Será que o ho’oponopono funciona mesmo? vamos provar que sim!

7min. de leitura

Ho’oponopono é conhecido como filosofia de cura espiritual que coloca o indivíduo como criador da própria realidade, assim tem o poder de transformá-la em busca da própria felicidade.



Você também é daquelas pessoas que, de primeira, sempre desconfia de terapias não convencionais? É certo que a sociedade moderna deixou de lado o poder do Universo, da natureza e da espiritualidade para apostar na ciência e na tecnologia. Como consequência, tornamo-nos pessoas céticas que se perguntam se técnicas alternativas de cura interna dão certo mesmo.

Pois eu estou aqui para lhe garantir que, na minha experiência, ho’oponopono funciona, e muito! Mas para não ficar só na minha opinião, vou apresentar alguns casos do uso da filosofia havaiana e exemplos de como ho’oponopono funciona na sua vida.

Antes de tudo, o que é o ho’oponopono?

No geral, ho’oponopono é conhecido como filosofia de cura espiritual que coloca o indivíduo como criador da própria realidade. Dessa maneira, sendo criador da própria realidade, você tem o poder de transformá-la em busca do seu bem-estar e da sua felicidade.


Criada pela xamã havaiana Morrnah Simeona, ho’oponopono foi inicialmente utilizado como ritual para resolver os problemas da comunidade através do arrependimento e do perdão. Atualmente, é uma terapia praticada individualmente, sem precisar de muito estudo ou guia espiritual para conduzi-lo em seu caminho.

Sendo assim, essa terapia funciona como um mecanismo de comunicação entre você e sua “divindade interna” (sua alma) para um processo de arrependimento e reconciliação com você mesmo.

Essa reconciliação é importante, pois, de acordo com a filosofia havaiana, a maioria dos nossos problemas são frutos de memórias equivocadas do passado que nutrimos. Ou seja, nós estamos sobrecarregados do passado, e ele representa uma carga pesada em nossa vida.


Dessa maneira, ao tratarmos essas memórias que nos trazem dor e sofrimento, purificamos a alma e nos libertamos do passado. Com isso, ho’oponopono auxilia no nosso desenvolvimento pessoal e espiritual através da relação profunda com o nosso “eu interior”.

É bom saber que ho’oponopono é uma técnica de meditação simples, que utiliza uma oração e as quatro frases do mantra:

  • Sinto muito: como consciência de que o que o aflige, seja uma situação ou uma pessoa, é reflexo das suas ações.
  • Me perdoe: por utilizar uma experiência do passado como lembrança de dor e sofrimento.
  • Eu te amo: através do amor, é possível se transformar. Ao transformar você mesmo, você muda o mundo ao seu redor;.
  • Sou grata: você mostra a sua gratidão à vida por lhe dar a oportunidade de trabalhar suas ações negativas e, assim, evoluir.

Como o ho’oponopono funciona, na prática? 

As maneiras de aplicação do ho’oponopono são infinitas, no entanto, é importante manter em mente que você não busca uma resposta miraculosa nem uma solução precisa. Na verdade, você deve buscar um meio de escutar sua divindade interior para uma limpeza espiritual da carga negativa que você carrega dentro de você.

Confira abaixo diferentes exemplos de como o ho’oponopono funciona, na prática.

Uma dificuldade 

Através do ho’oponopono, você reconhece ser criador dessa dificuldade e, dessa maneira, não a enfrentará como sua inimiga. Pelo contrário, você a acolherá como parte da sua vida e, com isso, demonstrará sua gratidão por ter a oportunidade de superá-la e evoluir espiritualmente.

Quanto mais profundamente você mergulhar no seu interior, mais você se conectará com a sua alma para limpar as memórias que essa dificuldade deixou dentro de você. Além disso, você tem a oportunidade de se preparar para as adversidades do futuro.

Um problema financeiro 

Por acaso, você tem a impressão de que sempre está duro e nunca consegue economizar? Isso pode ser consequência de alguma experiência que você viveu no passado e à qual você insiste em se apegar.

Pessoas que já passaram por momentos de escassez têm a tendência de gastar muito dinheiro, por pensar que um dia lhes faltará. Desse modo, ao trabalhar o ho’oponopono, elas podem se libertar desses pensamentos e, finalmente, viver o instante presente.

A preparação de um evento

Organizar um evento pode ser muito estressante e demandar muita energia. Como resultado, em vez de aproveitar cada minuto, você passa as horas atribulado com milhões de tarefas e temendo que algo dê errado.

A verdade é que a sensação de medo que algumas memórias carregam tem o poder de nos cegar, impedindo que vejamos como a realidade pode ser simples. Dessa maneira, o ho’oponopono funciona como um método de limpar a mente, de nos livrarmos das expectativas e visualizarmos o evento, sem a influência de experiências ruins.

Não estou dizendo aqui que tudo o que aconteceu na sua vida de nada mais serve. Pelo contrário, as experiências devem ser vistas como aprendizados.

Porém, nunca como correntes que o impedem de avançar rumo a uma evolução espiritual.

Com o ho’oponopono, você retoma o poder da própria realidade, escutando a sua voz interior e respeitando o valor das suas lembranças. Dessa maneira, torna-se capaz de limpar as memórias que o aprisionam e mudar o mundo que o cerca.

Viu como é benéfico o ho’oponopono? Espalhe essa dica e ajude mais gente a desfrutar dele.

 

Direitos autorais da imagem de capa licenciada para o site O Segredo: grthirteen/123RF Imagens.

Baixe o aplicativo do site O Segredo e acompanhe tudo de pertinho. Android ou IOS.





Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.