publicidade

Shinrin-yoku: a prática que está transformando a saúde dos japoneses!

Shinrin-yoku, traduzida para nossa língua como “banho de floresta”, é uma prática que consiste em andar pela floresta de forma meditativa e consciente.

Essa prática está contribuindo positivamente para a saúde dos japoneses, melhorando sua pressão arterial, ansiedade e estresse.



De acordo Amos Clifford, fundador da Associação Nature and Forest Therapies (Associação de Natureza e Terapia Florestal), com sede na Califórnia, Shinrin-yoku “trata-se de tomar o tempo para perceber o que vemos, respirar profundamente, sentir o contato com o ar e texturas de folhas, ouvir o vento através das árvores, ouvir os pássaros”.

Shinrin-yoku foi inspirada pelas tradições xintoístas e budistas que promovem a comunicação com a natureza através dos cinco sentidos. A prática foi iniciada pela Agência Florestal do Japão em 1982. A princípio, foi uma iniciativa para valorizar as florestas do país, que ocupam 67% da superfície e também incentivar o contato dos japoneses com a natureza, já que viviam em uma realidade de extremo estresse. Com o passar dos anos, esse tipo de tratamento alternativo se tornou um grande pilar do tratamento preventivo da saúde e da cura na medicina japonesa.

Todos os anos, uma média de 2,5 a 5 milhões de japoneses participam das sessões de Shinrin-yoku em um dos 48 centros oficiais designados pela Agência Florestal Japonesa.

Durante essas sessões, eles caminham pela natureza, guiados por monitores, durante um período de duas horas, fazendo exercícios de respiração.


Como uma maneira de analisar a eficácia dessa prática, os japoneses que participam das caminhadas têm suas pressões arteriais e outras variáveis ​​fisiológicas medidas antes e depois da sessão. Estudos realizados por cientistas do país confirmam os benefícios da Shinrin-yoku para a saúde: reduz a pressão sanguínea, fortalece o sistema imunológico, reduz os hormônios relacionados ao estresse e à incidência de ataques cardíacos.

O governo japonês leva muito a sério essa prática. Desde 2004, já investiu cerca de três milhões de euros em pesquisas científicas sobre os efeitos terapêuticos de florestas, e em menos de dez anos terá 100 florestas específicas para as sessões de Shinrin-yoku.

A atitude do governo incentiva muitas empresas a organizarem sessões de Shinrin-yoku para seus executivos ou oferecerem tempo para seus funcionários realizarem essa prática tradicional de cura do país.


Tente incorporar a prática de Shinrin-yoku em sua vida diária e colha os benefícios!


Direitos autorais da imagem de capa: Pixabay

Baixe o aplicativo do site O Segredo e acompanhe tudo de pertinho. Android ou IOS.

Texto escrito com exclusividade para o site O Segredo. É proibida a divulgação deste material em páginas comerciais, seja em forma de texto, vídeo ou imagem, mesmo com os devidos créditos.




Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.