ColunistasSuperação

Ser resiliente é não se entregar às adversidades e mesmo antes do tombo, estar preparado para levantar.

Ser resiliente é levantar-se mais do que cair. Não se entregar às adversidades e mesmo antes do tombo, estar preparado para levantar.



Ser resiliente é ser forte, flexível, resistente às dificuldades, não se abatendo. Aprendendo com os outros, seguindo sua vida, mantendo sua essência e conservando sua postura.

Para sermos resilientes precisamos ceder, respeitar a ordem dos acontecimentos, o momento da dificuldade, sendo resignados e pacientes. Sendo firmes e entendendo que só assim o problema será superado.

Ser flexível nessas horas é ter entendimento dos fatos e reconhecer a necessidade de sobrepor e progredir, vencendo cada etapa. A vida sempre estará nos pregando uma peça, apresentando um empecilho, colocando-nos à mercê do destino, testando nossa resistência para conhecer nossa capacidade de aceitação e superação.


Vamos descobrindo em nós força, coragem, motivação para resistir às surpresas, as doenças, a morte, ao desemprego, ao desânimo e incredulidade dentre outros. Quando deixamos o tempo trabalhar tranquilo, eliminando preocupações, apagando os rastros da caminhada, e abaixando a poeira, a estrada voltará a ficar limpa, livre e desimpedida novamente.

Porque dar tempo ao tempo e esperar é confiar, ter fé. O otimismo é um grande aliado dos resilientes. Com ele recuperamos as forças, contornamos a fraqueza, recuperamos a autoestima e acreditamos em nossas esperanças.

Posicionando, resistindo, enfrentando.  Encontraremos os recursos e alternativas para eliminar os riscos e contrariedades.

Após cada situação traumática, vamos nos refazer e contornar, vencendo os problemas e dando a volta por cima. Amadurecendo e ficando cada dia mais sábios, preparados e fortalecidos para nos impor diante da vida, de tudo que aprisiona e evoluir espiritualmente, enriquecendo-nos internamente e psicologicamente.


Quando confrontados o abatimento e a queda virão ao nosso encontro para nos mostrar que é caindo, tropeçando, espatifando e quebrando a cara, é que se levanta, que se mostra resistência e coragem. Resistindo que se caminha, lutando que se mata um leão a cada dia. Combatendo que se torna um gladiador, persistindo que conquistamos, sofrendo que amadurecemos, superando que avançamos, resignando que compreendemos, evoluindo que revolucionamos, enfrentando que vencemos as discórdias.

A persistência e esforço de ontem darão provas e atributos  no amanhã. É relevando que preparamos e construímos nossas futuras conquistas. É nessas horas que a gente vê que é mais forte do que pensa e vê os nossos votos de fé tendo eficácia. Nossas penitências, nossas via sacras, nossa aliança com Deus em evidência.

Você verá a árvore brotar os galhos, expandir, crescer, resplandecer e multiplicar a sua sombra. Verá a beleza das flores na primavera,  vindo alegrar seu coração e sua estação.

___________


Direitos autorais da imagem de capa: kegfire / 123RF Imagens

Ninguém além de mim pode me machucar mais que eu mesmo!

Artigo Anterior

Pessoas inteligentes passam mais tempo sozinhas!

Próximo artigo

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.