“só existem dois dias em que nada pode ser feito. Um deles é o ontem, o outro amanhã.” – fique no presente!

4min. de leitura

Fique no presente!

Há fases em que, em alguns aspectos da vida, as coisas não vão muito bem. Às vezes no trabalho, na família, algo com nossa saúde, dificuldades com nossas finanças, etc.



Como a vida não para por causa de nossos problemas, temos que seguir com ela.

Vivemos muitos momentos distintos num só dia, exercendo diferentes papéis, em diferentes situações e contextos.

Quando estamos abrigando em nós alguma preocupação, é normal que fiquemos muito tempo focados naquilo que nos incomoda.

Por exemplo, se estamos vivendo uma ameaça de demissão e se isso nos incomoda de forma considerável, não fará diferença se estivermos em uma festa de casamento, por mais que tentemos nos distrair, nossa mente será atraída como imã dirigindo se para a preocupação.


Se estivermos em uma reunião de trabalho que exige total atenção, mas deixamos em casa um filho pequeno com febre, ainda que saibamos que está bem cuidado, nossa concentração ficará prejudicada, nossos pensamentos escaparão, fugindo para onde está a nossa criança.

Você está se divertindo com amigos, porém, por diversas vezes, seu pensamento divaga para suas contas que se acumulam e por alguma razão você não tenha a menor condição de salda la.

O que pergunto é: ao que leva nossos sofrimentos sobre as questões que não podemos resolver nem dar atenção naquele momento, sendo que nesses mesmos momentos há outros focos exigindo nossa atenção?


Essa postura apenas aumenta nossos problemas, pois além dos que já existiam a falta de concentração no momento presente poderá trazer novas dificuldades.

É bem verdade que não viemos ao mundo com um botão de liga e desliga, que mude de canal ou estação, assim sendo, é muito difícil ficarmos alheios ao que nos preocupa..

Contudo, é necessário e fundamental que consigamos, para nosso próprio bem, distanciarmos daquilo que nos aflige, determinar uma trégua para quando estivermos novamente frente a frente com a dificuldade.

É um comportamento difícil de adotarmos, exige muito exercício, porém, com a prática constante, provavelmente será possível conseguir separar ao máximo os diferentes momentos, deixando cada qual a seu tempo, para quando for o seu momento, o seu momento presente.

Viajar para o passado, para o futuro ou para outro lugar nos afasta do momento presente e, sem dúvida, contribui significativamente para o aumento da ansiedade e do estresse, que nenhuma utilidade terá na solução daquilo que nos tira a paz

Fique no presente! Não se deixe levar para o passado ou para o futuro. O passado passou e o futuro não chegou.

Tudo tem seu tempo. Tudo se dá no momento presente.

Economize energia vivendo no agora, para estar fortalecido quando chegar o momento de enfrentar suas dificuldades.

“Só existem dois dias no ano em que nada pode ser feito. Um deles se chama ontem, o outro se chama amanhã, portanto hoje é o dia certo para amar, acreditar, fazer e, principalmente, viver”. Dalai Lama

Baixe o aplicativo do site O Segredo e acompanhe tudo de pertinho. Android ou IOS.

* Matéria atualizada em 29/10/2017 às 3:34






Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.