10min. de leitura

Sete passos poderosos para desenvolver a autoconfiança!

Quando estamos confiantes, conseguimos produzir os pensamentos certos, no momento certo, reagir de forma tranquila perante momentos estressantes e mergulhar de cabeça em qualquer desafio, sem perder o controle diante da situação. Em minha opinião, a autoconfiança é um dos principais fatores para se alcançar uma meta. Acreditar em si mesmo cria uma onda de possibilidades para solucionar os grandes desafios da vida.


Você já deixou de fazer algo que gostaria muito de fazer porque acreditou que não era capaz?

A fim de fornecer um suporte para o aprimoramento e desenvolvimento da sua autoconfiança, vamos abordar sete passos, com a finalidade de passar conhecimentos que possam guiá-lo para um nível mais elevado.

Espero que você esteja com a mente aberta para absorver tudo que for possível e que estas informações lhe tragam o conhecimento que você precisa para atingir o seu objetivo.


Vamos lá?

1 – DESENVOLVA UMA POSTURA DE PODER!

A linguagem corporal molda quem você é. A psicóloga e professora da Universidade de Harvard, Amy Cuddy, diz que as posturas que transmitem poder são universais, independente de religião ou classe social.

Se ficarmos pelo menos 2 minutos numa determinada posição, nosso organismo sofre alterações, mudando nossa testosterona e os níveis de cortisol.


Segundo ela, é possível aumentar a testosterona e diminuir seus níveis de cortisol, quando você estufa o peito e coloca as mãos na cintura como o Super-Homem ou a Mulher-Maravilha.

Ela também diz o seguinte: “Pessoas poderosas tendem a ser mais assertivas, confiantes e se arriscam mais do que as pessoas sem poder.”

Quando você permanece em uma certa postura, acaba influenciando o subconsciente, como o subconsciente não sabe distinguir realidade de fantasia e acaba alterando as suas emoções.

FAÇA UM TESTE: Experimente agora colocar as mãos na cintura, erguer a cabeça, estufar o peito e se sentir fraco. Ou abra um sorriso e tente ficar triste ao mesmo tempo.

Um experimento feito por Amy Cuddy e outros colegas, reuniu algumas pessoas que deram uma amostra de saliva para medir os níveis dos hormônios testosterona e cortisol, e foi-lhes orientado que assumissem posturas fortes de poder e posturas fracas.

Os resultados mostraram que aqueles que assumiram uma postura dominante tiveram um aumento significativo de testosterona e uma redução no cortisol.

FONTE: TED.COM Amy Cuddy: Your body language may shape who you are.


2 – PRATIQUE A AUTOSSUGESTÃO!

Segundo o mestre Napoleon Hill, a autossugestão é o meio de controle que uma pessoa usa intencionalmente para alimentar sua mente subconsciente com pensamentos de natureza criativa e positiva.

Como você tem falado consigo mesmo nas últimas horas? Que vozes você escuta quando você está sob pressão?

Você sabia que pode melhorar sua coragem e autoconfiança usando afirmações positivas, mesmo quando a dificuldade parece ser insuperável?

“Acredito em mim.” “Eu vou conseguir.” “Posso ir mais além.” “Eu sou mais forte do que imagino.” “Nada vai me parar.” “Eu estou preparado.” “Eu sou o melhor.”

Essas são afirmações poderosas podem deixá-lo confiante e disposto a vencer qualquer desafio. Você é aquilo que você pensa que é.

A autossugestão passa uma confiança inabalável e o senso de certeza que todos precisamos ter. Não só melhora o seu estado emocional, mas também cria um novo código de poder dentro de você.

Fique atento ao seguinte: não é apenas sugerir para si mesmo, mas acreditar nessas afirmações como verdade absoluta. Se o inconsciente não aceitar essa autossugestão, é porque não houve sentimento envolvido.

Segundo Gregg Braden (cientista reconhecido internacionalmente como um pioneiro na ciência que liga sabedoria antiga e o mundo real): “É o poder do sentimento humano, que é a linguagem que abre a porta para as possibilidades daquilo que criamos no nosso mundo.”

Nesse sentido, se você diz “eu vou conseguir” da boca para fora, sem sentimento e sem concentração, o resultado será simplesmente uma dispersão de energia. Provavelmente, nada vai acontecer.

“A sua habilidade na utilização do princípio da autossugestão dependerá largamente da sua capacidade de concentração e sentimento em determinado desejo, até que este se torne uma ideia fixa”, disse Napoleon Hill em sua belíssima obra “Quem Pensa Enriquece”.

