Animais

Símbolo de esperança, bebê rinoceronte de espécie ameaçada nasceu em zoológico e recebeu o nome de Kiev

Foto: Reprodução
capa Simbolo de esperanca bebe rinoceronte de especie ameacada nasceu em zoologico recebeu nome de Kiev

O bebê rinoceronte, sinônimo de esperança, está famoso nas redes sociais!

A triste realidade que a Ucrânia tem enfrentado com os ataques russos vem tocando pessoas do mundo inteiro e mobilizado muitas ações de ajuda para os habitantes do país.

Na República Tcheca, um zoológico demonstrou seu apoio ao país, mas de maneira bem peculiar. Conforme contado pela People, o zoológico Dvůr Králové de Dvůr Králové nad Labem recebeu um filhote de rinoceronte-negro-oriental, uma espécie criticamente ameaçada de extinção.

Em seu perfil no Facebook, o zoológico compartilhou a novidade com o público e anunciou que o rinoceronte se chamará Kiev, uma maneira de apoiar a Ucrânia neste período tão complicado de sua história.

“O filhote nasceu na noite de quinta para sexta-feira, basicamente uma semana após a invasão russa à Ucrânia”, disse o diretor do zoológico, Premysl Rabas, de acordo com um comunicado no site oficial do zoológico.

Kiev é o primeiro de sua espécie a nascer no zoológico em quase quatro anos, segundo informações do site da instituição. A mãe do bebê rinoceronte é Eva, que tem exercido seu papel com muita dedicação.

O animal se juntou ao grupo dos 14 rinocerontes-negros-do-leste igualmente ameaçados que vivem no local. É importante ressaltar que o zoológico Dvůr Králové já teve 47 nascimentos bem-sucedidos de rinocerontes dessa espécie desde que começou seus trabalhos, em 1971.

2 Simbolo de esperanca bebe rinoceronte de especie ameacada nasceu em zoologico recebeu nome de Kiev

Reprodução Facebook / Safari Park Dvůr Králové

Desse total, nove animais foram devolvidos a Ruanda e Tanzânia para viver livres na natureza, enquanto outros foram transferidos para diferentes zoológicos, numa tentativa de manter a diversidade genética das espécies.

De acordo com informações da Associated Press, apenas três rinocerontes dessa espécie nasceram em outros zoológicos do mundo no ano passado. A estimativa é que cerca de apenas 800 rinocerontes-negros-orientais vivam atualmente em seu hábitat. O número da espécie foi seriamente reduzido por conta da caça furtiva.

Nas redes sociais, a reação das pessoas à chegada do animal são as melhores possíveis. Embora essa guerra tenha despertado dois pontos de vista, é unânime a comemoração pela chegada do bebê rinoceronte, que significa uma grande vitória para a natureza.

No perfil do Facebook do zoológico, são compartilhadas atualizações sobre Kiev para todos aqueles que já viraram fãs do animal.

O destino da guerra está fora das nossas mãos, mas espera-se que, assim como o bebê representou mais uma ponta de esperança para a sobrevivência de sua espécie, que ele também seja uma luz para que os conflitos terminem o quanto antes.

3 Simbolo de esperanca bebe rinoceronte de especie ameacada nasceu em zoologico recebeu nome de Kiev

Direitos autorais: Reprodução Facebook / Safari Park Dvůr Králové

Atualizações sobre a guerra

De acordo com informações divulgadas pela CNN, representantes da Rússia e da Ucrânia se uniram na terça-feira (29), em Istambul, na Turquia, para negociações. Os países não firmaram acordos e passaram suas exigências para conversas futuras.

A Ucrânia impôs a não implementação de bases militares internacionais no seu território, bem como o não ingresso em alguma aliança militar. Além disso, quer o cessar-fogo e garantias de segurança para que consigam lidar com a questão humanitária do país.

Uma de suas propostas busca garantir consultas sobre o status do território da Crimeia, que em 2014 foi anexado pela Rússia, durante os próximos 15 anos.

Um dos representantes da Ucrânia pontuou também que qualquer acordo terá de passar por um referendo e que o cessar-fogo é inegociável.

Já os russos exigem que a Ucrânia atenda às condições estabelecidas pela Convenção de Genebra sobre os prisioneiros de guerra russos. Vladimir Medinsky, principal negociador russo, afirmou que as propostas da Ucrânia serão levadas ao presidente Wladimir Putin.

Tayyip Erdogan, presidente da Turquia, disse que é responsabilidade dos dois países colocarem um fim na tragédia.

0 %