Espiritualidade

Servir com amor traz sucesso aos negócios, diz deepak chopra – veja 7 dicas incríveis:



O médico indiano Deepak Chopra (à esq.), o ex-secretário de Estado dos EUA Colin Powell (ao centro) e o CEO do Grupo Sage, Stephen Kelly

“Amar e servir”. Em duas palavras, o médico indiano e autor de best-sellers de auto-ajuda Deepak Chopra resume o que seriam os ingredientes essenciais para que o sucesso chegue naturalmente aos negócios. “Ação sem amor é irrelevante”, diz.


Diante de uma plateia repleta de pequenos e médios empresários participantes do Sage Summit, convenção voltada ao empreendedorismo realizada em Nova Orleans (EUA), ele enumerou o que chama de “sete leis” para a prosperidade nas empresas. O evento vai até esta quinta-feira (30).

O painel de abertura foi mediado pelo CEO do Grupo Sage, Stephen Kelly, e contou ainda com a presença do general Colin Powell, ex-secretário de Estado dos EUA, que propôs um empreendedorismo voltado à comunidade.

Entusiasta da cultura do bem-estar nos ambientes social e econômico, Chopra aconselhou as empresas a cultivarem relações humanas de qualidade para acionar uma cadeia de satisfação. “Clientes estão felizes se os empregados estão felizes. E os investidores estão felizes se os clientes estão felizes.”

Segundo o guru, a fórmula para empresas mais humanizadas passa pelo conceito de “atenção plena”. “Aqueles que ignoram os empregados e as pessoas à sua volta provocam o desengajamento”, declara. “É preciso dar atenção e afeto para ter certeza de transmitir uma visão clara e certeira do que se quer.”



A seguir, veja as sete leis do sucesso natural nas empresas, segundo ele.

1. Ser bom observador

011


Rogério Cassimiro/Folhapress

Prestar atenção às necessidades e humores dos funcionários, clientes e parceiros, segundo Chopra, é o passo que estrutura todas as demais ações na empresa. “Saiba ouvir e interpretar a linguagem corporal.”


2. Usar a inteligência emocional


boca-no-trombone-megafone-1435004371972_615x300

Stock Photo

“É preciso ter empatia para se comunicar bem”, diz. Colocar-se no lugar de clientes, colaboradores e parceiros melhora a relação das empresas com todos, segundo Chopra.



3. Servir o outro

garcom-serve-sobremesa-a-convidados-durante-almoco-oferecido-pelo-bilionario-chines-chen-guangbiao-a-pessoas-carentes-em-nova-york-nos-eua-1403726264162_615x300

Lucas Jackson/Reuters

A consequência natural para quem sabe observar e ouvir é ser capaz de enxergar as necessidades dos outros. É nelas que moram as oportunidades. “Pergunte-se como você pode atender às necessidades do outro.”



4. Acompanhar resultados

grafico-dados-numeros-analise-1394730039734_615x300

Thinkstock


Segundo Chopra, monitorar o andamento das ações tomadas é essencial para detectar erros e acertos nos negócios.


5. Ter autoconfiança

mulher-faz-sinal-de-positivo-1351726494543_615x300


Thinkstock

Sem cuidar de si mesmo, o empreendedor perde força e energia. Para ser um líder, é preciso também dar atenção a si. “Empodere-se, cuide-se, tenha cuidado com sua própria saúde.”


6. Aceitar a própria realidade

profissional-executivo-inveja-1407437177957_615x300

Getty Images

Não queira ser o que não é. Segundo Chopra, aceitar a própria realidade é uma forma de o empresário se abrir e aproveitar as oportunidades que lhe são dadas. “Eu sempre penso que sou feliz de nascer no lugar certo e no tempo certo”, diz.


7. Estar preparado

sala-de-aula-carteiras-vestibular-1399311282726_615x300

Leonardo Wen/Folhapress

Buscar conhecimento, estudar, pesquisar, testar ideias são condições essenciais para o sucesso. “Sorte é o encontro da oportunidade com o preparo.”

*(A jornalista viajou a convite do Grupo Sage)

______

Via: economiauol.com.br

Se soubesse o que sei sobre você…

Artigo Anterior

7 momentos nos quais é melhor ficar calado:

Próximo artigo

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.