Seu pensamento deve estar carregado de emoção quando falar consigo mesmo. Você deve sentir e vibrar mesmo antes de ter acontecido o que você quer.


3 – PARE DE BUSCAR A APROVAÇÃO DOS OUTROS!

Indivíduos que não acreditam em si mesmos tendem a chamar atenção como forma de buscar aceitação externa. Precisamos ser melhores, mais inteligentes e mais fortes. Portanto, pare de buscar aprovação dos outros. Confie em você!


4 – DESCUBRA OS SEUS VALORES!

Cada decisão que tomamos é decorrente dos valores que levamos conosco e, dessa forma, criamos o nosso destino. Os que vivem de acordo com os seus valores tornam-se mestres de si mesmos. Quando sabemos o que é mais importante para nós mesmos as decisões tornam-se bem mais simples. O único meio que o levará a crescer alcançando seus objetivos é viver de acordo com seus valores. Se isso não acontecer, é quase certo que você poderá experimentar frustrações.

“Preocupe-se mais com seu caráter do que com sua reputação, porque seu caráter é o que você realmente é, enquanto a reputação é apenas o que os outros pensam que você é.” Jonh Wooden

Vou deixar cinco exemplos de valores, porém você pode pesquisar por outros se desejar.

Desafios: pessoas que têm esse valor, não têm medo de arriscar, gostam de encarar os medos de frente, se adaptam rapidamente a novas tendências e gostam de caminhos difíceis.

Humildade: enxergar e assumir os próprios erros é comum entre as pessoas que são humildes. Uma pessoa humilde trata qualquer outra da mesma forma, seja ela o presidente da república ou um ajudante de pedreiro.

Solidariedade: compartilha o que tem com os outros. Gosta de servir e ajudar o próximo. Importam-se com o bem estar alheio.

Perseverança: pessoas que não desistem do seu objetivo. Que renovam a sua fé. Caem, mas levantam quantas vezes for necessário.

Honestidade: um dos valores éticos mais importantes. São pessoas que respeitam e amam o próximo e são incapazes de fazer algo que não seja totalmente lícito.


5 – EVITE RECLAMAÇÕES!

Evite reclamar a qualquer custo. Esse sentimento alimenta o desapontamento, levando qualquer pessoa ao fracasso. Quando alguém começa a reclamar das coisas, reforça a ideia da desistência.

Algumas pessoas costumam criar desculpas e reclamar o tempo todo. “Eu estou muito velho.” “Eu não tenho a genética certa.” “Eu não tenho dinheiro.” “Eu moro em um lugar sem oportunidades.” “Isso só acontece comigo.” “A culpa é do governo que não presta.” “Eu não tenho tempo para nada.” “Só tenho amigos invejosos.” E por aí segue o repertório.

Cuidado! Se você já é habituado a reclamar de tudo, é um sinal que você precisa urgentemente mudar.


6 – ENCARE SEUS MEDOS:

Segundo o mestre espiritual e autor do livro “O poder do Agora”, Eckhart Tolle, “o medo é uma doença psicológica e não está preso a um perigo imediato ou real. Esse sentimento manifesta-se de inúmeras formas, tais como ansiedade, nervosismo, preocupação, pavor, tensão, dúvidas, falta de foco, pânico, desespero etc. E o mais interessante é que esse tipo de sentimento é sempre de algo que ainda não está acontecendo.”

Não devemos ter medo de sonhar. Devemos sentir alegrias em todas as situações, especialmente nas ruins. Aprender a não lamentar e fazer o que tem que ser feito, independente de qualquer coisa. Pense sobre as consequências negativas de não superar seus medos.


7 – VISUALIZE O SUCESSO!

A visualização é um recurso extremamente poderoso para desenvolver autoconfiança. Imagine-se alcançando os seus resultados com sucesso!

A capacidade de nos imaginarmos desempenhando algo que parece impossível ser possível causa uma mudança generalizada no corpo e no cérebro, nutrindo em nossa mente a ideia de que tudo pode ser realizável.

Pronto! Agora você tem informações que o levarão mais adiante. Ao usar a sua mente da forma correta você desenvolverá autoconfiança e poderá atingir o inimaginável, acelerando radicalmente o seu potencial em qualquer área de atuação.

Para exprimir isso em outros termos, a sua mente é o terreno mais fértil desse planeta, portanto, cuide bem dela. Acredite em você! Pense positivamente e apaixone-se pela vida que você tem!


Direitos autorais da imagem de capa licenciada para osite O Segredo: 123RF/vadymvdrobot.





Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.