Reflexão

Seus filhos levantaram voo. Agora se dedique a viver sua vida

Capa Seus filhos levantaram voo. Agora dedique se a viver sua vida
Comente!

A sensação de ninho vazio pode ser intensa, mas assim como os seus filhos, chegou a hora de você viver uma nova fase da sua vida!

Ter um filho, educar uma criança é algo desafiador! Preparar aquele ser humano para adentrar a sociedade fica a cargo de pais e responsáveis, produzindo e vivendo todas as sensações e etapas de cada ser humano e garantir que seu pequeno ou pequena tem os alicerces necessários para fazer boas escolhas pode ser como um tiro no escuro: você dá o seu melhor, tenta ser um bom exemplo e confia em que ele ou ela conseguiu absorver tudo de bom que você tentou lhe passar. É preciso uma vila para criar uma criança, já dizia um antigo provérbio africano, e ainda assim existem pessoas que não acreditam que a maternidade e a paternidade podem ser tão intensas — se não mais — que um trabalho integral.

Mas os anos passam, as crianças crescem e finalmente é chegada a hora de eles ganharem o mundo! É claro que seus pais e tutores ficam felizes, afinal foi pensando justamente na chegada desse momento que eles se sacrificaram tanto na trajetória.

Então, por que uma sensação insiste em preencher seus corações? Por que um dos momentos mais felizes de suas vidas, pela alegria dos filhos, tem um gosto agridoce em seu coração?

Pois agora que as crianças se foram, tanto pelo fato de seguir a própria vida e por já serem adultas, muitos pais se encontram em um limbo, sem saber qual o próximo passo a ser dado. É como se, logo depois da sensação de “dever cumprido”, viesse uma grande dúvida: e agora, qual o meu objetivo?

Uma coisa é certa: pais e mães jamais abandonam esse papel, não importa quão velhos seus filhos já estejam! É claro que você sempre vai querer saber se eles estão bem ou até mesmo dar aquele puxão de orelha sobre uma decisão tomada por eles com a qual você não concorda. No entanto, quanto mais velhos eles se tornam, mais os pais precisam entender que a necessidade daqueles que um dia foram suas crianças preciosas agora é de explorar o mundo por conta própria, cometendo os próprios erros e tentando, quem sabe, aprender com eles.

Então, o que fazer com essa sensação de “ninho vazio”? Aceitar que seu trabalho foi feito e paralisar sua vida para que possa atender a seu filho em qualquer demanda, no minuto que ele ou ela precisar?

É claro que não!

Essa fase guarda grandes novidades não só para eles, mas para você também! Seus filhos alçaram voo e nada o impede de fazer o mesmo.

Pode parecer estranho, no início, já que sempre fomos ensinados que ter filhos e criá-los era um dos objetivos finais da vida, principalmente para as mulheres. Mas quanto mais os anos avançam e as expectativas de vida crescem, mais claro fica que a vida de nenhum pai ou mãe termina quando os filhos vão atrás de viver a própria história. Pelo contrário, pode ser um novo começo!

Eles estão bem-criados, são responsáveis por si e estão partindo para viver experiências que nem mesmo você pode viver por eles. Confie na educação que você passou para os seus filhos e use este momento para se reconectar com um parceiro e até com você mesmo!

Você se lembra como era antes de ter filhos? Quais eram os seus sonhos? Acredite, ainda há tempo de realizar muito do que você planejava.

E está tudo bem se a rota e os planos mudaram! Isto é natural, você dedicou um bom pedaço da sua vida à sua família, e é claro que isso teria um impacto na sua personalidade.

E que melhor momento do que o amadurecimento dos filhos para conhecer sua nova versão?

Este é o momento de você sair, viajar, amar intensamente, cometer alguns erros no caminho e criar suas memórias, assim como está sendo para os seus filhos.

Se eles estão ganhando o céu pela primeira vez, essa é a sua oportunidade de abrir as asas, que por um bom tempo estiverem fechadas, e reconhecer as paisagens por onde voou na sua juventude.

E quando você e seus filhos pousarem, ambos com as próprias histórias para contar, o carinho e o amor da família continuarão fortes como sempre!

Comente!

Mãe encontra um método hilário de acabar com birra da filha de 3 anos

Artigo Anterior

Influenciadora é cancelada por fazer unhas de gel em filha recém-nascida

Próximo artigo