3min. de leitura

Sinto informar, mas a mágoa é só sua

A gente vem nessa vida com várias sementes de sentimentos que precisamos trabalhar. Não lembro o nome do monge que disse isso. Mas uma coisa é certa, a gente não está aqui nessa existência a passeio!


Quando alguém nos faz algo e ficamos magoados, decepcionados, arrasados; pode saber que essa dor toda é só nossa.

Como assim, Fabi? Ué, o outro pensa, fala, age como ele quer e como ele pode. Aí quando você resolve comprar para você o que a pessoa fez, usando seu modelo de vida, sua forma de ver o mundo, para julgar isso; é como se jogasse água nessa semente.

Existem os fatos e existem as interpretações. A da pessoa e a sua. A mágoa, a dor, é algo que você criou. A gente tem escolha sempre. Ok, muitas delas fazemos inconscientemente. E muitas delas acabam virando histórias, que gostamos de contar para a gente mesmo (às vezes, até para os outros), para se colocar na situação de vítima daquela situação.

Eita, o que você ganha revivendo essa dor, essa mágoa, um milhão de vezes? Já parou para pensar que talvez isso que o magoou não seja 100% verdade?

Faz sentido que a outra pessoa pode ter a versão dela sobre aquilo? É aquela história de desenhar um 9 no chão na sua frente. A pessoa que está na sua frente olha e vê um 6! Louco demais, não é? E aí, quem de vocês está certo? Os dois! Surreal.


Imagine agora você sofrendo 5 anos porque você dizia que era 9 e o outro disse que era um 6?

Toda vez que você se sentir magoado com alguém, por alguma coisa, conecte-se com seu coração, e escreva o porquê dessa mágoa. Que sentimento está rolando e o que está lhe fazendo mal? Depois, pense com calma e lembre-se de 3 vezes na sua vida, que você já agiu dessa maneira. Certeza que você vai achar algumas vezes nas quais você verdadeiramente fez isso.

Faz sentido se apegar a essa dor ou é melhor se libertar disso? Como você se sente quando revive a situação que o magoou? E como você sentiria sem sentir essa mágoa?

O que você escolhe, HOJE, sentir?


A gente não tem controle sobre nada em relação ao outro, mas temos 100% de controle sobre como queremos nos sentir. É um exercício diário, mas garanto que vale a pena!


Direitos autorais da imagem de capa licenciada para o site O segredo: creativefamily / 123RF Imagens





Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.