Amor-Próprio

Ser solteiro: do que se trata e porque pode ser o melhor jeito de viver sua vida.

“Há coisas piores do que estar sozinho. Mas, muitas vezes leva décadas para perceber isso. E na maioria das vezes quando o fizer, será tarde demais. E não há nada pior do que tarde demais.” – Charles Bukowski



Sim, existem coisas piores do que estar sozinho.

Na verdade, seus anos de solteiro podem ser alguns dos momentos mais produtivos e libertadores de sua vida. Mas pela forma com que algumas pessoas relutantemente usam seu status de solteiro, você poderia jurar que é algo para ser evitado a todo custo. Você vai, sem dúvida, conhecer pessoas que obsessivamente rastejam em bares e clubes à procura de alguém – qualquer um – que possa fornecer a segurança e o conforto de uma relação familiar. E então tudo vai ficar bem. Certo ?!

Nem sempre.


É uma pena que tantas pessoas enxerguem relacionamentos como a melhor parte da vida. Ser solteiro permite que você experimente tantas coisas que não são possíveis quando você está submetido às pressões financeiras e emocionais de um relacionamento. Esse tempo deve ser usado para crescer e evoluir além das expectativas da sociedade.

Ser solteiro pode ser o tempo mais maravilhoso e mágico de sua vida. Aqui está o porquê.

1. Trata-se de descobrir quem você realmente é.

Existem características físicas que todos nós sabemos sobre nós mesmos: altura, peso aproximado e sexo são as mais óbvias. Mas ser solteiro lhe dá uma oportunidade única: você começa a realmente descobrir quem você é. O bom, o mau, o indiferente, todos são postos a nu. Seus pontos fortes, pontos fracos e inseguranças expostas. Abrace a solidão e descubra tudo sobre si mesmo. Resolva enfrentar seus demônios ao invés de engarrafa-los. Tantos relacionamentos promissores são arruinados porque carregamos muita bagagem não resolvida de um relacionamento para o próximo. Ser solteiro é descobrir quem e por que você é o que é. E então a trabalhar para resolver os problemas.



2. Trata-se de explorar o que você quer fazer com sua vida.

“Ser solteiro significava que ninguém te queria. Agora significa que você é bonito, sexy e que está decidindo como você quer que sua vida seja e com quem você quer vivê-la.” – Sarah Jessica Parker

Quantas pessoas você conhece que tinham sonhos e ambições, mas caíram em um relacionamento infeliz? Talvez se sentiram obrigadas a assumirem novas responsabilidades que nunca quiseram ou esperavam? Há algo de profundamente trágico nisso. Quero dizer, não me interpretem mal, não há nobreza em viver para os outros e colocando suas necessidades antes das suas. E há momentos em que isso é absolutamente necessário e a coisa certa a fazer. Use esse tempo para perseguir suas paixões, vindo com recompensas monetárias ou não. Mergulhe no processo. Porque você nunca vai ser feliz a menos que encontre e ame o que faz.



3. Trata-se de ganhar confiança.

Ser solteiro permite que você desenvolva habilidades e talentos que pode ter esquecido ou nem sabia que tinha. Permite que você aprenda como fazer as coisas de forma independente e lidar com a mudança. Ser solteiro e criar a vida que você deseja é uma viagem. E a recompensa por uma jornada de autodescoberta é uma nova confiança e senso de contentamento. Suas escolhas, opções e liberdades são ilimitadas. Ter a confiança necessária para realmente aproveitar essas oportunidades significa que você vai viver e desfrutar a vida que quer.



4. Trata-se de ter conhecimento.

Uma jornada de autodescoberta requer que você explore diferentes culturas, crenças e modos de vida. Trata-se de aquisição de conhecimentos e sabedoria. Quando você é responsável apenas por si mesmo, você tem a oportunidade única de ir para onde seu coração te levar. A fome de aprender e um espírito curioso irão atendê-lo bem. Leia aquele grande livro que você nunca tinha passado do primeiro capítulo. Revisite os clássicos e amplie seus horizontes com novos gêneros da literatura. Viaje longe e absorva novas experiências. Absorva os cheiros, imagens, sons e cozinhas exóticas de terras estrangeiras.


5. Trata-se de recuperar a sua saúde.


Um relacionamento infeliz não é apenas a causa de muitos problemas de saúde mental, muitas vezes é o culpado por uma cintura em expansão. O seu bem-estar físico e emocional estão intrinsecamente ligados. Use esse tempo para nutrir seu corpo com qualidade, com alimentos integrais e se beneficie das endorfinas que o exercício proporciona. Você vai ganhar autoconfiança, satisfação e um sentimento de conquista que só um corpo humano forte e saudável conhece.


6. Trata-se de fazer as suas próprias regras.

Quando você está em um relacionamento, você tende a colocar as necessidades de outra pessoa antes das suas. Você não precisa mais vir sempre em primeiro lugar. Mas estar solteira significa que você pode ser egoísta, por todas as razões certas. Está com vontade de viajar? Pegue o vôo. Quer café da manhã na cama, uma caminhada matinal de lazer, seguida de um mergulho à tarde e jantar à meia-noite? Faça isso. Sendo solteiro, você começa a mergulhar no processo vital de realmente fazer as coisas, de viver, fazendo suas próprias regras. Não há limitações. Nada te prende, além de seus próprios medos. Não é hora de se livrar deles?



7. Trata-se de amar a si mesmo.

As pessoas sempre dizem que você tem que amar a si mesmo antes de amar mais ninguém. Bem, talvez não. Você certamente pode amar alguém, mesmo que esteja passando a mais escura das situações. Mas você simplesmente não pode dar o amor puro que é capaz, se está preso em baixa autoestima e arrependimento. Encontrar o seu verdadeiro “eu” e evoluir para o que você estava destinado a se tornar significa que aqueles que entrarem em sua vida serão enriquecidos pela experiência. Você vai estar presente, fazendo o melhor de cada momento. Aqueles que são capazes de se amar, parecem criar facilmente uma vida feliz e gratificante.

Será que essas vidas serão melhores e mais enriquecidas se compartilhadas com um parceiro? Depende. Às vezes, sim. Mas muitas vezes não. Se você ainda não está se sentindo satisfeito com suas escolhas de vida, e não sabe para onde está indo, talvez seja a hora de colocar a sua busca pelo parceiro perfeito em espera por mais um pouco …


Você tem que viver um pouco mais.

 

_____

Traduzido pela equipe de O Segredo


Fonte: LifeHack 

5 dicas para encontrar força e paz em tempos de tristeza:

Artigo Anterior

12 difíceis verdades que te ajudam a crescer:

Próximo artigo

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.