Seu sucesso é definido por você ou por outras pessoas?

O sucesso não é apenas definido em termos monetários, muito menos é o ganho pela aceitação de outras pessoas.

Uma vida repleta de sucesso e felicidade é uma escolha sua e mais adiante quero compartilhar com você algumas maneiras de formular a sua definição de sucesso. Use-a como um guia para que você possa pensar sobre o que o faz feliz nesta vida com alegria, satisfação e significado!

Como você definiu sucesso para sua vida?

Se alguém definiu como deveria ser a sua carreira, a sua personalidade, o seu jeito de viver, como deveriam ser os seus relacionamentos, quero lhe fazer uma pergunta:

“Que sabedoria essas pessoas têm sobre sua vida que você não possui?”

Nós temos tendência em pensar que o grau máximo de sucesso ou felicidade é atingido de acordo com o que alguém próximo a nós atingiu, mas nem sempre esse é o melhor ou único caminho.

E, às vezes, é difícil acreditar que a maioria das pessoas ao nosso redor esteja errada. Nós nos acostumamos a aprender com alguém nos ensinando algo: como falar, como dar os primeiros passos, como aprender uma atividade no trabalho.

E não é fácil entender que essas pessoas possam estar equivocadas sobre algo, especialmente quando buscamos a admiração daqueles a quem mais amamos por terem visões diferentes de mundo, não é mesmo?

Sucesso, assim como felicidade são muito subjetivos e particulares. Mas o que ainda é muito comum confundir é a palavra sucesso com ganhar muito dinheiroter o casamento perfeito ou trabalhar numa empresa bem reconhecida no mercado.

Nem todas as definições de felicidade e sucesso de outras pessoas são ruins, muitas podem ser razoáveis e naturais. Mas é importante que elas façam sentido para você.

É preciso concordar que esses padrões refletem o seu jeito de pensar sobre a vida, trabalho, relacionamento, saúde e diversas áreas da vida e não que você está simplesmente “aceitando” isso que lhe é oferecido.

Mas uma vez que você remove os padrões impostos pela sociedade, mídia, família, amigos, vizinhos, tudo muda! E a sua felicidade e sucesso não será mais definido pelo que as outras pessoas vão pensar que é o melhor para você.

O grande CoacJonh Wooden, definiu maravilhosamente a palavra sucesso como:

“O sucesso é a paz de espírito, que é um resultado direto da autossatisfação em saber que você se esforçou para fazer o melhor, para se tornar o melhor você é capaz de se tornar.”

Por isso, se o seu sucesso for determinado por alguém, você viverá uma vida repleta de decepções e frustrações. Sempre buscando o reconhecimento e aceitação de alguém que pensa e age de maneiras completamente diferentes de você.

Como você pode criar o seu sucesso?

1 – Sonhe grande!

Se a sua ideia é importante para você, comece de alguma forma. Com pequenos passos, fazendo um bom planejamento, definindo alguns marcos.


2 – Use sua imaginação!

Comece a imaginar como será quando você atingir esse grande sonho, leve para sua mente algumas imagens de você realizando seus objetivos e metas. Tem noção do quanto isso é poderoso?


3 – Coragem e energia!

Sem isso, você ficará apenas no campo da imaginação. E eu quero encorajar você a ir para a ação, não olhar para trás e acreditar que esse é o caminho que o faz ser uma pessoa feliz e bem-sucedida.

Quando eu tomei decisões em minha vida, cada uma delas, usei essa receita para que eu não sentisse mais medo e insegurança pelas escolhas tomadas em minha vida.

E essa é a maravilha de se ter um plano que inclui uma definição de sucesso e deixar a ansiedade e incerteza para trás. Cada vez que eu atinjo algo a que me propus, sinto orgulho de quem estou me tornando.


4 – Cuidado com os desvios!

Certamente diversos acontecimentos surgirão como um teste, para saber se você está realmente empenhado em realizar sua definição de sucesso e felicidade. Mas acredite que esses serão apenas testes, mas se você não tiver clareza de onde está indo tem grandes chances de desviar daquilo que realmente é importante para você.

Atenção! Tenha em mente que ter metas e objetivos é para que você se veja mais próxima da sua definição de felicidade e não para que se mantenha ocupado(a), sem ter clareza do porquê ou no piloto automático.


Considerações finais

Seu sucesso deve estar associado aos seus valores, experiências de vida, como quer contribuir com o mundo para que se torne melhor. Qualidades que você já colocou em prática e que o ajudaram a encontrar mais bem-estar, autoestima, autoconfiança e o verdadeiro sentido de existir.

Não crie metas e objetivos apenas para se manter ocupado(a), mas sim por fazer total sentido para você e por levá-lo onde mais desejou.

Mesmo que demore a acontecer, você tem que continuar acreditando e trabalhando para realizar o que realmente é importante para você!


 

Direitos autorais da imagem de capa licenciada para o site O Segredo: 123RF/Imagens.



Deixe seu comentário