5min. de leitura

Sisu: a incrível receita finlandesa para enfrentar os tempos difíceis da vida

Cada um de nós tem a sua própria maneira de enfrentar os períodos difíceis da vida. Podemos nos fortalecer em nossa fé, procurar um amigo, ouvir conselhos de pessoas mais sábias ou nos afastar do barulho do mundo e nos reconectar com nós mesmos.


Culturalmente, também existem grandes tradições que auxiliam nas mudanças, e que são uma maneira muito especial de manter as pessoas unidas e fortes durante períodos desafiadores.

Hoje, vamos abordar uma dessas tradições, a Sisu, que tem origem na Finlândia. Para os finlandeses, o Sisu é muito mais do que uma palavra, é uma força que não pode ser descrita em palavras, mas que dá coragem, determinação e resiliência para que sejam capazes de vencer todas as dificuldades da vida.

O termo Sisu surgiu durante a Guerra de Inverno, entre Rússia e Finlândia, que aconteceu em 1939.

A Finlândia havia sido invadida pelos russos e restava pouca esperança de vitória já que os invasores estavam muito bem armados e possuíam um grande número de soldados. No entanto, os soldados finlandeses eram muito resilientes e desenvolveram uma palavra que serviria como um mantra para manterem a força e a esperança: Sisu.


Através do Sisu, eles mantiveram a sua força, coragem e evitaram sua rendição. A história nos diz que os russos perderam devido ao intenso frio, mas muitos finlandeses acreditam que a vitória também foi fruto da organização dos soldados e da população finlandesa, que estremeceram as fileiras russas com sua estratégia de ataque. Depois da vitória, eles oficializaram o termo “Sisu” ou “espírito de inverno finlandês” como o seu mantra oficial.

Os componentes do Sisu

Esta incrível criação dos finlandeses possui cinco componentes principais que valem a pena ser conhecidos por todos nós, uma vez que trazem ensinamentos incríveis sofre a resiliência emocional e o renascimento depois das dificuldades. Certamente pode nos ensinar muito sobre como guiar nossas próprias vidas.

Vamos conhecer os componentes.


Honestidade

Através do Sisu, enfrentamos o mundo com honestidade, nunca nos afastamos de nossa essência e encaramos a vida com confiança. Através da honestidade, nós nos fortalecemos e superamos as adversidades.

Resiliência

O resultado da guerra trouxe muitos aprendizados para a população finlandesa, especialmente um melhor entendimento do que significa a resiliência: superar as dificuldades é uma grande maioria, mas ainda mais importante é saber aprender com tudo o que vivemos e absorvem conhecimentos que nos guiarão por toda a vida.

Perseverança

A perseverança é um componente chave do Sisu, porque nos ajuda a deixar de lado todos os pensamentos negativos e permite que nos concentremos apenas naquilo que realmente importa, levando-nos à vitória. Ela desperta a criatividade, a inteligência e elimina o pessimismo.

Metas futuras

Ter objetivos e metas a serem alcançadas é fundamental na hora de lidar com os momentos de dificuldade da vida, porque quando os momentos difíceis se apresentam, pensar em tudo aquilo que temos para viver e conquistar nos dá força e motivação para não desistir de lutar.

Sabedoria nos momentos de estresse

Para que possamos lidar com as dificuldades de forma sábia, é fundamental aprender a controlar o nosso estresse, para que ele trabalhe a nosso favor e nunca contra nós. Uma pessoa que sabe gerir o seu próprio estresse não se desestabiliza com facilidade e supera as adversidades com calma.

O Sisu é um estilo de vida que nos permite estar constantemente trabalhando para nos tornarmos pessoas melhores e mais capacitadas para conquistar vidas mais felizes e bem-sucedidas. Através dele nos fortalecemos e aprendemos a lutar por nossa felicidade todos os dias.

É um grande exemplo dos finlandeses para o mundo e com certeza merece ser compartilhado! Se gostou, marque um amigo nos comentários abaixo e compartilhe a sabedoria.


Texto escrito com exclusividade para o site O Segredo. É proibida a divulgação deste material em páginas comerciais, seja em forma de texto, vídeo ou imagem, mesmo com os devidos créditos.


Direitos autorais da imagem de capa licenciada para o site O Segredo: flowertiare/123RF Imagens.





Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.