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Situações que ativam a ansiedade

A ansiedade tem sido um dos maiores problemas da nossa sociedade atual devido ao acréscimo da nossa carga de trabalho, aliado as constantes cobranças, críticas e julgamentos que fazemos a nós mesmos no dia a dia.



Quantos de nós já começamos o dia nos sentindo muito bem e em certo momento somos tomados pelo stress, mau humor e uma impaciência que não sabemos na verdade de onde vem? É provável que alguma situação ativou em você este estado.

Muitas vezes é difícil identificar a situação que iniciou toda essa química em nosso organismo. Confira abaixo algumas situações que podem estar gerando este desconforto e como resolvê-las:

1. Procrastinação: é o primeiro item da lista e a situação mais comum para gerar muita ansiedade. Procrastinação geralmente é resultado das pessoas serem excessivamente críticas com relação a si mesmas e incapazes de atingir seus objetivos, o que se torna um círculo vicioso. Mas o pior da procrastinação é que as ansiedades associadas a ela são direcionadas para dentro e acrescentam “tarefas” ao seu futuro, tornando-se um duplo golpe tóxico.


Mas a procrastinação é muito mais profunda que apenas adiar uma tarefa da qual não gosta (ex.: lavar a louça). A maioria das pessoas adia coisas que irão afetar o resto dos seus dias, semanas, meses e vida. Aqui vão algumas coisas que as pessoas tendem a adiar e que acabam causando muito stress e ansiedade:

-Fazer compras para abastecer a casa; ocorre quando você acha que tem shampoo suficiente ou café e quando acaba fica irritado por não poder tomar um bom banho ou seu café da manhã, além de ficar frustrado consigo mesmo por não ter se preparado antecipadamente;

-Comprar bujão de gás;

-Agendar / fazer pagamentos;


-Ir ao banheiro (parece loucura, mas ocorre o tempo todo).

Solução: Infelizmente não vendem-se pulseiras contra procrastinação no mercado, mas você pode ter uma agenda organizada de todos os seus afazeres, é importante tirar toda preocupação da sua mente e escrever tudo em um papel que fique visível.

É importante remover toda carga negativa das coisas que você precisa fazer. Se limpar a casa para você parece uma tarefa chata, mude a forma de fazer as coisas. Você pode gravar as musicas que mais gosta e ouvi-las enquanto limpa a casa. O importante é que quando estiver fazendo algo, concentre-se só naquilo. Estar totalmente presente agiliza qualquer tarefa e a torna muito mais fácil.

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2. Bagunça: Uma casa bagunçada é reflexo de uma mente bagunçada. Você pode achar que estar rodeado de papéis, objetos, badulaques faz parte do seu jeito, mas isso pode estar causando profundo stress, deixando-o de pavio curto ao longo do dia e prevenindo você de alcançar seu real potencial em termos de foco e criatividade. Além do que a bagunça pode facilitar a perda de algum item importante numa hora de necessidade.

Solução: Se você se encontra no meio da bagunça diariamente, é provável que ainda não tenha desenvolvido um bom sistema organizacional. Passe alguns dias obsevando seus hábitos: onde joga as chaves quando chega em casa, onde coloca sua correspondência, onde tira suas roupas e deixa seus sapatos. Depois de observar sua rotina poderá criar espaços adequados com caixas, penduradores, estantes e prateleiras que vão servir para deixar tudo mais organizado, bonito e assim reduzir drasticamente as chances de perder algo importante evitando ansiedade e stress desnecessários. Obs.: Não guarde nada que você nunca irá ler ou utilizar.

3. Amigos que reclamam demais: Quando você estiver com um amigo que reclama ou fala excessivamente negativamente sobre os outros com freqüência, pode fazer você sentir que precisa para compensar isso sendo extra positivo, para convencê-los do contrário. Além disso, impede que você seja capaz de sentir muitas das emoções que você pode estar sentindo. É uma responsabilidade estressante que você é forçado a assumir. E uma vez que esta “compensação de positividade” geralmente acontece naturalmente, pode deixá-lo estressado, ansioso e sem saber onde suas ansiedades estão enraizadas.

Solução: A primeira coisa é aceitar que este amigo é tóxico, mesmo que goste muito dele/a. Muitas pessoas custam a aceitar isso com medo de que a relação possa terminar, mas isso não é necessário. Aceitar esta realidade apenas permite a você mudar sua postura mental, para que possa lidar melhor com pessoas dessa natureza.


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4. Chegar atrasado: Ocorre com muitas pessoas e o pior é que normalmente os atrasos já começam pela manhã, definindo o tom de angústia e ansiedade para o resto do dia.

Além disso, atraso provoca emoções de decepção e estresse que são dirigidas para dentro. Ele afeta tudo, desde como as pessoas percebem você e como você se percebe. Especialistas também dizem que atraso crônico não está necessariamente associado a má administração do tempo, como muitos acreditam. É muitas vezes uma característica ou atitude que deveria ser explorada mais de perto.

Solução: Não cheque e-mails ou mensagens antes de sair, isto sempre leva mais tempo do que você pensa. Adicione sempre uns 15 minutos a mais para as tarefas. Se pensa que levará 30 minutos para chegar a algum lugar, adicione mais 15. Não assuma mais tarefas do que é capaz, caso contrário ficará frustrado quando não conseguir terminar tudo. Sempre cheque sua agenda antes. Planeje tudo com antecedência, separe tudo aquilo que precisa para o dia seguinte e assim poderá ficar mais tranquilo e seguro.


5. O que você está vestindo: Pode parecer bobagem mas isto pode realmente causar muito estresse. Seguem alguns erros mais comuns:

-Não se vestir de acordo com o clima ou apenas se vestir para o clima: é quente, então naturalmente você pode usar calça e um top de manga curta. Mas, depois, em um restaurante ou escritório, você está congelando e é incapaz de se concentrar.
-Vestir roupas que são muito apertadas: Claro que você pode precisar perder alguns quilos, mas você realmente precisa desse lembrete estressante e auto-depreciativo cada vez que você senta?
-Usar sapatos que machucam os pés: Eu diria que isto é para nosso público feminino só, mas eu sei melhor.


Solução: Isto pode soar terrivelmente elementar, mas a solução é simplesmente se planejar com antecedência. Pense no seu dia, onde você estará e o que você pode estar fazendo. Eis algumas coisas que ajudam:

-Vista-se em camadas ou traga camadas adicionais caso precisar.
-Leve band-aids com você (no caso de seus sapatos apertarem).
-Se o dia é importante NÃO vista branco.


Fonte de pesquisa: wake up-world

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