decisão. Também tem um impacto negativo nos processos homeostáticos, que são necessários para o nosso corpo restaurar o equilíbrio e manter-nos saudáveis.

Sentir-se recuperado na manhã do dia anterior permite-nos estar totalmente focados no que estamos a fazer e trabalhar com o melhor de nossas habilidades. E, consequentemente, se continuarmos a pensar sobre o nosso trabalho, mesmo quando vamos para a cama, acordaremos sentindo fadiga, mesmo tendo horas suficientes de sono, e não poderemos nos concentrar inteiramente em nosso trabalho no dia seguinte.



Deixe o seu trabalho fisicamente e mentalmente

A verdadeira recuperação significa não só deixar o escritório, voltar para casa e deitar-se. Precisamos dar aos nossos cérebros algum tempo para se recuperar fazendo atividades que levarão a um verdadeiro estado de relaxamento. Deitar-se e pensar sobre a pilha de trabalho com a qual terá de lidar no próximo dia não produzirá resultados positivos e você vai acabar se sentindo exausto, embora não tenha feito praticamente nada – isso é porque o nosso cérebro também precisa descansar. Tente fazer alguma atividade criativa divertida que vai tirar sua mente do trabalho. As atividades criativas não relacionadas ao trabalho têm efeitos positivos sobre o desempenho no local de trabalho. Então, fique criativo e relaxe.


Tire um tempo para recuperar

Encontre tempo todos os dias para atividades que irão ajudá-lo a relaxar. Você pode ler seus livros favoritos, assistir a um filme de comédia, olhar fotos engraçadas, até mesmo comprar um livro de colorir para adultos e ver todo o estresse desaparecer conforme desencadeia sua criatividade. Se você não consegue parar de pensar sobre o seu trabalho quando vai para a cama, pode tentar meditar por 15-30 minutos a cada noite antes de ir dormir. Isso irá ajudá-lo a limpar sua mente de todas as preocupações.

Para se manter saudável e energizado, é importante saber quando parar, fazer uma pausa e recarregar. Se você não deixar seu corpo se recuperar, sempre se sentirá exausto e, portanto, menos capaz de fazer o seu melhor. Chegar aos seus limites não te torna resistente, saber como manter o equilíbrio entre trabalhar e descansar o faz.


____

Traduzido pela equipe de O Segredo – Fonte: Life Hack

Baixe o aplicativo do site O Segredo e acompanhe tudo de pertinho. Android ou IOS.

Texto escrito com exclusividade para o site O Segredo. É proibida a divulgação deste material em páginas comerciais, seja em forma de texto, vídeo ou imagem, mesmo com os devidos créditos.




Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.