publicidade

Seu comportamento pode gerar esses 5 hábitos em seus filhos:

Educar um filho está longe de ser fácil. Todos os pais cometem alguns erros ao longo do caminho.

Mas o comportamento dos pais tem um enorme impacto sobre a pessoa que seu filho se torna.



As lições que você escolher – ou não – ensinar-lhe, podem determinar se seu filho é, ou não, educado, independente ou gentil, entre muitas outras qualidades.

Abaixo estão cinco hábitos que podem surgir nos filhos devido ao comportamento dos pais:

1. Excesso de dependência

Se você está constantemente fazendo tudo para o seu filho – escolhendo suas roupas, guardando seus brinquedos ou dizendo que ele não pode estar com os amigos nas brincadeiras porque pode se machucar, acabará sufocando sua independência e criatividade. Ele ficará dependente de você e terá muito medo de brincar, correr riscos ou ser autêntico.


2. Interrupção

Se você tende a interromper, é provável que seu filho absorva seu mau hábito. Não são apenas outros adultos que você deve evitar interromper. Quando o seu filho estiver falando, deixe-o terminar, antes de fazer suas considerações. Ensine-lhe a importância de ouvir e esperar sua vez de falar. Isso o ajudará a ser mais educado e dará a ele  melhores habilidades de comunicação para o futuro.


3. Comportar-se mal perto de outros adultos

Chegará um momento em que outra pessoa ficará responsável por cuidar de seu filho. Pode ser um amigo, um parente, uma babá ou um professor. Se você não ensinar seu filho sobre respeito e comportamento, ele acabará causando problemas para outros adultos. Se você estiver fora ou em casa, não deixe que seu filho faça birras, seja grosseiro ou mal-humorado. Explique-lhe porque esse comportamento é inaceitável.



4. Excesso de compartilhamento

Se uma criança ouve algo em casa, ela não saberá não repetir isso na escola, a menos que você participe. Ensine-lhe que algumas informações são privadas e que não devem ser compartilhadas com outras pessoas.


5. Falta de educação

Nunca é muito cedo para ensinar seu filho a ser educado. À medida que ele vai crescendo, ensine-o sobre a importância de dizer “por favor” e “obrigado”, esperar sua vez de falar e ser gentil com os outros. Quando seu filho for mal-educado, não ignore. Use isso  como um momento de ensino. Aguarde até que ele diga “por favor” para responder, e lembre-o, gentilmente, de dizer “obrigado”, quando necessário.


____

Traduzido pela equipe de O Segredo – Fonte: David Wolfe

Baixe o aplicativo do site O Segredo e acompanhe tudo de pertinho. Android ou IOS.

Texto escrito com exclusividade para o site O Segredo. É proibida a divulgação deste material em páginas comerciais, seja em forma de texto, vídeo ou imagem, mesmo com os devidos créditos.




Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.